Prefeitura de Mauriti perfura poços artesianos em diversas comunidades do município

Por Agência News Cariri / Ronuery Rodrigues

Com o objetivo de universalizar o acesso a água para todos os munícipes, a prefeitura de Mauriti, através do prefeito Mano Morais (PDT), viabilizou a perfuração de diversos poços artesianos, nas comunidades rurais do município.  As perfurações iniciaram na última semana, a partir do dia 23 de julho, em parceria com a SOHIDRA (Superintendência de Obras Hídricas), do governo do Ceará.

As perfurações atendem a diversas solicitações que o prefeito Mano   Morais (PDT), se comprometeu em atender com o objetivo de levar água de qualidade para centenas de pessoas.  O primeiro poço foi perfurado no sítio Gravatazinho, no distrito de São Miguel. Nesse distrito está localizado o Santuário da Mãe Rainha.

A comunidade recebe mensalmente milhares de fiéis que visitam o santuário religioso; turistas e dezenas de dezenas de famílias da localidade sonhavam com o benefício. O prefeito Mano   Morais acompanhado de   alguns secretários e   vereadores acompanhou a instalação do maquinário e o início da perfuração. “O acesso a água sempre foi e será nosso compromisso, temos feito muitos esforços para conseguir atender as demandas do nosso povo, graças a Deus estamos conseguindo”, destaca.

 

Com as bênçãos de Nzambi Apongo (Deus), casamento no Candomblé é realizado no Cariri

Por Ronuery Rodrigues / Papo Reto

Uma cerimônia cheia de emoção, beleza e espiritualidade afro, marcou mais um casamento no candomblé que se tem notícia no Cariri. Os noivos TATA MUTARUESI E MAMETU NDAMEREUÁ (nomes que Samuel Esmeraldo e Lídia Sousa receberam no batismo da religião), selaram a união em um ritual todo cantando em kimbundo e kikongo (línguas bantas) puxado com cânticos, ao som de atabaques, acompanhado pelas vozes dos filhos-de-santo do terreiro.

Essa é a segunda vez que o ato é realizado na região, visto que muitos casamentos não são divulgados, e a primeira que aconteceu no candomblé de Angola. A celebração ocorreu no Terreiro de Candomblé de Nação Angola Nzo Ngana Nzazi-Raiz Muxitu, no Bairro Limoeiro, em Juazeiro do Norte e teve como celebrante, Tata Mufumbi Kitambo do Terreiro Ndunda Ria Muxitu, Rio de Janeiro.

A celebração contou com a presença de diversos sacerdotes de umbanda e candomblé, filhos-de-santo de outros terreiros, amigos dos noivos dentre esses católicos, evangélicos, espíritas, pessoas sem religião e ateus.

A CELEBRAÇÃO

Várias divindades da religião são louvadas durante a cerimônia. O Tata Kisaba, quer dizer pai das folhas, sacerdote que encanta e conhece os segredos das folhas sagradas.  Ele entra louvando as folhas sagradas, fazendo o tapete de folhas, abrindo espaço para entrada das mães dos noivos, padrinhos, noivo e a noiva que vem acompanhada de crianças com alianças e flores.

A pedido do celebrante, as luzes do local são apagadas fazendo referência ao lado difícil do relacionamento, onde os dois terão que enfrentar na vida muitos obstáculos trevosos. O muílo (energia da luz e o sol) é louvado e o celebrante pede que os noivos acendam o fogo do amor, representado por uma panela dourada com alguns elementos para queimar.

COMUNGAÇÃO

O ritual conta ainda com uma defumação (kufumala) que é feita para encantar e purificar o caminho dos dois; as alianças; amarração com o cordão sagrado; comungação do kesu (fruto africano; noz-de-kola) que é o símbolo da vida, um dos vegetais mais importante para o candomblé, são indispensáveis no rito.

Em meio a conselhos, cânticos ao sagrado que celebram a vida, é solto um casal de pombo simbolizando a paz para o casal e um pedido para que eles espalhem harmonia para todos. No centro do terreiro, os noivos e todos envolvidos cantam e dançam pedindo coisas boas e abençoando os recém-casados.

