Câmara do Crato discute doações de terrenos e comemora o Dia do Cariri

As doações de terrenos permearam boa parte dos debates durante a sessão desta segunda-feira (4/9), a 53ª da atual Legislatura. O Poder Legislativo cratense ainda fez memória ao Dia do Cariri, em Sessão Solene, e votou requerimentos e projetos dos vereadores.

Também deu entrada na Câmara os Cadernos de Anexos do Plano Plurianual, vindo do Poder Executivo. Conforme o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB), os documentos ficarão à disposição para análise dos vereadores.

O Dia do Cariri, celebrado em primeiro de setembro, foi comemorado em Sessão Solene. A data simbólica foi criada em 31 de janeiro de 1950, segundo o memorialista da Câmara, Huberto Cabral, em sessão conjunta que reuniu Câmaras de diversas cidades da região à época.

Participaram da Sessão Solene para compor a Mesa, o representante do prefeito Zé Ailton brasil, Felipe Correia; da Secretaria de Educação, Tereza Mônica; e os vereadores Manoel Domingos e Cícero Porfírio, respectivamente, presidente e primeiro secretário da Câmara Municipal de Farias Brito.

53ª Sessão Ordinária – Pequeno Expediente

O vereador Bebeto Anastácio (Podemos) iniciou o Pequeno Expediente através de uma leitura bíblica “para que os trabalhos desta semana se tornem abençoados”.

A Câmara cedeu espaço, na Tribuna, para o membro do Kariris Moto Clube, Olímpio Peixoto. Ele destacou a importância de se realizar em Crato eventos voltados ao público amante de motocicletas. Segundo contou, ações como esta fomentariam o turismo na cidade do Crato.

O presidente Florisval Coriolano sugeriu a realização de uma Audiência Pública para debater o tema com a presença de secretários e representantes de setores que atuam pelo turismo no município cratense.

Jales Velloso (PSB) voltou a criticar a cobrança de valores abusivos na taxa de iluminação pública em Crato e pediu que o serviço seja disponibilizado em áreas nas quais não há iluminação pública, a exemplo de parte da Zona Rural.

Florisval Coriolano comentou as doações de terrenos e informou que a Câmara solicitou informações sobre os espaços que foram doados ao longo dos últimos anos.

O vice-presidente Pedro Alagoano (PSD) também ressaltou aspectos das doações, a exemplo de um terreno cedido pelo município e que visava a instalação de uma cooperativa para criadores de abelhas. Segundo o vereador, “o terreno foi negociado com uma empresa” e, assim, não atendeu à finalidade da doação.

A Prefeitura do Crato deverá requalificar as vias que dão acesso ao município do Crato, informou Fernando Brasil (PP). A medida objetiva atender especialmente aos veículos de grande porte que trazem matérias-primas e outros objetos ao município.

Thiago Esmeraldo (PP) informou ter participado da entrega de certificados do Projeto Primeiro Passo – Jovem Aprendiz e parabenizou o radialista Moisés Rolim pela posse no Rotary Club Centro.

Pedro Logo (PT) registrou a vinda de Lula ao Crato. No último dia 30 de agosto o ex-presidente recebeu da Câmara o Título de Cidadão Cratense.

Líder do prefeito na Câmara, Renan Almeida (PEN) comentou sobre o Dia da Guarda Civil, comemorado no domingo (3). Declarou que a Prefeitura analisa, uma a uma, as doações de 66 terrenos do município feitas desde 1997.

A Câmara ainda discutiu e aprovou Projetos que estavam na Pauta de Votações (Saiba mais clicando aqui). O Poder Legislativo cratense volta a se reunir nesta terça-feira, 5, em sessão que inicia às nove horas no Plenário Paulo Bezerra.