Critérios de morte encefálica mudam e afetam doação de órgãos
6 distúrbios que podem afetar seu sono – e como lidar com eles
Entre análises feitas em 2007 e 2017, foi possível verificar um aumento – de 38% para impactantes 69% – na fatia da população brasileira que sofre com a apneia do sono. Os levantamentos foram realizados pelo Instituto do Sono, de São Paulo – que também comprovou que são muitas as pessoas que atualmente sofrem com a insônia.
Quanto mais os benefícios do sono são comprovados (e aclamados!) pela ciência, mais precisamos dar atenção aos distúrbios que impedem ou dificultam o ato de dormir. Os dois males mencionados acima, aliás, são só alguns exemplos dentre os tantos que podem prejudicar nosso descanso. Entenda, logo abaixo, como funcionam e quais são os principais tratamentos para alguns deles.
Apneia do sono
Definição
Trata-se da obstrução total ou parcial do fluxo de ar na garganta enquanto se dorme, o que não deixa o sono ser reparador.
Sintomas
A pessoa sente cansaço e sonolência de dia. Quem dorme ao lado é acordado frequentemente pelos roncos.
Causas
O principal fator é a obesidade. O excesso de peso faz a língua ficar maior e mais pesada – daí ela cai em direção à faringe e fecha a passagem.
Riscos
Vários estudos comprovam a relação da apneia com a maior propensão a problemas cardiovasculares e neurológicos.
Diagnóstico
Feito pela polissonografia. É preciso ficar a noite no laboratório com equipamentos que medem diversos parâmetros.
Tratamento
O CPAP, um aparelho que joga uma corrente de ar pela boca, é o principal. Mas há casos que pedem de aparelhos bucais a cirurgias.
Insônia
Definição
É a dificuldade de pegar no sono ou permanecer desligado. Há aqueles que despertam antes da hora.
Sintomas
Cansaço extremo, falta de foco, irritabilidade, lentidão e dor de cabeça e no corpo por vários dias seguidos.
Causas
São as mais diversas possíveis. A condição pode estar relacionada a maus hábitos no período noturno ou transtornos de ansiedade.
Riscos
A baixa concentração causa acidentes no trabalho e nas vias públicas. A insônia ainda levaria a doenças respiratórias e cardíacas.
Diagnóstico
O médico flagra essa encrenca na consulta, por meio de um questionário simples. Em alguns casos, é preciso recorrer à polissonografia.
Tratamento
A terapia cognitivo-comportamental vai ajudar o indivíduo a reorganizar seus hábitos. Remédios também podem ser prescritos.
Outros transtornos que abalam o sono
Narcolepsia
Está por trás de uma sonolência incontrolável. Quem tem a condição perde a força num segundo e simplesmente apaga.
Bruxismo
É o aperto involuntário dos dentes. Geralmente se acorda com dor na mandíbula. Além disso, a dentição fica bem desgastada.
Sonambulismo
Falas desconexas e movimentos são realizados sem consciência. Comum na infância, tende a desaparecer com o tempo.
Pernas inquietas
Necessidade irresistível de movimentar os membros inferiores para aliviar uma sensação desagradável que não deixa dormir de jeito nenhum.
Fonte: Editora Abril
Mara Maravilha rebate crítica de Marília Mendonça a Naldo
Marília Mendonça usou seu Twitter para criticar a atitude do cantor Naldo Benny, preso no último dia 6 por porte de arma e acusado de agressão. Após pagar fiança e ser liberado da prisão, Benny disse à reportagem que pedia perdão a esposa, Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho.
Mara Maravilha, durante o programa “Fofocalizando”, no SBT, respondeu o comentário de Mendonça. “Desculpa, amor, você já deu certo em algum casamento? Não tem que se meter não. Tá se metendo demais. Vai cantar que é melhor. Pronto falei”, disse.
Na internet, os seguidores de Marília apoiaram a cantora e defenderam Moranguinho. “Sete anos agredindo a esposa. Sério que ele precisa de mais uma chance?”, escreveu uma fã, “Chororo não sara a mágoa nem cura a dor”, disse outra seguidora.
Alguns internautas, inclusive, criticaram a postura da apresentadora de TCC em não dar apoio à vítima. “E tem uma apresentadora que ainda defende!”, “Triste em imaginar que tem gente que acredita no choro do agressor”, escreveram. Com informações da Folhapress.
Fonte: Noticias ao Minuto
Apple compra Shazam e anúncia “grandes planos”
AApple confirmou ter comprado o Shazam, aplicativo de reconhecimento de música. As duas empresas garantem ter “grandes planos para o futuro”, segundo o Independent.
Porém, nenhuma delas confirmou o valor do negócio, apesar de se acreditar que o Shazam vale cerca de 400 milhões de dólares. Outras empresas de tecnologia, incluindo o Snapchat e o Spotify, teriam também demonstrado interesse no negócio.
“Estamos contentes por dizer que o Shazam e a sua equipe talentosa vão se juntar à Apple”, disse um porta-voz da empresa ao Independent.
“Desde o lançamento da App Store, o Shazam tem estado sempre nos tops dos apps mais populares para iOS”, acrescentou.
“A Apple Music e o Shazam são uma colaboração natural, pois partilham a paixão por descobertas musicais e por dar excelentes experiências musicais aos usuários. Temos grandes planos para o futuro”, revelou.
A Apple não deu mais detalhes de como vai usar a nova empresa adquirida.
Fonte: Noticias ao Minuto
Neve causa cancelamento de voos e fecham monumentos na Europa
Idoso de 63 anos diz não ter nada e é baleado por assaltantes em Juazeiro do Norte
Projeto transforma LGBTcídio em crime hediondo
Ciro Gomes ultrapassa Bolsonaro na Região do Nordeste
Sucessão. André Figueiredo unifica palanque em Santana do Cariri
Facção criminosa proíbe roubo de celular, moto e carro em Mombaça
Idosos fazem fila de madrugada no Recife para realizar cadastramento e garantir benefício federal
Muita gente esperava na frente do posto desde às 3h. Alguns idosos que estavam na fila, no entanto, eram aposentados e não beneficiários do BPC. Quem contribuiu com a Previdência não precisa comparecer para o cadastramento. Para evitar ir ao local sem ser necessário, é importante saber a diferença entre os benefícios.
O BPC é o benefício de um salário mínimo concedido para idosos, a partir de 65 anos, que não contribuíram com a Previdência. A aposentadoria é paga a quem colaborou. O valor varia de acordo com o salário de cada pessoa durante o tempo de contribuição.
Procedimento
O cadastramento pode ser feito na sede da Central de Atendimento do Cadastro Único, na Rua do Imperador ou nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o estado. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.
Para fazer o cadastro é necessário levar CPF, RG, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de todos os moradores da casa, além do comprovante de residência. Qualquer representante, maior de 16 anos, que more na mesma residência que o idoso beneficiário pode realizar o cadastro.
“Não precisa ser um representante legal, basta apresentar os documentos e morar na residência. Essa pessoa tem que fazer parte da composição familiar”, esclarece a secretária executiva de Assistência Social, Gerusa Felizardo.
Fonte: G1