A cerimônia foi registrada no livro de atas de cerimônias religiosas do Terreiro Ndunda ria Muxitu e o texto foi lido ao público, onde consta assinaturas dos noivos, padrinhos e todos os sacerdotes presentes como testemunhas.

A pós a cerimônia religiosa como em outras religiões, aconteceu uma recepção aos convidados e familiares. O momento ocorreu em uma chácara no bairro Tiradentes, onde houve músicas de estilos variados e buffet.

Centro de distribuição de drogas é descoberto em Salvador e 15 são presos suspeitos de tráfico

 

Um centro de distribuição de drogas foi descoberto no bairro de Sussuarana, em Salvador, durante operação que prendeu 15 traficantes na segunda-feira (30). As informações foram divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) nesta terça (31).

De acordo com a SSP, os policiais civis faziam uma ação de reconhecimento no Parque Jocélia, localidade que fica no bairro, quando dois homens correram ao avistar os agentes. Ao serem abordados, os dois suspeitos confessaram que faziam parte de uma quadrilha de traficantes e levaram os policiais até uma casa onde as drogas eram repartidas.

Quando a polícia chegou no local indicado, outras 13 pessoas foram flagradas embalando drogas. Foram apreendidos 20 mil pinos vazios, uma pistola 9 mm de uso restrito, carregadores, munições de diversos calibres, 5 kg de drogas, três rádios comunicadores, placas de colete balístico, balanças, R$ 150, balaclavas, celulares e uma motocicleta.

Cerca de 20 mil pinos para embalar droga foram apreendidos (Foto: Divulgação/SSP-BA)Cerca de 20 mil pinos para embalar droga foram apreendidos (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Cerca de 20 mil pinos para embalar droga foram apreendidos (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Dos 15 presos, 14 homens e uma mulher, três deles tinham mandado prisão em aberto por homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma. A SSP não divulgou se os outros 12 suspeitos respondiam por algum crime ou se tinham mandados de prisão.

Os nomes dos suspeitos são: Lailson Mendes Barros, Jorge Alberto Oliveira Santos Junior (mandado em aberto por homicídio), Alan dos Santos Rodrigues (mandado em aberto por tráfico de drogas), Leandro Rosa Araújo, Luciano de Jesus Brito, Elvis Sena Silva Santos, Luis Paulo Silva dos Santos, Josimar Fiuza Soares, Italo Sousa Pessoa dos Anjos, Valnei Moreira da Paixão (mandado em aberto por porte ilegal de arma), Lucas Ferreira Nogueira, Marcelo de Jesus Andre, Mateus de Oliveira dos Santos, Fabrício Cruz Sotero e Adriele Santana de Andrade.

Homens foram flagrados em imóvel que servia como centro de distribuição de drogas (Foto: Divulgação/SSP-BA)Homens foram flagrados em imóvel que servia como centro de distribuição de drogas (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Homens foram flagrados em imóvel que servia como centro de distribuição de drogas (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Arma de uso restrito e rádios comunicadores também foram apreendidos (Foto: Divulgação/SSP-BA)Arma de uso restrito e rádios comunicadores também foram apreendidos (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Arma de uso restrito e rádios comunicadores também foram apreendidos (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Operação aconteceu no bairro de Sussuarana, em Salvador (Foto: Divulgação/SSP-BA)Operação aconteceu no bairro de Sussuarana, em Salvador (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Operação aconteceu no bairro de Sussuarana, em Salvador (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Material apreendido foi levado para delegacia  (Foto: Divulgação/SSP-BA)Material apreendido foi levado para delegacia  (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Material apreendido foi levado para delegacia (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Presos e material apreendido foram levados para 11ª delegacia (Foto: Divulgação/SSP-BA)Presos e material apreendido foram levados para 11ª delegacia (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Presos e material apreendido foram levados para 11ª delegacia (Foto: Divulgação/SSP-BA)

Fonte: G1

Polícia investiga denúncias de estupro de crianças em escola particular do Recife

Polícia Civil investiga ao menos seis denúncias de estupro de crianças, com idade entre três e seis anos, em uma escola particular no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. As denúncias foram registradas nesta segunda-feira (30) por seis famílias de crianças que estudam na unidade de ensino.

