Obra vai deixar 800 mil pessoas de áreas do Recife, Jaboatão e Camaragibe sem água

Publicidade

A Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa) informou, nesta segunda-feira (1º), que realizará manutenção de grande porte no sistema de abastecimento de Tapacurá. Por isso, o fornecimento de água será suspenso a partir das 20h de terça-feira (2). A obra afetará, segundo a Compesa, 800 mil pessoas.

Ao todo, terão o serviço paralisado, até as 20h de sexta-feira (5), localidades da área central e das Zonas Norte e Oeste do Recife, bem como de Jaboatão dos Guararapes. Toda a cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana, vai ser atingida.

Para evitar que todas as áreas atendidas pelo Sistema Tapacura fiquem desabastecidas durante três dias consecutivos, a Compesa pretende destinar água do sistema integrado Alto do Céu/ Pirapama. Com isso, busca garantir a distribuição para alguns bairros de Recife. (Veja lista abaixo)

Em algumas localidades da capital pernambucana e de Jaboatão dos Guararapes e toda a cidade de Camaragibe, no entanto, isso não será possível. Não haverá água no período da obra.

Essas áreas recebem água apenas do sistema que será paralisado e não têm condições de se atendidas por outras adutoras. O serviço será retomado gradativamente a partir da sexta.

Obra

O serviço faz parte das obras de modernização do sistema. A meta é usar novas tecnologias de medição de vazão e pressão no controle operacional, aumentando, assim, o combate a perdas de água.

A intervenção vai permitir a interligação de tubulações de grande diâmetro (700 mm e 900 mm) da rede. Será realizada na Rua Terra Grande, na esquina com a Estrada do Barbalho, perto do Detran, no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife.

Por causa dos trabalhos, vias da região serão parcialmente interditadas (uma das faixas). O desvio no trânsito deverá ser feito nas próprias ruas, conforme sinalização e orientações da Autarquia de Trânsito e Transportes do Recife (CTTU).

Projeto

A obra de adequação e ampliação da rede de distribuição de água nesses bairros foi iniciada em setembro de 2016 e deve ser concluída até dezembro deste ano. Ao todo, serão assentados 24 quilômetros de tubulações e implantadas seis Válvulas Redutoras de Pressão (VRP) e um macromedidor.

A obra, que já está 70% concluída, tem investimentos de R$ 8,1 milhões. Os recursos são dos governos federal e de Pernambuco.

Confira as áreas sem abastecimento

Recife (de quarta a sexta)
Aflitos
Caxangá
Cidade Universitária
Engenho do Meio
Iputinga
Bomba Grande
Brasilit
Detran
Jiquiá
Mustardinha
San Marin
Brasilit
Roda de Fogo
Rosarinho
Torreão
Totó
Torrões
Várzea
Jardim Petrópolis
Loteamento Nova Caxangá
Loteamento Nova Morada

Recife (só na quarta-feira)
Afogados
Alto do Mandu
Apipucos
Bairro do Recife
Boa Vista
Bongi
Cabanga
Casa Amarela
Coelhos
Cordeiro
Coque
Derby
Dois Irmãos
Espinheiro
Graças
Ilha do Leite
Ilha do Retitro
Ilha Joana Bezerra
Alto Santa Isabel
Macaxeira
Madalena
Monsenhor Fabrício
Monteiro
Pausandu
Prado
Santo Amaro
Santo Antônio
São José
Soledade
Tamarineira
Torre
Zumbi

Recife (só na quinta-feira)
Água Fria
Arruda
Beberibe
Bomba do Hemetério
Cajueiro
Campina do Barreto
Campo Grande
Encruzilhada
Fundão
Hipódromo
Jaqueira
Parnamirim
Ponto de Parada
Porto da Madeira

Recife (quarta e sexta)
Alto do Mandu
Apipucos
Bongi
Casa Amarela
Cordeiro
Detran
Dois Irmãos
Alto Santa Isabel
Maxaceira
Madalenba
Monsenhor Fabrício
Monteiro

Jaboatão (quarta a sexta)
Socorro
Sucupira
Jaboatão velho
Curados (I, II, II e IV)
Zumbi do Pacheco
Morros de Cavaleiro

g1

Publicidade

Leia também