O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu uma liminar na noite de segunda-feira (28) que impede, neste momento, as candidaturas de Roberto Cláudio (União), candidato a vice-governador na chapa de Ciro Gomes (PSDB), e de Capitão Wagner (União), candidato ao Senado. A decisão também alcança os suplentes Prisco Bezerra e Lúcio Gomes.
A medida determina o bloqueio de recursos partidários e da veiculação de propaganda eleitoral em rádio e televisão relacionada às candidaturas atingidas. A decisão tem caráter provisório e permanece válida até o julgamento do recurso especial apresentado no processo.
Segundo a decisão, o ministro solicitou que o recurso seja analisado com prioridade, considerando a proximidade do fim da propaganda eleitoral e do primeiro turno das eleições. O caso ainda pode ser objeto de recurso no próprio TSE.
A disputa está relacionada a uma divergência dentro da Federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas. Durante o período de convenções partidárias, a direção da federação decidiu apoiar a candidatura de Ciro Gomes ao Governo do Ceará, enquanto as legendas, individualmente, haviam manifestado orientação de apoio à chapa do governador Elmano de Freitas (PT).
Capitão Wagner, que preside a Federação União Progressista no Ceará, e Roberto Cláudio, presidente do União Brasil em Fortaleza, convocaram uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (29), às 10h. O encontro deve tratar da decisão do TSE e dos próximos passos do grupo diante da liminar.







