‘Reconheço meu erro e assumo as consequências’, diz advogado que aparece em vídeo constrangendo mulher na Rússia

O advogado Diego Jatobá falou pela primeira vez sobre a sua participação em um vídeo em que torcedores constrangem mulher na Rússia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Publicidade

O advogado pernambucano Diego Jatobá, que aparece em um vídeo no qual ele e outros quatro torcedores constrangem uma mulher na Rússia durante festividades da Copa do Mundo, falou pela primeira vez sobre o caso, em vídeo enviado ao Fantástico, no domingo (24). O ex-secretário de Turismo de Ipojuca, no Grande Recife, afirma que reconhece o erro e assume as consequências dos seus atos.

TV Globo entrou em contato com os outros quatro homens envolvidos na situação, que não responderam ou negaram o pedido de entrevista.

No vídeo, que viralizou e causou revolta na internet, o grupo aparece ao lado de uma mulher falando palavras de baixo calão, que se referem ao órgão genital dela. Sob o pretexto de ensinar cantos de torcida, o grupo pede que ela repita as frases. Sem entender o que eles estão falando, ela sorri e repete, animada. 

Vídeo de brasileiros constrangendo mulher na Rússia repercute em Pernambuco

Vídeo de brasileiros constrangendo mulher na Rússia repercute em Pernambuco

Diego Jatobá não aceitou conceder entrevista, mas enviou um vídeo para o Fantástico, em que se posiciona sobre o vídeo. “Sei que qualquer coisa que eu falar não vai minimizar a minha atitude. Mas eu reconheço o meu erro e assumo as consequências dos meus atos”, disse.

A advogada e ativista russa pelo direito das mulheres Aliona Popova quer que os torcedores sejam responsabilizados pela justiça do país, que prevê contravenção penal com multa e até 15 dias de prisão em casos como esse. Ela fez uma petição pedindo a abertura do processo.

Popova afirmou que o que mais revoltou é que o vídeo foi feito coletivamente. Segundo ela, o grupo ficou rindo e pulando do lado da garota que nem sabia o que estava acontecendo.

Os outros torcedores que aparecem no vídeo são Eduardo Nunes, que é tenente da Polícia Militar do município de Lages, em Santa Catarina; o engenheiro civil Luciano Gil Mendes Coelho, ex-secretário de Saúde e da Educação do Piauí; o jornalista Leonardo da Silva Júnior, de São Paulo; e Wallace Prado, estudante paulistano que mora na Irlanda.

Anteriormente, o engenheiro civil Luciano Gil Mendes Coelho, disse, em entrevista ao G1, que o grupo havia bebido e alguém que eles não conheciam filmou. O engenheiro afirmou, ainda, que já pediu desculpas a todas as mulheres e que todos os seres humanos erram, mas as mulheres realmente têm razão em questionar o fato.

O advogado Diego Jatobá falou pela primeira vez sobre a sua participação em um vídeo em que torcedores constrangem mulher na Rússia (Foto: Reprodução/TV Globo)O advogado Diego Jatobá falou pela primeira vez sobre a sua participação em um vídeo em que torcedores constrangem mulher na Rússia (Foto: Reprodução/TV Globo)

O advogado Diego Jatobá falou pela primeira vez sobre a sua participação em um vídeo em que torcedores constrangem mulher na Rússia (Foto: Reprodução/TV Globo)

Repercussão

Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) discutiu um ato de repúdio sobre o caso, no dia 18 de junho. O assunto chegou à Alepe por meio da presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Simone Santana (PSB), e gerou debate entre os parlamentares. O vídeo também motivou notas de repúdio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) vai investigar a conduta do advogado Diego Jatobá. A investigação será conduzida pela Comissão da Mulher Advogada. A entidade também divulgou nota de repúdio sobre o caso.

No texto, a OAB-PE diz que “a preconceituosa atitude é causa de vergonha para todos nós, brasileiros, e vai na contramão do atual contexto de luta contra a desigualdade de gênero, em que cada dia mais as instituições públicas e privadas estão em busca de soluções conjuntas para que nenhuma mulher sofra qualquer tipo de violência ou discriminação pelo fato de ser mulher”.

 Fonte: G1

Publicidade

Leia também