O inquérito policial foi aberto no Departamento de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), na Zona Oeste da cidade. De acordo com o delegado Ademir de Oliveira, as investigações estão na fase inicial e, por isso, os proprietários da escola não foram convocados para prestar depoimento.

Segundo a polícia, o esposo da dona da escola é suspeito de ter praticado os abusos. “Uma das mães disse que uma criança se queixou de dor na genitália. Conversando, ela disse à mãe que o marido da proprietária da escola a levou para o primeiro andar do local e manipulou seu órgão genital. A partir daí, outros casos apareceram. Essas pessoas foram ao Conselho Tutelar, que as encaminhou até nós. Com tantos relatos, alguma coisa suspeita há nessa escola”, diz o delegado.

Delegado Ademir Oliveira está à frente das investigações no DPCA (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Delegado Ademir Oliveira está à frente das investigações no DPCA (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Delegado Ademir Oliveira está à frente das investigações no DPCA (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

De acordo com a Polícia Civil, as crianças foram encaminhadas ao Instituto de Medicina Legal (IML), também no bairro de Santo Amaro, para a realização de exames sexológicos. As crianças e as mães que denunciaram os abusos devem ser ouvidas até sexta-feira (3).

“Fizemos a ouvida especializada das crianças, mas vamos dar prioridade ao exame sexológico, além de outras escutas, antes de convocar os donos da escola. Tenho informes de que a escola não é registrada no Conselho Municipal [de Educação], mas o serviço investigativo apenas começou”, afirma o delegado.

Ainda segundo a polícia, as mães relataram que as crianças demonstraram não querer retornar às atividades realizadas na escola, um dos motivos que levaram as famílias a desconfiarem dos abusos.

Por meio da assessoria, a Polícia Civil informou que volta a se pronunciar sobre o caso somente depois das etapas iniciais da investigação.

 Fonte: G1

Secretaria de Saúda de Várzea Alegre implanta o projeto Boa Noite Cidadão

A Prefeitura de Várzea Alegre, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na noite dessa segunda-feira, 30, às 18h, o Projeto Boa Noite Cidadão, que consiste no atendimento de saúda à população no horário noturno, das 18h às 21h, no CAIS – Centro de Assistência Integrado à Saúde da Família.

Durante quatro dias da semana, ou seja, segundas, terças, quartas e quintas-feiras, a população que precisar de serviços médicos básicos, podem se dirigir ao CAIS. Caso, após avaliação o paciente precise de outros cuidados de saúde, serão referenciados para o hospital da cidade.

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), não participou do lançamento do projeto porque está em Fortaleza a serviço do município. Zé Helder deixou claro que a intenção do Boa Noite Cidadão e garantir que os serviços de saúde cheguem aos cidadãos, cobrindo o maior número de pessoas possíveis, resolvendo esse problema de horário e diminuindo a superlotação, nesse horário da noite, no Hospital São Raimundo Nonato.

O secretário de Saúde, Ivo Leal, disse que o Boa Noite Cidadão foi implantado para dar mais acesso do cidadão aos serviços de saúde na atenção primária e para diminuir a procura da população por serviços de saúde no Hospital Polo São Raimundo Nonato no horário noturno. “Nós temos percebidos nestes meses da gestão municipal que há uma enorme demanda no hospital no período noturno, assim como também muitas pessoas que não podem se deslocar para os PSFs no período diurno por conta do trabalho ou de outro empecilho, vão ter oportunidade agora de ter acesso aos serviços médicos, de enfermagem e odontológico no período da noite”, disse.

Ronaldo Mendes – Gerente Administrativo do Hospital São Raimundo, disse que o projeto é positivo e considerou que a gestão municipal é bem conduzida e com o Boa Note Cidadão ganha o município de Várzea Alegre.

