Recife comemora o Dia do Frevo com programação gratuita

Escola de Frevo Maestro Fernando Borges fica no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife — Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

Publicidade

Uma programação gratuita celebra, na sexta-feira (8) e no sábado (9), o Dia do Frevo em Pernambuco, comemorado em 9 de fevereiro. A Escola de Frevo do Recife, na Zona Norte da cidade, e o Paço do Frevo, no Centro da capital, são alguns dos locais que oferecem atividades especiais.

A comemoração começa na manhã da sexta (8), quando a Escola de Frevo Maestro Fernando Borges, no bairro da Encruzilhada, oferece uma programação para o público de todas as idades. Das 9h às 10h, a escola promove vivências de frevo para crianças; das 10h30 às 12h, é a vez dos adolescentes e adultos caírem no passo.

A partir das 16h, a Escola realiza uma roda de conversa e dança com os cantores Nena Queiroga, Ed Carlos e Gustavo Travassos. A programação conta ainda com orquestra de frevo e a distribuição de sombrinhas. A instituição fica na Rua Castro Alves, nº 440, no bairro da Encruzilhada, e disponibiliza o telefone (81) 3355-3102 para solucionar dúvidas.

É também com atrações gratuitas que o Paço do Frevo celebra o Dia do Frevo e o aniversário de 5 anos do museu. A programação começa às 10h da sexta (8), no 3º andar do espaço, com apresentações dos Brincantes das Ladeiras e de Luna Vitrolina. Às 12h, tem início A Hora do Frevo, uma apresentação no térreo do local com Luizinho Calixto e Cláudio Rabeca.

No Paço, a programação em celebração ao Dia do Frevo e ao aniversário do museu começou no domingo (3), com o primeiro Arrastão do Frevo de 2019. Em cinco anos de funcionamento, o museu recebeu mais de 450 atrações culturais e cerca de 520 mil visitantes.

Paço do Frevo comemora Dia do Frevo e aniversário de 5 anos do museu com atrações gratuitas — Foto: Bruno Campos/Divulgação

Paço do Frevo comemora Dia do Frevo e aniversário de 5 anos do museu com atrações gratuitas — Foto: Bruno Campos/Divulgação

Mais programação gratuita

No sábado (9), o Dia do Frevo é comemorado com mais atrações gratuitas. Na Zona Norte, o projeto Olha!Recife promove, às 14h, um passeio com guia turístico por sedes de agremiações carnavalescas.

Entre outras, estão no percurso a da Gigantes do Samba, da Troça Abanadores do Arruda e do Maracatu Encanto da Alegria. As inscrições podem ser feitas a partir das 8h da sexta-feira (8) na internet.

Na Zona Sul, o Caminhão da Malhação, iniciativa da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, coloca os participantes para dançar ao som do frevo no Segundo Jardim de Boa Viagem, a partir das 7h. No Centro da cidade, a Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, recebe orquestra de frevo e passistas a partir das 15h.

No Paço do Frevo, a festa também é gratuita. A programação começa às 15h20, no 3º andar do museu, com apresentações de professores e alunos que atuam nas atividades do Canto Coral, Frevo Improviso e Vivência. A partir das 16h30, a animação fica por conta da Transversal Frevo Orquestra, de César Michiles.

 
 Fonte: G1

Publicidade

Leia também