Pernambuco tem cinco casos suspeitos de sarampo, todos em uma mesma família no Recife

(Foto: Cristine Rochol/PMPA)

Publicidade

Pernambuco tem cinco casos suspeitos de sarampo, todos eles em uma mesma família que mora no Recife, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Esse número se refere ao período entre entre 30 de julho e quinta-feira (2). O Brasil acumula mais de mil casos da doença, desde o início deste ano até quarta-feira (1º).

De acordo com a SES, duas notificações foram registradas no dia 30 de julho, no Recife, sendo a primeira de um homem de 27 anos que havia viajado para Manaus, uma das áreas em que o vírus circula. Durante a investigação médica, ele informou que teve contato com um caso suspeito da doença enquanto ficou no Amazonas. No Recife, ele teve contato com a sobrinha de dois anos de idade, que também desenvolveu os sintomas.

Os dois pacientes se submeteram a exames de sangue e as amostras seguem para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, na segunda-feira (6). Outras três pessoas da mesma família também apresentaram sintomas compatíveis com o contágio por sarampo, mas até a divulgação do boletim, ainda não tinham sido submetidas aos exames e, por isso, ainda não tiveram os quadros notificados oficialmente.

Entre os três últimos casos, também acompanhados pela Secretaria de Saúde, estão um adolescente de 13 anos, uma jovem de 19 anos e uma mulher de 42 anos. Ainda segundo a pasta, os municípios do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, onde o homem de 27 anos trabalha, realizam ações de investigação, vigilância e bloqueio para evitar casos da doença.

Os últimos casos de sarampo em Pernambuco haviam sido registrados em 2014, quando houve 27 ocorrências da doença. Em 2013, o número era 86,4% maior, com 199 casos registrados. O ano de 2012 teve uma ocorrência de sarampo “importada” de fora do estado, segundo a SES. Antes desse período, o último registro da doença em Pernambuco ocorreu em 1999, quando houve 240 casos.

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar (Foto: Infografia: Karina Almeida/G1)

Prevenção

A imunização contra o sarampo é feita por meio da vacinação tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. O Ministério lançou a campanha de vacinação deste ano, que começa na segunda-feira (6) e tem o objetivo de imunizar mais de 11 milhões de crianças contra o sarampo e a poliomelite em todo o Brasil.

Crianças entre um ano e cinco anos de idade podem receber as vacinas nos postos de saúde, mesmo se já tiverem tomado o imunizante anteriormente, exceto se a vacinação ocorreu em menos de 30 dias. A tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral, que também protege contra a varicela.

Crianças acima de dois anos e jovens e adultos até os 29 anos não vacinados anteriormente ou que não se lembram precisam tomar duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos, não imunizados ou que não lembram devem tomar uma dose da tríplice. Essas doses são disponibilizadas durante todo o ano nos postos de vacinação dos municípios.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também