Inaugurada, em Crato, Unidade Básica de Saúde do Bairro Palmeiral

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou a população cratense a 41° Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinila Calderaro Munguba Macêdo, localizada na rua Marta Regina Pereira s/n, no bairro Palmeiral. O evento aconteceu nesta segunda-feira,14, com a participação de secretários e vereadores.

Para o Secretário de Saúde e vice-prefeito, André Barreto, a UBS do Palmeiral é um sonho antigo da população, que esperava por uma unidade própria. “A comunidade do bairro agora não precisará recorrer as UBSs dos bairros Vila Alta e São Miguel. O equipamento irá fortalecer a atenção a saúde não só do bairro, mas do município como um todo”, destaca. André também ressalta que com essa unidade serão agora 41 Estratégias de Saúde da Família (ESF) na cidade do Crato, visando cuidar cada vez melhor da saúde da população.

O bairro Palmeiral agora contará com serviços de atenção básica, pediatria, ginecologia, odontologia, encaminhamentos de exames e consultas especializadas, bem como serão feitos cadastros para o programa Crato Cuidando de Você. Ainda de acordo com o secretário, 4 mil pessoas serão atendidos pela UBS.

Uma das premissas do governo do prefeito Zé Ailton Brasil é fortalecer e expandir os serviços em saúde primando pela qualidade e humanização. Durante a orden de serviço o prefeito Ze Ailton Brasil anunciou a pavimentação de uma das ruas que dão acesso a Unidade Básica de Saúde.

Homenagem

A professora Marinila Calderaro Munguba Macêdo, conhecida como Dra. Marinila, nasceu em Recife, em 1954. Faleceu em 2014. Destacou-se pelo seu eficiente trabalho como gestora de saúde pública na cidade do Crato ao assumir a Secretaria Municipal de Saúde por duas vezes. Foi Diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Cariri (URCA). Coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutora em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Ceará – UFC/ Universidade Estadual do Ceará-UECE, Universidade de Fortaleza/UNIFOR, em Associação Ampla. Estudou sobre a violência na infância e adolescência em Fortaleza. Como trabalho voluntário, desenvolveu atividades de prevenção e tratamento da violência contra crianças e adolescentes.

“É só mato, lixo e lama” reclama moradores das Ruas em Juazeiro do Norte-CE

Por Agência News Cariri

Em estado de abandono a Rua José Inácio Gomes que liga a Vila Real ao bairro Triângulo e Avenida Padre Cícero em Juazeiro do Norte-CE está tomada por lama, lixo e mato. Os moradores reclamam da situação e pedem ajuda.

“Tem alguns dias que a gente não consegue passar se estiver a pé. sempre fica cheio de lama quando chove e passar ai de carro ou moto é perigoso, porque fica deslizando”, relata o morador Alberto José.

 De acordo com os moradores, a situação é complicada já que na Prefeitura consta que a rua é asfaltada, porém a mesma está abandonada. “Essa rua é boa já que a gente tem acesso a Avenida Padre Cícero de forma prática, mas dessa forma não dá certo, precisamos urgente de uma solução”, finalizou o morador  Mateus Alves.

Já a Rua Sebastiana Monteiro de Santana na Vila Real/ Frei Damião, também vem sendo alvo de reclamações.   De acordo com os que residem no local, a situação só piora com excesso de lixo nas calçadas, esgoto a céu aberto e até mesmo matos tomando conta da frente das casas. 

“A gente já solicitou a capinação  e retirada de lixo daqui várias vezes, mas não adianta, eles  não nos atendem”, disse um estudante da localidade se referindo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos. 

Aeroporto de Juazeiro do Norte bate recorde de passageiros em 2018

O Aeroporto de Juazeiro do Norte/Orlando Bezerra de Menezes (CE) encerrou 2018 com crescimento histórico na movimentação de passageiros. Foram 563.548 embarques e desembarques ante 542.280 no ano de 2017, representando alta de 3,92%. 

Nos últimos cinco anos, o aeroporto vem apresentando um crescimento constante. Em 2013, o terminal recebeu 387.990 passageiros, enquanto que no ano seguindo o número subiu para 415.836. Em 2015 foram cerca de 444.388 viajantes e em 2016 foram registrados 534.712 embarques e desembarques. 

