Juazeiro: Programa Saúde na Escola realiza ações de busca ativa do tracoma

Publicidade

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através do Programa Saúde na Escola (PSE), parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação, iniciou neste mês de outubro as ações de busca ativa de casos suspeitos do tracoma em todas as escolas municipais com alunos de 5 a 10 anos.

O tracoma é uma doença bacteriana que atinge os olhos, podendo causar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, entre outros sintomas. Se não for tratada corretamente, pode comprometer a visão ou até mesmo levar à cegueira.

As equipes de Estratégia Saúde da Família passaram por capacitação sobre como realizar o exame de detecção de casos suspeitos e, junto aos profissionais do Núcleo de Controle de Endemias, estão realizando as ações com os estudantes.

“As ações de tracoma serão realizadas até o final deste ano. Nós vamos trabalhar com em torno de 70 escolas, o que abrange em média 13mil estudantes. De novembro a dezembro o foco será crianças de até 3 anos”, explica a coordenadora do PSE da Secretaria da Saúde, Amanda Cordeiro, que ressalta ainda que as ações só são realizadas mediante autorização dos pais ou responsáveis pelas crianças.

Quando é identificado um caso suspeito, o nome e endereço do estudante são enviados para a Unidade Básica de Saúde (UBS), para que o médico, enfermeiro e agente de saúde realizem visita domiciliar dos casos positivos e repassem todo o tratamento para a criança e seus familiares. Nas ações do ano anterior foram identificados em torno de 23 casos confirmados e todos foram tratados.

Publicidade

Leia também