Queima da Lapinha encerra ciclo natalino com apresentações de pastoris no Recife

Queima da lapinha é uma manifestação religiosa oriunda do século 19, trazida ao Brasil pelos padres jesuítas — Foto: Inaldo Lins / Prefeitura do Recife

Publicidade

Encerrando os festejos natalinos e abrindo as portas para o carnaval, a Queima da Lapinha acontece a partir das 17h do domingo (6), no Pátio do Carmo, no Centro do Recife. O evento, que conta com a apresentação de 11 pastoris, termina no Pátio de São Pedro, também no Centro.

Durante a manifestação cultural, a Lapinha, símbolo da manjedoura onde nasceu o menino Jesus, é conduzida pelos pastoris do Pátio do Carmo até o Pátio de São Pedro, onde acontece a queima propriamente dita das folhas, palhas e outros materiais.

No ritual, originado no século 19, o público pode escrever pedidos e jogá-los nas chamas, para que eles sejam atendidos ao longo do ano.

O cortejo tem concentração marcada para as 17h, com a presença dos pastoris Lindas Ciganas, Estrela Brilhante, Estrela Guia do Cabo, Estrela do Mar, Giselly Andrade, Pastoril Infantil da UR-3, Luz do Amanhecer, Sonho de um Adolescente, Tia Marisa, Tia Nininha 3ª Idade e Viver a Vida 3ª Idade. Depois da queima da Lapinha, o frevo anuncia os preparativos para os dias de Momo.

 
 Fonte: G1

 

Publicidade

Leia também