Na alta estação de 2018, o aeroporto chegou a registrar até dezoito operações de pousos e decolagens comerciais regulares por dia, nove voos diários operados por três empresas aéreas (Avianca, Azul e Gol). Os destinos dos voos que partem de Juazeiro do Norte foram: Recife (PE), Campinas e Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

Para o superintendente do aeroporto, Usiel Paulo Vieira, o resultado positivo é reflexo das ações coordenadas entre a Infraero, governo do Ceará e companhias aéreas. “A assinatura das Cartas de Acordos Operacionais entre a Infraero e as empresas áreas Gol e Avianca foi determinante para a continuidade do crescimento na movimentação de passageiros no aeroporto. O acordo possibilitou a substituição das aeronaves Boeing 737-700 e Airbus A319 pelo Boeing 737-800 e o Airbus A320, por possuírem maior oferta de assentos”, afirmou.

 O superintendente destaca ainda as obras de reforço e requalificação do pátio de manobras, realizadas no ano passado, com investimentos de R$ 2,9 milhões. “As obras aumentaram a resistência do pátio, a sua capacidade de estacionamento para aeronaves e consequentemente temos o recorde na movimentação de passageiros”, acrescentou.

O aeroporto está localizado na Região Metropolitana do Cariri, no município de Juazeiro do Norte, Centro Sul do estado do Ceará, que atende não somente os municípios da Região do Cariri, mas também diversas cidades do Noroeste de Pernambuco, Alto Sertão da Paraíba e Sudoeste do Piauí.

Chove na região do cariri e Crato-CE registra segunda maior precipitação

E mais chuvas molharam as terras da Região do Cariri nas últimas horas. De acordo com a FUNCEME, o posto de Poco do Pau em Brejo Santo-CE chegou a 36.0 mm.  Já a localidade de Lameiro em Crato-CE foi o local que registrou a 2º maior precipitação em toda a região, com 23.0 mm.

Em vários outros municípios houve registros de chuva, mas no que se refere ao perímetro Crajubar, a cidade de  Barbalha-CE chegou a 18. 4 mm e Juazeiro do Norte  a 10. 0 mm. No centro de Crato, o registro foi de 12.0 mm.

 Veja lista abaixo:

Poco Do PauBrejo Santo36.0
LameiroCrato23.0
JatiJati19.0
Sitio MacapaJati19.0
BarbalhaBarbalha18.4
Sitio BonsucessoJardim18.0
JamacaruMissão Velha17.4
CanaunaIpaumirim17.0
BaixioBaixio17.0
CuncasBarro15.8
IpaumirimIpaumirim15.0
CariusCariús15.0
CratoCrato12.2
JucasJucás12.0
Brejo SantoBrejo Santo11.0
Juazeiro Do NorteJuazeiro Do Norte10.0
Varzea Da ConceicaoCedro10.0
AuroraAurora9.0
PorteirasPorteiras8.0
CajazerinhaUmari8.0
Serra BravaMilagres7.0
Santo AntônioIpaumirim3.6
Sitio CantoUmari3.0
Sitio SacoMilagres3.0
UmariUmari2.6
Sitio TipiAurora2.4
MilagresMilagres2.4
Sao SebastiaoCariús2.2
MauritiMauriti0.0
Farias BritoFarias Brito0.0

Fonte: FUNCEME

Governador sanciona leis de combate ao crime organizado

O governador Camilo Santana sancionou na manhã deste domingo (13), no Palácio da Abolição, as novas leis de enfrentamento à violência e ao crime organizado, aprovadas ontem em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa. O pacote de medidas já foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) e passa a valer de imediato.

“Essas importantes medidas reforçarão o sistema de segurança para garantir a proteção da nossa população e do patrimônio, na capital e no interior do estado. Reitero meu agradecimento aos nossos deputados e deputadas pelo apoio imediato. O Ceará está forte e unido contra o crime organizado”, citou o governador Camilo Santana.

