Prefeito de Cedro conseguiu duas salas de cinemas para sua cidade

Publicidade

Na solenidade de lançamento do Ceará Filmes – Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital, nesta terça-feira (09/5), presenças do governador Camilo Santana, do diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Manoel Rangel, do prefeito Dr. Nilson Diniz e membros da equipe de governo – secretária de Cultura Aparecida Evangelista, chefe de Gabinete Maurício Bezerra e representante da secretaria de Educação, Cícero Alves.  A solenidade foi no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza.

O Programa está dividido em sete eixos (Produção, Distribuição, Exibição, Preservação, Formação, Rede Institucional e Legislação) e contemplará ainda os municípios de Amontada, Aquiraz, Crato, Iguatu, Itaitinga, São Benedito e Tauá. O investimento irá viabilizar o Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secult, o programa Cinema nas Cidades e o Edital TV Ceará Inédito com recursos da ordem de R$ 59,5 milhões.

Dr. Nilson Diniz enfatizou a importância da construção das salas de cinemas no município de Cedro. “Estamos felizes por assinar o convênio com o governo do Estado. Os investimentos em políticas públicas, unindo-se educação e saúde, são meios de diminuir a violência. Precisamos alimentar nossa juventude de cultura, de arte, de oportunidades”.

A escolha das cidades levou em consideração o potencial de elas se constituírem polos regionais capazes de atrair expectadores dos municípios do seu entorno. Para a secretária Aparecida, as salas de cinema representam passo significativo para atrair os jovens no acesso à cultura, à democratização das obras audiovisuais.

A obra tem o valor global estimado de R$ 2,4 milhões, com recursos orçamentários oriundos do Tesouro do Estado e Convênio Federal. As duas salas de cinema serão construídas ao lado do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) – uma com capacidade para 100 espectadores e outra, para 200.

O governador Camilo Santana avisa que, em breve, visitará o município de Cedro para dar a ordem de serviço. “É um momento importante para o Estado do Ceará e em especial para Cedro, cuja obra já está licitada e permitirá que a população possa ter um novo espaço de oportunidade para a diversão e a cultura”.

Nas redes sociais os internautas se manifestaram, demonstrando felicidade pela escolha do município para construção das salas de cinemas. “Com certeza é uma grande oportunidade de lazer para todas as idades”, explica o jovem Alyson Ítalo. Outros munícipes destacaram a importância do gestor municipal em buscar esta obra, e que o novo espaço permitirá o crescimento do município e a geração de emprego. Assessoria de Imprensa

Publicidade

Leia também