Crato inicia Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicidade

Com a hastag #quebreosilencio, jovens do NUCA deram início a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), deu início, na manhã de ontem, segunda-feira, 13, em frente ao Paço Municipal, a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Iniciando a solenidade, a representante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do Crato, Ana Carolina Brandão, leu a carta aberta a Prefeitura Municipal enaltecendo as questões relacionadas a violência contra crianças e adolescentes, destacou o apoio que precisam, a exemplo de incentivo a conscientização e informações educativas para que todos possam se proteger. “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”, disse a jovem, citando Paulo Freire. “A informação e educação são os pontos chaves para a efetividade da proteção”, concluiu Ana Carolina.

Participando do evento, as escolas 18 de Maio, Maria Pia, Círculo Operário, Projeto Menino Jesus, Liceu Diocesano de Artes e Ofícios e Álvaro Madeira.

Dando continuidade ao lançamento, a gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, citou o caso Araceli*, relatou acerca da importância dessa campanha e do cuidado e atenção que o município disponibiliza para com suas crianças e jovens. “Precisamos sim estarmos atentos ao que muitas vezes não ouvimos, é preciso atenção, percepção e sensibilidade para atuar de forma efetiva na proteção dos nossos jovens”, destacou.

A vereadora Ticiana Cândido, representando o Legislativo cratense, deixou claro o apoio dos vereadores, bem como do compromisso dos parlamentares “É de suma importância a atenção que devemos dar para nossas crianças e jovens e protegê-los sempre”, disse.

“Precisamos refletir sobre estarmos cada vez mais atentos, não temer a verdade, denunciar e procurar ajuda, vamos juntos buscar soluções para acabar com a violência contra crianças e jovens que ainda assombra nossas famílias. São muitas mãos unidas trabalhando na construção de um município cada vez melhor”, ressaltou o Chefe do Executivo, Zé Ailton Brasil, que após sua fala entregou a carta dos jovens do NUCA nas mãos da Secretária Municipal de Educação, Germana Brito.

Também presentes no momento, vice-prefeito e secretário de saúde, André Barreto; o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano; os vereadores Tota Lobo, Pedro Alagoano, Bebeto Anastácio, Tico da Serrinha, Dr. Mauricinho, Fernando Brasil, Thiago Esmeraldo, Antônio de Mano, Neguim Madeireiro, Vicência Leandro, Amadeu de Freitas e Lunga, além dos secretários municipais, servidores e do vereador licenciado, Guri.

Após a abertura da Campanha no Paço Municipal, membros do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), realizaram um adesivação nas proximidades da prefeitura junto aos motoristas de transportes alternativos.

A ação foi vista com bons olhos pela funcionária pública aposentada Maria de Fátima Macêdo. Ela defendeu que projetos como esses possam acontecer constantemente pois, “As crianças estão sendo ameaçadas tanto em casa como nas ruas. A sociedade e o poder público têm que se reunir pra que isso não aconteça”, reforçou.

*Araceli Cabrera Sánchez Crespo foi uma criança brasileira assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente 6 dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de violência e abuso sexual.

A Semana segue com a seguinte programação:

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA MUNICIPAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

SEMANA: 13 a 18 de Maio de 2019

DATA: 13/05/19

➢ Lançamento da Campanha
Local: Paço da Prefeitura Municipal do Crato

Horário: 8h30

➢ Adesivaço
Local: próximo a Prefeitura Municipal

Horário: 10h

Público-alvo: motoristas dos transportes alternativos e taxistas.

DATA: 14/05/2019

➢ Palestra com os pais dos(as) alunos(as) da Escola 18 de Maio com a participação do Defensor Público Dr. Anderson Santana Seabra
Local: Escola 18 de Maio

Horário: 8h

➢ Blitz Educativa
Local: Semáforo da Praça da Sé

Horário: 8h30

➢ Ação Educativa: fixação de cartazes
Local: restaurantes e bares (próximos a Prefeitura Municipal, Ladeira do Joquinha, Mercado Central, etc)

Horário: 10h

DATA: 15/05/2019

➢ I Encontro Intersetorial: Interface entre a Assistência Social e Educação – A Perspectiva de uma Atuação em Rede
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação

Horário: 8h30

Público-alvo: representantes das Comissões de Notificação e Prevenção de Maus-tratos contra Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Educação.

DATA: 16/05/2019

➢ I Encontro Intersetorial: Violação e Garantia de Direitos – Assistência Social e Saúde
Local: OAB – Crato

Horário: 14h

Público-alvo: profissionais (Enfermeiros/as) das Estratégias Saúde da Família

DATA: 17/05/2019

➢ Roda de Conversa
Local: EEIEF Prof. José do Vale Arrais Feitosa

Horário: 15h

Público-alvo: alunos (as) da Escola José do Vale

➢ Panfletagem (responsável – CRAS Seminário)
Local: Encosta do Seminário

Horário: 17h30

Público-alvo: comunidade

DATA: 18/05/2019

➢ Ação Educativa (responsáveis- CREAS e CRAS Ponta da Serra)
Local: Em frente à Escola José Bizerra de Britto

Horário: 8h30

Público-alvo: comunidade

OBS: Durante a Semana serão realizadas ações através dos CRAS com os usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e a comunidade em geral.

Publicidade

Leia também