As leis que passam a valer de imediato no Ceará são:

.Convocação de policiais militares e bombeiros militares que estão na reserva para que ajudem a reforçar a nossa tropa que está em operação;

.Aumento da quantidade de horas extras (de 48h para 84h mensais) que podem ser pagas a todos os policiais, civis e militares, além dos bombeiros e agentes penitenciários, de forma com que haja aumento da força de trabalho;

.Criação da Lei da Recompensa, que prevê o pagamento em dinheiro, pelo Estado, para informações que sejam prestadas pela população à Polícia e que resultem na prevenção de atos criminosos e prisão de bandidos envolvidos nas ações;

.Criação do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social, para estruturar melhor a SSPDS;

.Criação do Banco de informações sobre veículos desmontados;

.Regras de Restrição ao uso do entorno dos presídios do Estado para prevenir fugas e garantir mais segurança;

.Autorização de Convênios e Parceria com outros Entes (União e Estados) na cessão de policiais ao Estado do Ceará.

Prisões

Em resposta aos atos violentos, o Estado vem agindo no sentido de reforçar a presença de policiamento nas ruas e, em conjunto com o Governo Federal, buscou desarticular as organizações criminosas e dar a segurança necessária para o retorno à situação de normalidade. Os esforços já resultaram na captura de 347 pessoas, além da apreensão de explosivos e armas, com trabalho ostensivo e de inteligência. Na tarde de ontem foram apreendidas 5 toneladas de explosivos em um depósito clandestino.

Sessão extraordinária

A sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, realizada neste sábado (12), atendeu pedido do governador Camilo Santana. Do início da tramitação até a aprovação final em plenário, foram geradas mais de sete horas de trabalho legislativo. Dos 46 deputados, 36 compareceram à sessão, que começou por volta das 14 horas, com a votação da própria convocação de sessão extraordinária. Após a leitura das nove mensagens do Executivo e a votação para tramitarem em regime de urgência, seguiram para as comissões temáticas, até retornarem à votação em plenário.

Fonte:  Governo do Estado do Ceará 

II Festival Cine Cariri exibirá mais de 150 filmes no Cariri Garden Shopping

Programação que começa no dia 19 de janeiro, contará quatro Mostras e 10 categorias. Todas as sessões têm entrada franca.

A II edição do Festival Cine Cariri vai apresentar uma seleção de 151 filmes escolhidos entre 562 inscritos, e este ano conta com uma nova modalidade: a Mostra da Gota Serena – que são vídeos produzidos por celulares, câmeras digitais compactas, tablets ou smartphones.

O Cine Cariri que acontece de 19 a 26 de Janeiro ocorrerá simultaneamente nas cidades de Nova Olinda (no teatro Casa Grande), Crato (no colégio Violeta Arraes) e Juazeiro do Norte ( no Cariri Garden Shopping). No Shopping os filmes serão exibidos próximo a Praça de Alimentação, no espaço ao lado no Mini Kalzone, com capacidade para até 100 pessoas. Os visitantes terão também a possibilidade de aproveitar no aconchego do carro, como é comum nos Estados Unidos, no Drive In que ficará no estacionamento do Cariri Garden.

Os amantes da sétima arte e fotografia, terão oportunidade de interagir com artistas e palestrantes durante os debates e aprender um pouco mais nas oficinas. Serão três oficinas: Fotografia Digital, com os professores Eduardo Matos e Geovany Brasil; Cinema Simultâneo produzindo um curta – metragem em 48h, com o professor Eduardo Matos e os alunos de Audiovisual da escola Violeta Arraes; Direção de Cinema, com o professor Lucas Paz, formado em Cinema Digital em  Hollywood.

A estréia do festival será com o filme “O Barco” de Petrus Cariry. O longa venceu quatro prêmios no 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema: melhor fotografia, melhor trilha sonora original, melhor som e o prêmio Olhar Universitário. O longa também foi selecionado para a 42º Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e recentemente conquistou o prêmio melhor fotografia no Festival Islantilla Cinefórum, na Espanha.

O filme conta a história de uma mulher de uma comunidade de pescadores do Ceará. Ela tem 26 filhos, o nome de cada filho corresponde a uma letra do alfabeto. Ela consegue decifrar o futuro a partir deles e prevê a chegada de um misterioso barco e de uma mulher pelas águas. O destino dessa comunidade será alterado por esses acontecimentos.

Quer saber tudo que vai acontecer no II Cine Cariri? Continua nos acompanhando, em breve vamos divulgar a programação completa. Tudo de bom acontece aqui!

