“Faço política com o coração, e espero que Deus continue me dando forças para fazer esse trabalho”, afirma Eunício

Publicidade

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, assinou, ao lado do governador Camilo Santana, a ordem de serviço para construção do Hospital Regional do Jaguaribe. A solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (1°), em Limoeiro do Norte, e também contemplou a implantação de uma Areninha no município. “Não descansarei enquanto tiver uma mãe sem atendimento de saúde para o seu filho, ou um agricultor sem comida para colocar mesa de sua família. Faço política com o coração, e espero que Deus continue me dando forças para fazer esse trabalho”, afirmou o peemedebista.

Serão investidos no hospital R$ 121,73 milhões, que incluem recursos liberados por meio de um empréstimo aprovado no Senado Federal, após um forte trabalho de Eunício. A expectativa é que a obra seja concluída no prazo de 24 meses, com o hospital sendo construído na BR 116, no entroncamento entre os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova.

Eunício fez questão de ressaltar seu compromisso em defesa da população. Os recursos para o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe compõem uma série de benefícios que estão sendo encaminhados para Ceará, tendo como destaque sua atuação à frente do Congresso Nacional. Segundo ele, 2017 foi o ano em que o Parlamento mais contribuiu em enviar verbas federais para os municípios do Ceará.

Eunício aproveitou a ocasião para anunciar a liberação de mais R$ 35 milhões para a construção de uma adutora que vai trazer água para Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, além de mais 200 ambulâncias para todas as regiões do Ceará. “Não faço política com a razão, eu faço política com o coração. E enquanto puder estar em uma aliança que constrói benefícios para a população, estarei”, assegurou.

O governador Camilo Santana fez um apelo por solidariedade e paz em prol das famílias. Ele ponderou que, além das crises econômica e política que atingem o país, o Ceará ainda sofre com os efeitos de seis anos de seca. E mesmo assim, o estado consegue manter seus compromissos em dia e ainda fazer investimentos, como o do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe e da Areninha de Limoeiro do Norte.

“Eu sei dos esforços que temos feito para garantir um melhor atendimento de saúde para a população. O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe será um dos mais modernos do Nordeste. Acima dos interesses individuais está o anseio da população e sou o primeiro a agradecer publicamente o senador Eunício por ter aberto as portas do Senado Federal e agilizado a liberação dos recursos do hospital, do Cinturão das Águas e outros projetos essenciais para o Ceará”, agradeceu Camilo.

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe vai atender a uma população de 532,3 mil habitantes, nos 20 municípios da 5a Macrorregião de Saúde do Ceará. Serão 297 leitos, dos quais, 170 de internação geral, 20 de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 10 de UTI neonatal, 20 de UCI neonatal e 67 leitos de apoio. Estarão cobertas 20 especialidades médicas, com seis salas de centro cirúrgico.

Os municípios beneficiados são Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Jaguaribara, Jaguaribe, Potiretama, Pereiro, Quixeré, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, ressaltou que o estado do Ceará, com a união do povo cearense, está conseguindo entregar realizações para a população. Mesmo com a crise, a determinação e a competição estão superando as dificuldades.

O deputado Danniel Oliveira afirmou que o anúncio do hospital, da Areninha e de estradas vai marcar a história de Limoeiro do Norte e o Vale do Jaguaribe. Segundo ele, a aliança das lideranças políticas mostra o compromisso de mudar para melhor a realidade das pessoas.

O prefeito de Limoeiro do Norte, José Maria Lucena, destacou a emoção em render homenagem ao governador Camilo e ao senador Eunício. “Hoje se faz justiça, pois Limoeiro está em uma posição estratégica na região, o que faz dele o lugar natural para sediar o hospital. E a Areninha ficará em uma região pobre, o que mudará a realidade daquela região. Recebam a gratidão não só de Limoeiro, mas de todo o Vale do Jaguaribe”, afirmou.

Prestigiaram ainda a solenidade os deputados, federais Odorico Monteiro e Gorete Pereira, os deputados estaduais Zezinho Albuquerque, presidente da Assembleia Legislativa, Danniel Oliveira, Yuri Guerra, Gony Arruda, Antônio Granja, Leonardo Pinheiro, Dedé Teixeira, prefeitos de Ererê, Toninho, de Pereiro, Raimundo, de São João do Jaguaribe, Acácio, de Jaguaribara, Joacir, de Quixeré, Bessa, de Iracema, Juarez, de Palhano, Dinho, de Potiretama, José Eudes, de Morada Nova, Wanderley, de Jaguaruana, Roberto, de Tabuleiro do Norte, Hilson, de Madalena, Maria Sônia, de Itaiçaba, Erenarco, de Fortim, Naselmo Ferreira, de Russas, Weber.

Publicidade

Leia também