Idosos fazem fila de madrugada no Recife para realizar cadastramento e garantir benefício federal

Na manhã desta terça-feira (12), a fila para o cadastro do BPC dava a volta no quarteirão, na Rua Imperador, em Santo Antônio. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Publicidade

Muita gente esperava na frente do posto desde às 3h. Alguns idosos que estavam na fila, no entanto, eram aposentados e não beneficiários do BPC. Quem contribuiu com a Previdência não precisa comparecer para o cadastramento. Para evitar ir ao local sem ser necessário, é importante saber a diferença entre os benefícios.
O BPC é o benefício de um salário mínimo concedido para idosos, a partir de 65 anos, que não contribuíram com a Previdência. A aposentadoria é paga a quem colaborou. O valor varia de acordo com o salário de cada pessoa durante o tempo de contribuição.
Procedimento
O cadastramento pode ser feito na sede da Central de Atendimento do Cadastro Único, na Rua do Imperador ou nos 12 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de todo o estado. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h.
Para fazer o cadastro é necessário levar CPF, RG, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de todos os moradores da casa, além do comprovante de residência. Qualquer representante, maior de 16 anos, que more na mesma residência que o idoso beneficiário pode realizar o cadastro.
“Não precisa ser um representante legal, basta apresentar os documentos e morar na residência. Essa pessoa tem que fazer parte da composição familiar”, esclarece a secretária executiva de Assistência Social, Gerusa Felizardo.

Fonte: G1

Publicidade

Leia também