Ministro anuncia que águas da transposição chegarão ao Ceará a partir de janeiro

Obras do Eixo Norte foram retomadas há 30 dias após articulado de Eunício Oliveira junto ao STF

O Ministro da Integração, Helder Barbalho anunciou, nesta quarta-feira (23), que a água da transposição do rio São Francisco devem chegar ao Ceará a partir de janeiro de 2018. Segundo o ministro, no momento há 948 profissionais na obra de finalização do trecho 1 do Eixo Norte. Nos próximos 30 dias, este número deve saltar para quase 2 mil trabalhadores, possibilitando a abertura de mais um turno de atividades.

A água vai ser direcionada ao Ceará por Jati, na divisa com Pernambuco. De lá pode chegar à Bacia de Jaguaribe, que está integrada a Fortaleza. Ainda segundo Helder, será prioridade concluir o eixo Norte para que em abril, ou mais tardar em maio, a água possa ser entregue também em São José de Piranhas, no extremo Oeste da Paraíba.

Com a retomada das obras do Eixo Norte, há 30 dias, será possível levar água da transposição do São Francisco ao Ceará a partir de janeiro de 2018. A previsão é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que participou de uma audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta quarta-feira (23).

O Eixo Norte do projeto de transposição parte de Cabrobó, em Pernambuco, e vai até a Paraíba, passando por um pequeno trecho do Ceará. Há também o Eixo Leste, que está pronto e em operação, apesar de faltarem algumas obras complementares. Graças ao funcionamento do Eixo Leste, conforme o ministro, Campina Grande (PB) deixará nos próximos meses a situação de racionamento para voltar à normalidade hídrica.

As obras do Eixo Norte estavam paradas até 30 dias atrás devido a ações das empresas Marquise e PB Construções, ambas ligadas à gestão Cid Gomes (PDT) e desclassificadas durante o processo de licitação para a obra. A retomada se deu após articulação do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), junto à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

cearanews7

Um hábito noturno aumentaria o risco de câncer de mama

Você costuma deixar as luzes acesas durante a noite? Pois uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, indica que tal comportamento não aumenta só o valor da conta de energia. Depois de avaliarem quase 110 mil mulheres, os experts observaram que voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras ao longo da madrugada eram 14% mais propensas ao câncer de mama em comparação às demais participantes.

 

Os dados foram coletados de 1989 a 2013. Fatores de risco relacionados ao câncer de mama foram incluídos no levantamento para descartar eventuais confusões nos resultados. Aliás, a associação entre luminosidade noturna e câncer de mama só existiu naquelas que eram ou já foram fumantes ou na turma que estava na pré-menopausa. Por quê? Não se sabe.

A principal hipótese para esse elo começa pelo fato de que a exposição crônica à luz artificial depois do entardecer bagunça nosso ciclo circadiano, o popular relógio biológico. Como consequência, alteraria o nível e o funcionamento de estrogênio e progesterona — os hormônios sexuais femininos. E sabe-se que essas substâncias, em excesso, estão ligadas a tumores femininos.

“Investigações mais aprofundadas são necessárias para que essa associação seja confirmada e, se for o caso, melhor compreendida”, comentou, em comunicado à imprensa, o oncologista Stephen Stefani, do Hospital do Câncer Mãe de Deus, no Rio Grande do Sul.

 

Vale destacar que as luzes artificiais não saem apenas de postes ou lâmpadas na sala. O seu celular é uma fonte e tanto de luminosidade — e pode, sim, destrambelhar o relógio biológico, principalmente se você recorre a ele na cama, quando deveria estar dormindo.

Fonte: Editora Abril

Pabllo Vittar passa por cirurgia após infecção, mas tranquiliza fãs

A ausência de Pabllo Vittar no ‘Criança Esperança’ que foi ao ar no último sábado (21) foi sentida pelos fãs que aguardavam ansiosamente a participação da drag queen no show especial. O motivo deixou o público ainda mais preocupado: uma infecção na boca, que obrigou a cantora a se submeter a uma cirurgia.

Passado o susto, Pabllo aproveitou as redes sociais para tranquilizar seus admiradores, dizendo que já retirou os dentes que causaram o problema. “Eu tirei, minha gente. Não estou conseguindo falar direito. Olha aqui, meu irmão, o tamanho”, declarou ela, após o procedimento.

Vittar ainda brincou sobre o destino que dará aos dentes extraídos: “Vou fazer um par de brinco, um colar e um anel banhados a ouro”, divertiu-se a cantora, comendo sorvete.

fonte: Noticias ao Minuto