Produção Legislativa da Câmara do Crato põe município no trilho do desenvolvimento

O Poder Legislativo Cratense, cumpre com seu dever de elaborar projetos de Leis – PL, que regulamente serviços e assegure direitos aos munícipes. Só em 2018, foram aprovados 71 projetos de lei e 36 projetos de resolução. Após a aprovação, a lei deve ser cumprida por todos e impacta diretamente na vida da população. 

Florisval Coriolano (PRTB), presidente da casa, explica que o projeto de Lei inicia a tramitação na câmara, quando o parlamentar observa a necessidade de regulamentar tal assunto em lei, ou propor alguma emenda à Lei Orgânica Municipal, a chamada Constituição Municipal. Iniciado o processo, o documento segue para a Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR), para verificação de constitucionalidade e, por fim, volta para aprovação dos vereadores em sessão ordinária.

Os projetos de Leis podem ser de autoria do executivo municipal que após ampla discussão pode ser aprovada ou não. Florisval Sobreira Coriolano, diz que a Câmara tem mantido seu lugar de independência e tem aprovado projetos que colaborem com o desenvolvimento da cidade.- “ Nós temos aprovado, todos os projetos que venham transformar a cara do Crato, com investimentos em saúde, educação, moradia, geração de renda, colocando o município no trilho do desenvolvimento”, pontou.

Mourão impediu filho de desistir de contratação: ‘Mérito seu e pronto’

A nomeação de Antônio Hamilton Rossell Mourão a assessor da presidência do Banco do Brasil causou polêmica. Funcionário de carreira da estatal há 18 anos, ele atuava há 11 na diretoria de Agronegócios com salário de R$ 12 mil. Com a mudança de posto, o salário triplicou e foi a R$ 36 mil.

O debate girou em torno do fato de “Toninho”, como é chamado pelo pai, ser filho do vice-presidente, Hamilton Mourão, que em entrevista à revista Piauí disse não o ter deixado desistir de assumir o novo posto.

“Obviamente que ele não está acostumado com isso, ficou chateado, pensou em não aceitar, em renunciar, por causa da repercussão. Eu disse pra ele: ‘Não, meu filho, isso aí é mérito seu e acabou, pô’”, explicou, para em seguida responder se Antônio chegou a pensar em recusar a nomeação. “Lógico que sim. Falei pra ele que não, negativo. ‘Isso é uma coisa que é sua, lhe pertence, e acabou.’ Não tem nada demais isso aí.”

Mourão tratou também de dizer que não teve qualquer influência na decisão do presidente do Banco do Brasil, Rubem Noves. “Eu não tenho nada a ver com isso. Em primeiro lugar, o Banco do Brasil é uma sociedade anônima. Segundo lugar, não fui eu quem nomeei. Nepotismo seria se eu tivesse nomeado. Vamos olhar bem o que significa o termo nepotismo. Eu não tenho influência nisso aí, pô.”

 
 Fonte: notícias ao minuto 

Governo diz que Lula quer confundir e enganar ONU com críticas a Moro

 

Em resposta a uma ação movida pelo ex-presidente Lula junto à ONU, na qual acusa Sergio Moro de parcialidade e perseguição política, o governo Bolsonaro enviou um ofício de defesa do ministro à organização em novembro.

Argumenta que, com tais acusações, o petista tenta “confundir e enganar” o órgão, visto que as ações de Moro e da Lava Jato teriam impactado quadros de diferentes partidos, como PSDB, no caso de Aécio Neves, e MDB, de Sérgio Cabral.

Segundo a Folha de S. Paulo, a defesa de Lula, em nome dos advogados Cristiano Zanin, Valeska Teixeira e Geoffrey Robertson, irá contestar a defesa do governo em fevereiro.

 
 Fonte: notícias ao minuto 

Constituição não barra mudanças para posse de armas, ressalta Toffoli

Duas das principais bandeiras de campanha de Jair Bolsonaro, a flexibilização para a posse de armas e o endurecimento para o sistema de progressão de pena não enfrentam resistência por parte da Constituição. O entendimento é do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli.

“Qualquer política pública pode ser formatada, desde que não ofenda cláusula pétrea. Por exemplo: alterar regime de progressão de pena é possível, a Constituição não impede. Alterar a política de armamento da população, a Constituição também não impede”, explicou ao jornal O Globo.

 Fonte: notícias ao minuto