PF e CGU fazem operação contra fraudes em licitações na saúde de Alagoas

Objetivo é apurar fraudes em licitações (Foto: Divulgação/PF)

Publicidade

A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) cumprem, na manhã desta terça-feira (8), mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria da Saúde de Alagoas (Sesau), em Maceió. A operação denominada Correlatos tem como objetivo apurar crimes ocorridos nos anos de 2015 e 2016.
O objetivo é apurar um suposto esquema milionário de fraudes em licitações, com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de contratação de empresas com dispensa de licitação, fundadas no valor ou em situações emergenciais.
Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Maceió, Arapiraca, Recife (PE), Paulista (PE), Aracaju (SE) e Brasília (DF).
A Sesau informou ao G1 que vai se posicionar após a coletiva da PF, marcada para esta manhã.
Também estão sendo cumpridos 27 mandados de condução coercitiva (quando alguém é levado para prestar depoimento) expedidos em desfavor de funcionários públicos da Sesau e de empresários do ramo de produtos médico-hospitalares. No total, 100 policiais federais e 10 auditores da CGU se encontram cumprindo as referidas medidas judiciais.
Objetivo é apurar fraudes em licitações
Segundo as investigações, o esquema consiste em fracionar ilegalmente as aquisições de mercadorias e contratações de serviços, de modo que cada contratação tivesse o valor menor ou igual a R$ 8.000, com o objetivo de burlar o regime licitatório.

fonte: G1

Publicidade

Leia também