Natal do Crato Canto e Encanto traz programação cultural para a comunidade

Foto: Dedé Nunes

Publicidade

Em um fim de semana mais que especial, a Prefeitura do Crato por meio da Secretaria Municipal de Cultura promoveu no sábado e no domingo uma programação cheia de encanto e emoção para o povo cratense e visitantes.

Na Sexta-feira, 9, em frente a Sé Catedral foi realizada a apresentação de um concerto com a soprano Tatiana Vanderlei, acompanhada do barítono Werbto Sales e da Camerata Sertão Barroco que levaram muita emoção a plateia com um repertorio repleto de graça e poesia. Tatiana Vanderlei de Figueiredo, cantora lírica internacional, é natural de São José dos Campos e chegou menina no Crato. Seu talento e sua alma de artista eram fáceis de ser percebidos. Umadas pessoas que teve esse percepção foi a saudosa Violeta Arraes, que, então reitora da Urca, a apoiou na realização dos seus sonhos. É Bacharel em Direito e Graduada na classe de Canto com a professora Neyde Thomas em Canto e Pós-graduada em Performance do Canto lírico pela “Escola de Música e Belas Artes do Paraná” Curitiba-Brasil. Transferiu-se para Itália para aperfeiçoar-se no repertorio e interpretação de personagens líricos e concluiu o Mestrado em Canto na Itália no Conservatório Alfredo Casella com nota máxima. Defendeu seu Mestrado com a Tese sobre: A Loucura na Opera. É sempre convidada para recitais no Brasil, Itália, Áustria, França, Alemanha, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Espanha, México e Estados Unidos. Já cantou para o ex-presidente Barack Obama e para a viúva de Pavaroti. “Foi maravilhoso estar aqui, uma noite mágica, com uma plateia extremamente receptiva” Disse Tatiana, que fez questão de agradecer ao apoio técnico da Secretaria de Cultura, em especial ao Secretário Wilton Dedê, da Secretária adjunta Cleia Feitosa e do Técnico em Cultura Kaíka Luiz.

Ontem, domingo, 10, as apresentações aconteceram na Pracinha do Cruzeiro, na Encosta do Seminário. A comemoração, aberta pelo Vice Prefeito André Barreto, pelo Secretário de Cultura Wilton Dedê e pelo Secretário de Segurança Coronel Jarbas Freire, teve início com a apresentação do Coral da Escola Estado da Bahia, Capoeira do Projeto Menino Jesus, apresentação da EMMA – Escola de Música Maestro Azul e com a participação do Reisado do Mestre Aldenir.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Wilton Dedê, durante todos os domingos do mês de dezembro, serão realizadas ações culturais alusivas às festas natalinas. “Traremos para a nossa comunidade o canto e o encanto dos artistas da terra e das manifestações culturais que permeiam nossa regionalidade” Destaca.

O mestre Aldenir não conteve a emoção de levar seu grupo de reisado para a população e os visitantes do Crato. “É sempre uma alegria muito grande participar desses encontros principalmente nos festejos de Natal”, comenta o brincante, que em seus 84 anos dança e canta com muita disposição e vitalidade.

Ainda na Encosta do Seminário, foi montado o presépio Gigante que faz parte da decoração natalina em homenagem ao Deus Menino, com as figuras sacras de Maria, José, o Menino Jesus, os três Reis Magos, um anjo com uma trombeta e os animais.

O presépio natalino gigante fabricado pelo artista plástico Zaca Oliveira, é feito em acrílico e as imagens medem cada uma, cerca de quatro metros de altura.

O prefeito Zé Ailton Brasil prestigiou as apresentações do domingo e destacou a alegria desse momento na programação de Natal da Prefeitura. “Esse é uma ocasião muito especial para a nossa cidade. Este Natal representa o renascimento, e é com esse sentimento que buscamos integrar as famílias”, ressaltou.

Assessoria de imprensa

Publicidade

Leia também