Quaest: Lula abre 8 pontos sobre Flávio Bolsonaro em eventual 2º turno

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (15) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou a vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL) em uma eventual disputa de segundo turno das eleições presidenciais de 2026.

Segundo o levantamento, Lula aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro soma 37%, uma diferença de oito pontos percentuais. Brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar representam 14%, enquanto 4% ainda estão indecisos.

Em comparação com o levantamento anterior, divulgado em junho, Lula oscilou de 44% para 45%, enquanto Flávio passou de 38% para 37%. Em maio, os dois apareciam tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

A pesquisa também simulou outros cenários de segundo turno. Contra o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), Lula venceria por 45% a 36%. Em uma disputa contra o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o petista aparece com 45%, contra 35%. Já diante de Renan Santos (Missão), Lula registra 45%, enquanto o adversário soma 33%.

No cenário de primeiro turno, Lula lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro, com 28%. Ronaldo Caiado aparece com 4%, Renan Santos tem 3% e Romeu Zema registra 2%.

O levantamento também aponta uma melhora na avaliação do governo federal. Pela primeira vez desde dezembro de 2024, a aprovação da gestão Lula supera numericamente a desaprovação: 48% aprovam o governo, enquanto 47% desaprovam. A avaliação do presidente também apresentou equilíbrio, com 36% classificando a administração como positiva e o mesmo percentual considerando-a negativa.

De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, a pesquisa também captou os efeitos de acontecimentos recentes no cenário político, como a repercussão da disputa pública entre Flávio Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a operação da Polícia Federal envolvendo o senador Jaques Wagner (PT).

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores entre os dias 10 e 13 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07181/2026.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação para Humanos