Brancos e negros terão renda equiparada no Brasil somente em 2089

© iStock

Publicidade

da organização não governamental Oxfam Brasil, divulgado nesta segunda-feira (25) e publicado pelo jornal O Globo, mostra que as rendas de negros e brancos só estarão equiparadas no Brasil em 2089

Segundo o “A Distância Que Nos Une”, negros ganham menos que brancos mesmo quando têm o mesmo nível de escolaridade. Como exemplo, o relatório argumenta que um médico negro ganha, em média, 88% do recebido por um branco. “Para a população negra, avançar na escolaridade não significa equalizar a renda com brancos”, diz o estudo.

Em outro recorte do estudo, a Oxfam afirma que um dos principais fatores da manutenção da desigualdade no Brasil, de maneira geral, é o sistema tributário, muito mais pesado aos pobres do que aos ricos.

“Os super ricos pagam menos imposto de renda do que deveriam, a carga dos tributos indiretos recaem mais sobre os mais pobres e classe média e, por fim, temos uma evasão fiscal e renúncias de impostos que o governo abre mão. Nossa política tributária é totalmente injusta e reforça a concentração”, explicou à publicação a diretora-executiva da Oxfam Brasil, Kátia Maia.

Fonte: Notícias ao Minuto

Publicidade

Leia também