Qualidade do ensino foi avaliada na II Conferência do Plano Municipal de Educação em Várzea Alegre

543848C7-90FE-49B7-B0D9-54D4E59F4D47

Publicidade

O Governo de Várzea Alegre realizou nesta segunda-feira, 09, das 09h às 13h, a II Conferência do Plano Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Educação contando com as presenças do prefeito Zé Helder (MDB), de Paulo Danúbio – Secretário de Educação, de Sônia Fortaleza – Primeira-Dama, de Liduina Sousa – Coordenadora do PME e dos vereadores Kleiton do Bar (MDB) e Michael Martins (PT), e ainda de Renato Alcântara – Coordenador da CREDE- 17 e representante da secretaria de Educação de Cedro.

Todos os envolvidos na educação e segmentos da sociedade se fizeram representar na conferência.

O Coordenador Pedagógico de Várzea Alegre, Dagoberto Diniz, disse que os temas da conferência foram os que mais tocam a educação interna, como por exemplo, financiamento da educação, desenvolvido pelo contador Flávio Salviano, educação infantil, tema abordado pela primeira-dama Sônia Fortaleza e Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que teve como palestrante Renato Alcântara.

Após as palestras foram formados os grupos de discussão para formação de propostas que serão levadas para a conferência estadual. Também foram escolhidos os delegados que irão à conferência estadual e depois para a conferência nacional que acontecerá em Brasília.

Renato Alcântara destacou que os indicadores da educação são importantes para avaliar como os fluxos de desenvolvimentos dos alunos são compostos com foco na aprendizagem e rendimentos dos estudantes.

Sônia Fortaleza, que falou sobre os avanços da educação infantil no município, disse que ficou feliz e lembrou que recentemente o Governo de Várzea Alegre inaugurou uma unidade do CEI – Centro de Educação Infantil, no bairro Juremal. “Esse era um sonho do prefeito Zé Helder para agraciar a população, especialmente as nossas crianças”, disse.

A Primeira-Dama evidenciou que atualmente Várzea Alegre tem 1.271 crianças atendidas por 209 professores de educação infantil. Ela considerou esse fato como um grande avanço do Município. Para Sônia Fortaleza, a oferta de creches e agora do CEI do Juremal são o resultado da preocupação de Zé Helder com a inserção da mulher no mercado de trabalho, tendo um lugar adequado para deixar seus filhos pequenos. Ela também fez referência à Brinquedopraça, inaugurada no bairro Varjota recentemente, como importante equipamento para a comunidade porque vai garantir para as crianças um ambiente adequado para elas poderem se socializar, interagir, brincar e desenvolver suas capacidades.

Paulo Danúbio explicou que o momento da II Conferência do Plano Municipal de Educação é significativo para a análise de como se encontra a educação de Várzea Alegre, e acima de tudo, buscar solução para os problemas existentes.

Paulo destacou que os professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação são pessoas de alto nível. “Falar do problema todos nós sabemos, mas o mérito está em buscar a solução”, disse.

O prefeito Zé Helder comentou que a educação é a base da formação do cidadão e que investir, preparar os profissionais e garantir a qualidade do que se ensina nas escolas é priorizar o futuro do povo varzealegrense.

Assessoria de Comunicação

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *