A Câmara Municipal do Crato, reunida na 48ª Sessão Ordinária, recebeu visitas como a do presidente da Saaec, Yarley Brito, discutiu e aprovou o projeto Produtor de Águas, além dos requerimentos dos vereadores. Confira resumo da sessão:
Dia do Soldado
No próximo dia 25 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Soldado. Para relembrar a data o vereador Roberto Anastácio (Podemos) prestou homenagem aos militares com a presença do sargento Douglas Lino, instrutor do Tiro de Guerra 10.004, instalado há 107 anos em Crato.
Bebeto citou conquistas dos militares, comentou a importância deles e pediu maior valorização aos policiais, especialmente aqueles que desempenham a função no estado do Ceará “e que também são, muitas vezes, vítimas da violência”.
Sargento instrutor do Tiro de Guerra é homenageado pelo Dia do Soldado
O sargento Douglas Lima agradeceu, em nome do Exército Brasileiro, a homenagem recebida na Câmara. Também citou a relevância do Tiro de Guerra, braço do Exército Brasileiro no Crato. “O Tiro de Guerra é uma verdadeira escola de patriotismo. São cem cidadãos do bem formados anualmente na disciplina e nos bons costumes”, disse o sargento.
Sem partido
O comunicador Franzé Souza usou a Tribuna da Câmara para informar que não é mais filiado ao PC do B. “Hoje sou um comunicador sem partido”, afirmou, para dar notoriedade às ações que desenvolve em emissoras de rádio e televisão.
Água em discussão
Durante mais de uma hora os vereadores debateram a criação do Programa Municipal Produtor de Água, de autoria de Pedro Lobo (PT). As discussões contaram com esclarecimentos do presidente da Saaec, Yarley Brito, do secretário municipal de Meio Ambiente, Brito Jr, e de funcionários da companhia que gerencia o abastecimento de água.
O programa objetiva, segundo Pedro Lobo, preservar as nascentes, riachos e levadas, e criar em Crato uma cultura de preservação ambiental dessas nascentes, permitindo que o produtor rural que aderir ao programa possa ser recompensado.
Conforme o presidente da Saaec, Yarley Brito, o programa fará ações em propriedades rurais do Crato “que tragam equilíbrio da oferta hídrica na quantidade e qualidade da água”.
Os produtores rurais serão beneficiados pelas ações através de uma compensação que pode ser financeira ou não. No caso da primeira, o valor seria proveniente de Fundo que foi aprovado em primeira discussão na sessão desta segunda-feira.
Ainda durante a sessão o vereador Amadeu de Freitas (PT) informou que o Poder Legislativo receberá a visita do padre Vileci Vidal na sessão desta terça-feira. O sacerdote apresentará informações sobre a Campanha da Fraternidade 2017. A sessão começa às nove horas.
Assessoria de imprensa