Prefeito Arnon Bezerra assume vice-presidência, na Frente Nacional dos Prefeitos, em Brasília

Publicidade

O prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, assumiu na última terça-feira, durante a realização do IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), em Brasília, a vice-presidência da Frente Nacional de Prefeitos. Ele participa do evento, que tem parceria com a CAIXA e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na ocasião do evento, foi assinado protocolo de intenções para fortalecer e apoiar o Observatório de Consórcios Públicos no país.

O Prefeito estará diretamente responsável pelos debates, discussões e ações políticas da entidade, no que diz respeito ao segmento “Desenvolvimento e Infraestrutura”. O irá trabalhar junto ao governo federal nos pleitos do interesse dos gestores municipais nessa área. José Arnon avalia que os municípios brasileiros, em sua grande maioria, possuem elevado passivo no quesito investimentos em infraestrutura.

Na sua administração à frente do maior Município do interior do Estado, Juazeiro do Norte, o prefeito tem intensificado sua atuação em projetos na área de mobilidade urbana, além de melhoria na infraestrutura para o turismo religioso. Arnon aproveita estada em Brasília para contatos também ministeriais. Projetos na atual administração do Prefeito Arnon Bezerra estão sendo direcionados.

Frente Nacional de Prefeitos

Fundada em 1989, a FNP é a única entidade municipalista nacional dirigida exclusivamente por prefeitas e prefeitos em exercício dos seus mandatos. Tem como foco de atuação os 658 municípios com mais de 50 mil habitantes (critério indicador de cidades médias, segundo estudo da CGLU e IPEA). Esse recorte abrange 100% das capitais, 68% dos habitantes e 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A entidade é organizada em diretoria executiva, vice-presidências temáticas, por faixa populacional, estaduais e um conselho fiscal.

Evento em Brasília

Em Brasília, um dos temas centrais que vem sendo debatidos é a  “A democratização e a sustentabilidade dos sistemas de transporte público”. O evento reúne representantes do governo federal, gestores e entidades. Atividade, promoveu uma ampla discussão sobre formas de financiamento para transportes que movam a coletividade. Na abertura do EMDS, foi exibido vídeo do Secretário Geral da ONU, António Guterres. Na mensagem, Guterres ressaltou o papel dos municípios para o cumprimento da Agenda 2030 e convocou os gestores públicos locais a fortalecerem iniciativas que promovam o combate à pobreza, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade do planeta.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, ressaltou o desempenho e o protagonismo dos municípios para o alcance do desenvolvimento sustentável. “Cada vez mais, os municípios têm um papel central na formulação de políticas públicas. E o EMDS é o espaço para essa troca de experiências”, disse.

Publicidade

Leia também