6 distúrbios que podem afetar seu sono – e como lidar com eles

Entre análises feitas em 2007 e 2017, foi possível verificar um aumento – de 38% para impactantes 69% – na fatia da população brasileira que sofre com a apneia do sono. Os levantamentos foram realizados pelo Instituto do Sono, de São Paulo – que também comprovou que são muitas as pessoas que atualmente sofrem com a insônia.

Quanto mais os benefícios do sono são comprovados (e aclamados!) pela ciência, mais precisamos dar atenção aos distúrbios que impedem ou dificultam o ato de dormir. Os dois males mencionados acima, aliás, são só alguns exemplos dentre os tantos que podem prejudicar nosso descanso. Entenda, logo abaixo, como funcionam e quais são os principais tratamentos para alguns deles.

Apneia do sono

Definição

Trata-se da obstrução total ou parcial do fluxo de ar na garganta enquanto se dorme, o que não deixa o sono ser reparador.

Sintomas

A pessoa sente cansaço e sonolência de dia. Quem dorme ao lado é acordado frequentemente pelos roncos.

Causas

O principal fator é a obesidade. O excesso de peso faz a língua ficar maior e mais pesada – daí ela cai em direção à faringe e fecha a passagem.

Riscos

Vários estudos comprovam a relação da apneia com a maior propensão a problemas cardiovasculares e neurológicos.

Diagnóstico

Feito pela polissonografia. É preciso ficar a noite no laboratório com equipamentos que medem diversos parâmetros.

Tratamento

O CPAP, um aparelho que joga uma corrente de ar pela boca, é o principal. Mas há casos que pedem de aparelhos bucais a cirurgias.

Insônia

Definição

É a dificuldade de pegar no sono ou permanecer desligado. Há aqueles que despertam antes da hora.

Sintomas

Cansaço extremo, falta de foco, irritabilidade, lentidão e dor de cabeça e no corpo por vários dias seguidos.

Causas

São as mais diversas possíveis. A condição pode estar relacionada a maus hábitos no período noturno ou transtornos de ansiedade.

Riscos

A baixa concentração causa acidentes no trabalho e nas vias públicas. A insônia ainda levaria a doenças respiratórias e cardíacas.

Diagnóstico

O médico flagra essa encrenca na consulta, por meio de um questionário simples. Em alguns casos, é preciso recorrer à polissonografia.

Tratamento

A terapia cognitivo-comportamental vai ajudar o indivíduo a reorganizar seus hábitos. Remédios também podem ser prescritos.

Outros transtornos que abalam o sono

Narcolepsia

Está por trás de uma sonolência incontrolável. Quem tem a condição perde a força num segundo e simplesmente apaga.

Bruxismo

É o aperto involuntário dos dentes. Geralmente se acorda com dor na mandíbula. Além disso, a dentição fica bem desgastada.

Sonambulismo

Falas desconexas e movimentos são realizados sem consciência. Comum na infância, tende a desaparecer com o tempo.

Pernas inquietas

Necessidade irresistível de movimentar os membros inferiores para aliviar uma sensação desagradável que não deixa dormir de jeito nenhum.

Fonte: Editora Abril

Mara Maravilha rebate crítica de Marília Mendonça a Naldo

Marília Mendonça usou seu Twitter para criticar a atitude do cantor Naldo Benny, preso no último dia 6 por porte de arma e acusado de agressão. Após pagar fiança e ser liberado da prisão, Benny disse à reportagem que pedia perdão a esposa, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho.

“A primeira atitude de um homem que agride sua mulher após a agressão é o chororô de arrependimento. Acredita não!”, disse a cantora sertaneja no dia 7, apoiando Ellen.

Mara Maravilha, durante o programa “Fofocalizando”, no SBT, respondeu o comentário de Mendonça. “Desculpa, amor, você já deu certo em algum casamento? Não tem que se meter não. Tá se metendo demais. Vai cantar que é melhor. Pronto falei”, disse.

Na internet, os seguidores de Marília apoiaram a cantora e defenderam Moranguinho. “Sete anos agredindo a esposa. Sério que ele precisa de mais uma chance?”, escreveu uma fã, “Chororo não sara a mágoa nem cura a dor”, disse outra seguidora.

Alguns internautas, inclusive, criticaram a postura da apresentadora de TCC em não dar apoio à vítima. “E tem uma apresentadora que ainda defende!”, “Triste em imaginar que tem gente que acredita no choro do agressor”, escreveram. Com informações da Folhapress.

Fonte: Noticias ao Minuto

Apple compra Shazam e anúncia “grandes planos”

AApple confirmou ter comprado o Shazam, aplicativo de reconhecimento de música. As duas empresas garantem ter “grandes planos para o futuro”, segundo o Independent.

Porém, nenhuma delas confirmou o valor do negócio, apesar de se acreditar que o Shazam vale cerca de 400 milhões de dólares. Outras empresas de tecnologia, incluindo o Snapchat e o Spotify, teriam também demonstrado interesse no negócio.

“Estamos contentes por dizer que o Shazam e a sua equipe talentosa vão se juntar à Apple”, disse um porta-voz da empresa ao Independent.

“Desde o lançamento da App Store, o Shazam tem estado sempre nos tops dos apps mais populares para iOS”, acrescentou.

“A Apple Music e o Shazam são uma colaboração natural, pois partilham a paixão por descobertas musicais e por dar excelentes experiências musicais aos usuários. Temos grandes planos para o futuro”, revelou.

A Apple não deu mais detalhes de como vai usar a nova empresa adquirida.

Fonte: Noticias ao Minuto

Idosos fazem fila de madrugada no Recife para realizar cadastramento e garantir benefício federal

Muita gente esperava na frente do posto desde às 3h. Alguns idosos que estavam na fila, no entanto, eram aposentados e não beneficiários do BPC. Quem contribuiu com a Previdência não precisa comparecer para o cadastramento. Para evitar ir ao local sem ser necessário, é importante saber a diferença entre os benefícios.
O BPC é o benefício de um salário mínimo concedido para idosos, a partir de 65 anos, que não contribuíram com a Previdência. A aposentadoria é paga a quem colaborou. O valor varia de acordo com o salário de cada pessoa durante o tempo de contribuição.
Procedimento
O cadastramento pode ser feito na sede da Central de Atendimento do Cadastro Único, na Rua do Imperador ou nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o estado. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.
Para fazer o cadastro é necessário levar CPF, RG, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de todos os moradores da casa, além do comprovante de residência. Qualquer representante, maior de 16 anos, que more na mesma residência que o idoso beneficiário pode realizar o cadastro.
“Não precisa ser um representante legal, basta apresentar os documentos e morar na residência. Essa pessoa tem que fazer parte da composição familiar”, esclarece a secretária executiva de Assistência Social, Gerusa Felizardo.

Fonte: G1