Decreto de Temer acaba com sonho da Faculdade de Medicina do Crato

Por Madson Vagner 

O presidente Michel Temer vai decretar uma moratória para impedir a abertura de novos cursos de medicina no país. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, colunista do Jornal O Estado de S. Paulo. Segundo a jornalista, o prazo da proibição será de cinco anos.

No Ceará, os cinco cursos (Itapipoca, Crateús, Quixadá, Russas e Iguatu) anunciados recentemente devem ser cancelados. Outro que prejudicado com o decreto é o município do Crato que tem processo em tramite no Ministério da Educação (MEC) para a instalação da Faculdade de Medicina.

O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), confirmou a informação. Segundo ele, o decreto para a adoção da medida já está na mesa do peemedebista e deve ser assinado até o fim do ano. Ainda, segundo o ministro, a medida atende a um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda a abertura de novos cursos.

O ministro disse que apenas dois editais em andamento para a abertura de novos cursos, lançados ainda no governo de Dilma Rousseff, serão concluídos. Mendonça não falou de que municípios pertencem esses editais.


Uma resposta para “Decreto de Temer acaba com sonho da Faculdade de Medicina do Crato”

  1. ISSO MOSTRA COMO AS COISAS FUNCIONA!
    A CLASSE MEDICA NÃO ESTA PREOCUPADA COM A POPULAÇÃO, NÃO QUEREM ABERTURA DE NOVOS CURSOS DE MEDICINA, PORQUE AUMENTARÁ A CONCORRENCIA, E DIMINUIRÁ OS GANHOS R$.
    E INVENTAM ARGUMENTOS FALACIOSOS DO TIPO: “A QUALIDADE DA SAÚDE PRESTADA SERÁ RUIM.
    SERÃO PROFICIONAIS COM BAIXA QUALIFICAÇÃO ETC…