PIS/Pasep: quem tem conta em banco privado terá crédito automático

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Publicidade

Por meio de um acordo entre o Ministério do Planejamento e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), clientes de bancos privados, cotistas do Fundo PIS/Pasep, poderão receber o crédito de forma automática  Atualmente, apenas beneficiários que tenham conta na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco do Brasil (BB) recebem com depósito direto na conta, sem precisar ir ao banco.

A expectativa é que a medida seja assinada já na próxima semana. Por segurança, as instituições devem realizar uma triagem entre os seus correntistas e apenas as contas identificadas, que estiverem com saldo positivo e sendo movimentadas nos últimos seis meses, estarão aptas a receber o depósito automático.

Quem tem direito

Todos os trabalhadores da iniciativa privada ou do serviço público que trabalharam com carteira assinada entre 1971, quando o PIS/Pasep foi criado, até 1988, que ainda não sacaram o total das cotas, têm direito ao benefício. Antes, o saque só podia ser realizado quando o trabalhador completasse 70 anos, se aposentasse, tivesse doença grave ou invalidez ou fosse herdeiro de titular da conta.

Prazo

Até o dia 28 de setembro deste ano, todos os cotistas têm direito a fazerem os seus saques. São 15,6 milhões de pessoas aptas a sacar, com recursos que totalizam R$ 28,4 bilhões. Até que os bancos façam a adesão, cotistas que ainda não sacaram o crédito automático devem procurar uma agência do BB ou da CEF para resgatar o benefício. Clientes que estejam com o cadastro desatualizado junto ao banco também precisa comparecer para regularizar e sacar o crédito. Com informações do Portal Brasil.

Fonte: notícias ao minuto

Publicidade

Leia também