7 pontos mais importantes para a saúde de crianças e adolescentes

Saúde das crianças e dos adolescentes é de responsabilidade dos pais e do Estado (Foto: IS//7 pontos mais importantes para a saúde de crianças e adolescentes/iStock)

Publicidade

Crise econômica. Poucas vezes se falou tanto sobre esse assunto quanto agora. E é com base nesses debates acalorados que a Sociedade Brasileira de Pediatriaacaba de divulgar tópicos que seus membros consideram fundamentais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O posicionamento alerta para o impacto do cenário atual no bem-estar dos brasileirinhos, além de sugerir melhorias em campos como direitos humanos, segurança pública e relações familiares. Abaixo, listamos as que estão diretamente ligadas à saúde. Confira: Educação Infantil: Veja com o Sistema Positivo de Ensino como escolher a melhor escola para seu filho Patrocinado 

1. Na rede pública, a quantidade de leitos de internação deve ser suficiente para atender à demanda de crianças e adolescentes.

2. Medicamentos e outros insumos essenciais para um bom atendimento em hospitais, postos de saúde e afins precisam estar à disposição.

3. Pais ou responsáveis têm de manter o calendário de vacinação dos filhos em dia.

4. Pediatras são os protagonistas da assistência a crianças e adolescentes.

5. Amamentação, alimentação saudável, atividade física e outros bons hábitos devem ser incentivados por meio de campanhas de conscientização, criação de espaços e suporte profissional.

6. Questões de segurança infantojuvenil precisam estar entre as prioridades para evitar mortes, acidentes, traumas e exploração.

7. Ao ver televisão ou navegar na internet, crianças e adolescentes devem ser protegidos de conteúdos sexuais, violentos ou impróprios.

Fonte: Editora Abril

Publicidade

Leia também