Padre Cícero e Juazeiro do Norte serão destaque em desfile de Escola de Samba no Carnaval Carioca

Publicidade

O nome do Padre Cícero é citado no samba-enredo “A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu”, da Escola de Samba União da Ilha, que desfilará no Carnaval Carioca neste ano de 2019.

O Samba-enredo, assinado pelo Carnavalesco Severo Luzardo, em seu mote inicial, faz uma homenagem aos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz e faz um apanhado da cultura popular do Ceará, lendas e mitos.

De acordo com o Secretário de Turismo de Juazeiro do Norte, Junior Feitosa, a Escola União da Ilha levará para o desfile a ala da bateria com 300 sambistas vestidos de Padre Cícero, além de outra ala com 150 figurinistas fantasiados de romeiros. Ele destaca que essa é mais uma oportunidade muito importante para divulgar Juazeiro do Norte no cenário nacional como um destino turístico. “Juazeiro do Norte está sendo contemplado e isso não tem preço porque sabemos da visibilidade de um evento como o Carnaval Carioca que é transmitido em rede nacional”.

O Secretário Junior Feitosa comenta ainda que esse destaque é fruto de um intenso trabalho de articulação realizado pela  Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, resultado da participação constante em fóruns, seminários e feiras de negócios (nacionais e internacionais) voltados para o segmento. “Essa é a importância de nossas parcerias e da nossa participação em grandes eventos ligados ao Turismo. Nós estamos buscando espaço junto as demais cidades turísticas do Ceará”, disse o Secretário. Ele ressalta ainda que essas ações tem colocado a cidade de Juazeiro do Norte e a Região do Cariri no roteiro turístico cearense ao lados das cidades litorâneas do Estado como Jericoacara, Aracati, Canoa Quebrada e outras.

O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador (frequentemente referida apenas como União da Ilha) vai desfilar neste carnaval de 2019 no Grupo Especial das Escolas de Samba e o desfile, como de costume, será transmitido pela TV em rede nacional.

O escritor José de Alencar é cearense e tem, entre suas obras, os romances “O Guarani”, “Lucíola”, “Iracema” e “Senhora”. Já Rachel de Queiroz é autora dos romances “O Quinze”, “Memorial de Maria Moura” e “As Três Marias”. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.
O Clipe com o samba-enredo está disponível na internet através do link:

Publicidade

Leia também