Pivô da crise entre Michelle e Flávio Bolsonaro no Ceará, Priscila Costa deixa disputa ao Senado

A deputada federal Priscila Costa (PL-CE) desistiu de disputar uma vaga ao Senado nas eleições de 2026 e será lançada como pré-candidata à Câmara dos Deputados. A mudança ocorre após a parlamentar perder apoio interno no Partido Liberal para sustentar sua candidatura ao Senado, segundo interlocutores da legenda.

De acordo com informações divulgadas pelo g1 e pela GloboNews, a decisão foi tomada após Priscila ficar sem o respaldo da estrutura partidária no Ceará e sem o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que deixou o comando nacional do PL Mulher. O anúncio oficial da nova candidatura está previsto para esta quarta-feira (22).

Priscila esteve no centro da crise que envolveu Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro durante as discussões sobre a estratégia eleitoral do PL no Ceará. Enquanto Michelle defendia o nome da deputada para disputar o Senado, o grupo liderado pelo deputado federal André Fernandes passou a apoiar a pré-candidatura do deputado estadual Alcides Fernandes, pai de André, para a vaga.

A escolha de Alcides para concorrer ao Senado foi oficializada pelo PL em julho, durante evento com a presença de Flávio Bolsonaro e André Fernandes. Na ocasião, André afirmou que a indicação havia sido definida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Com a consolidação do nome de Alcides e as negociações para composição da chapa estadual, Priscila optou por disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Priscila Costa assumiu o mandato de deputada federal no início deste mês, após a perda do mandato da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), decorrente da recontagem dos votos das eleições de 2022 determinada pela Justiça Eleitoral. Antes disso, a parlamentar foi vereadora de Fortaleza, onde se destacou como uma das principais representantes da ala conservadora e foi a mais votada da capital cearense.