Para a enfermeira do projeto, Lívia Rodrigues, existe uma demanda da população por atendimento fora da estratégia do Saúde da Família e esse projeto supre essa lacuna. “É um atendimento que nem demanda uma assistência hospitalar, mas que, por conta do horário, muitas vezes não é possível serem acessadas as unidades básicas de saúde durante o dia. Aí o atendimento noturno vem nessa perspectiva de dar essa resposta no período noturno”, disse.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

7 dicas para usar bem o cartão de crédito

E cartão de crédito é, entre os meios de pagamentos, o mais utilizado pelo consumidor quando se pretende financiar uma compra, conforme mencionado por 49% dos entrevistados na Pesquisa Perfil do Consumidor – 1º Semestre de 2018, da Boa Vista SCPC.

Um dos cuidados que o consumidor precisa ter ao utilizar o crédito rotativo, aquele valor não pago da fatura mensalmente e que tem os maiores juros do mercado, é com o saldo que sobrará para o mês seguinte, que será somado às novas despesas. E, se o mínimo da fatura não for pago no vencimento, haverá a cobrança de juros e multa.

Para ajudar nesta tarefa, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC preparou as dicas abaixo, que podem fazer toda a diferença ao usar esse meio de pagamento que é muito prático e útil.

1- Procure sempre que possível pagar o valor total da fatura

Essa é a primeira dica para evitar sobrecarregar o orçamento. Os juros do rotativo do cartão estão entre os mais altos das diferentes linhas de financiamento disponíveis aos consumidores.

2- Organize-se para pagar em dia a sua fatura

Deixar para pagar o valor total da fatura ou o limite mínimo após o vencimento não é uma boa solução, já que começam a incidir juros e multa. O atraso por mais de 30 dias irá aumentar ainda mais a dívida.

3- Está usando o crédito rotativo?

Há formas de se reorganizar financeiramente, entre elas, optar por linhas de crédito com juros menores, como as que os bancos são obrigados a oferecer, desde que houve a mudança da regra do uso do rotativo do cartão de crédito. Ou ainda o empréstimo pessoal e até mesmo o parcelamento do saldo que é ofertado pela própria instituição financeira que detém o cartão. Opte rapidamente por uma destas alternativas, evitando assim que a dívida cresça muito.

4- Evite gastos desnecessários

Enquanto estiver comprometido com o pagamento de dívidas, vencidas ou não, evite realizar compras por impulso ou gastos supérfluos. Utilize o cartão de crédito de forma consciente.

5- Saiba usufruir dos benefícios do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma boa forma de pagamento para quem tem um excelente controle financeiro. Pagando com ele é possível aplicar o dinheiro que seria usado nas compras à vista tendo um lucro extra. Ele também possibilita o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, serviços e passagens aéreas.

6- Tenha conhecimento dos seus gastos com o cartão de crédito

Acompanhar mensalmente os seus gastos com o cartão, quais produtos ou serviços foram adquiridos por meio dele, saber por quanto tempo terá esse compromisso, evitará surpresas no momento de pagar a fatura.

7- Dívidas do cartão prescrevem?

Não prescrevem nem caducam. Se os valores não forem pagos o nome do devedor poderá ser informado para as empresas de proteção ao crédito, onde poderá permanecer por cinco anos, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor. Depois desse tempo o nome fica limpo, contudo, a dívida continua existindo e poderá ser cobrada pelo credor ou ser vendida a uma empresa especializada em cobrança.

Organizar-se financeiramente é possível, mas é necessário ter muita disciplina e anotar gasto por gasto numa planilha mensal. “No site www.consumidorpositivo.com.br, da Boa Vista, é fácil encontrar dicas de como fazer um orçamento doméstico e, inclusive, há uma sugestão de planilha, que é uma forma simples de controlar e acompanhar as despesas da família e o que entra e sai de dinheiro todo mês”, destaca Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista. Organizando o orçamento doméstico é possível saber quanto de dinheiro se tem mensalmente para pagar a dívida já existente com o cartão e planejar os demais gastos.

Fonte: notícias ao minuto