Aos 71 anos, Pitombeira dos Quatro Cantos encanta foliões em Olinda

Um dos blocos mais tradicionais de Olinda, a Pitombeira chega este ano ao 71º carnaval (Foto: Pedro Alves/G1)

Publicidade

Completando 71 anos de folia pelas ladeiras de Olinda, a Pitombeira dos Quatro Cantos arrastou centenas de foliões nesta Terça-feira Gorda (13). Um dos mais tradicionais blocos da Cidade Alta, a agremiação esbanjou tradição e cultura em seu 72º desfile.

Porta-estandarte da Pitombeira, Luna Silva leva a bandeira do bloco há tempos que nem ele consegue contar. “São décadas na Pitombeira. É sempre uma emoção única, independente de quantos anos façamos. A Pitombeira já é uma idosa, cada vez mais forte”, disse.

Porta-estandarte da Pitombeira, Luna Silva (esquerda) nem lembra há quantos anos carrega o símbolo do bloco (Foto: Pedro Alves/G1)Porta-estandarte da Pitombeira, Luna Silva (esquerda) nem lembra há quantos anos carrega o símbolo do bloco (Foto: Pedro Alves/G1)

Porta-estandarte da Pitombeira, Luna Silva (esquerda) nem lembra há quantos anos carrega o símbolo do bloco (Foto: Pedro Alves/G1)

Com sede na Rua 27 de Janeiro, no bairro do Carmo, em Olinda, a Pitombeira completou 70 décadas de existência em 2017. O bloco cresceu tanto que, para os integrantes, virou a agremiação mais tradicional da cidade.

Diretor do bloco, Carlos Arouxa explica que há cinco anos está numa das chefias da agremiação, mas a história de amor pela Pitombeira vem de décadas atrás. “É o maior bloco de Olinda. O mais tradicional. É nossa cultura maior e nosso amor incondicional”, disse.

Pela primeira vez no carnaval de Olinda, o turista Odair Duarte, de Campinas, em São Paulo, se preparou cedo para o desfile da Pitombeira. Para ele, a viagem de volta não poderia acontecer sem ter participado da agremiação. “É tudo o que eu imaginava e muito mais. Isso é muito grande, muito valioso. Minha estadia não poderia ter sido melhor”, disse o turista.

Odair Duarte, de Campinas (SP), disse que não voltaria para casa sem ver o desfile da Pitombeira  (Foto: Pedro Alves/G1)Odair Duarte, de Campinas (SP), disse que não voltaria para casa sem ver o desfile da Pitombeira  (Foto: Pedro Alves/G1)

Odair Duarte, de Campinas (SP), disse que não voltaria para casa sem ver o desfile da Pitombeira (Foto: Pedro Alves/G1)

 Fonte: G1 Nordeste

Publicidade

Leia também