LOGO-NEWS-CARIRI

Várzea Alegre se destaca Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM)

Publicidade

O município de Várzea Alegre se destaca em 2017 no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM). O indicador é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios. Ao cumprirem os critérios do IQM, os municípios melhoram as receitas do ICMS em 2%.

Numa pontuação de 0 a 1, a avaliação de Várzea Alegre foi de 0,7. No ano passado, a pontuação de Várzea Alegre foi 0,3, quatro pontos a menos. As inscrições para participar da avaliação aconteceram de 5 de abril a 7 de maio e a visita técnica aconteceu dia 1 de junho de 2017.

A atuação das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Infraestrutura, foi fundamental para o destaque. A secretaria de Infraestrutura, sob gestão de Elonmarcos Cândido, vem trabalhando a coleta sistemática do lixo urbano e cuidando da limpeza de canais que cortam a cidade, entre outras ações que ajudam à preservação do meio ambiente.

A informação foi repassada nesta quarta-feira, 13, pela equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente, tendo à frente, o secretário J. Marcílio.

Nestes seis meses da administração Governo de Várzea Alegre, a cidade teve organizada a coleta sistemática do lixo, desenvolveu eclética programação na Semana Municipal de Meio Ambiente, fez adesão ao projeto de coleta de resíduos sólidos do Estado, tem apoiado a direção da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre, promoveu a Festa Anual das Árvores com Pedalada Ecológica, realizou Exposição de fotos e vídeos trabalhando a conscientização ambiental, realizou campanha para coleta de pilhas, baterias e óleo usados e lançou projeto para reciclagem de pneus. Todas essas atividades contribuíram para o desempenho positivo de Várzea Alegre no IQM.

O prefeito Zé Helder (PMDB), comemorou o resultado do IQM, destacando como mais um feito positivo da sua terceira gestão e dividiu o sucesso das iniciativas que resultarão em melhorias no repasse do ICMS com todos os membros das equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura. Ele classificou as equipes como dedicadas à causa da preservação do Meio Ambiente, que gera melhor qualidade de vida para a população.

Para J. Marcílio, o trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e de sua equipe tem o objetivo de colaborar com a gestão e com a população de Várzea Alegre para que o Meio Ambiente seja preservado e as pessoas entendam a importância dessas ações em suas vidas.

Segundo a assistente executiva da Secretaria de Meio Ambiente, a bióloga e especialista em gestão ambiental, Helena Vilar, Várzea alegre ficou no segundo grupo que é o grupo do segundo lugar. “Nesse grupo do segundo lugar foram 12 cidades do Ceará e nós estamos entre estas 12 cidades”, disse.

Ela também disse que o resultado foi muito bom. “Foi muito bom, pois, cidades maiores e de grande porte ficaram com nota inferior à nossa”, argumentou.

Elonmarcos Correia comentou que a Infraestrutura demanda muito trabalho, ma, graças ao empenho de todos da equipe e do governo, as ações desempenhadas começas a aparecer com resultados bem positivos.

A soma que elevou o IQM de Várzea Alegre passou pelos seguintes critérios e respectivas notas:

Requisito I (Peso 0,1) – Implantação da estrutura Operacional definida no PGIRSU – Pontuação 0,1;
Requisito II (Peso 0,1) – Implantação da coleta sistemática – Pontuação 0,1;
Requisito III (Peso 0,3) – Implantação da coleta seletiva – Pontuação 0,3;
Requisito IV (Peso 0,2) – Apresentação da Licença de Instalação válida para disposição final dos resíduos sólidos urbanos, preferencialmente – Pontuação 0,2;
Requisito V (Peso 0,3) – Licença de Operação válida para disposição final de resíduos sólidos urbanos – Pontuação 0,0.

Assessoria de Comunicação

Leia também

TV News Cariri

Publicidade

Contatos:

E-mail : nnewscariri@gmail.com

Últimas