Crato – Audiência Pública discutirá implantação de escola no prédio do Sesi

A Câmara Municipal do Crato promoverá a segunda Audiência Pública da atual Legislatura. O encontro será realizado na próxima sexta-feira, 7, e debaterá propostas para a implantação de uma escola municipal em tempo integral no prédio do Sesi, localizado a Avenida Padre Cícero e desativado há alguns anos.

Segundo o autor da proposta, vereador Roberto Anastácio (PTN), a audiência visa somar forças políticas para este fim. “Uma escola modelo em tempo integral voltada à grade curricular de ensino e suplementada com atividades de esporte, cultura e lazer para as nossas crianças e pré-adolescentes”, explica o vereador.

Para isto, a pedido do parlamentar, foram convidados senadores e deputados estaduais e federais que obtiveram votos em Crato. Igualmente, receberam convites o prefeito do Crato, José Ailton Brasil, e o governador do estado, Camilo Santana, além de representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi).

De acordo com Roberto Anastácio, a escola possibilitará a formação de cidadãos, além de atletas e artistas profissionais. “A Mesa Diretora já está fazendo os devidos contatos”, finaliza o vereador Bebeto ao acrescentar que a participação popular à Audiência Pública é de grande importância.

 

Demutran instala novos semáforos em Juazeiro do Norte

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Juazeiro do Norte, modificou a sinalização de alguns pontos da cidade. A mudança foi feita com o objetivo de melhorar, dar mais fluidez e organizar o tráfego de motoristas e pedestres.

Em três cruzamentos da cidade foram instalados novos semáforos. Na avenida Padre Cícero com avenida Carlos Cruz, avenida Paulo Maia e Hildegarda Barbosa, foi instalado um semáforo e o canteiro central foi aberto para dar mais fluidez ao trânsito. O projeto inicial previa um sinal com quatro tempos, mas após a instalação, e devido ao grande número de engarrafamentos, o Demutran alterou de quatro para três tempos. O sinal abre simultaneamente na avenida Padre Cícero e uma vez para quem vai da avenida Carlos Cruz para a avenida Padre Cícero ou para a avenida Paulo Maia e uma vez para quem vai da rua Hildegarda Barbosa para a avenida Padre Cícero ou avenida Carlos Cruz.

Os outros dois semáforos foram instalados em pontos que a comunidade já solicitava. No cruzamento da Avenida Humberto Bezerra com Rui Barbosa e rua Vaqueiro Raimundo Jacó. O outro semáforo foi posto no cruzamento das avenidas Ailton Gomes com Maria Letícia Pereira, próximo ao Centro Universitário Leão Sampaio.

As mudanças que são realizadas pelo Demutran, sempre são feitas após uma série de estudos. “Toda mudança visa o benefício da comunidade. Claro que teremos que ter paciência e nenhuma mudança é definitiva, e pode ser reavaliada. Escutamos as críticas, reavaliamos e buscamos melhorar”, afirmou Cláudia Barbosa, chefe do setor de Educação e Estatística do Demutran de Juazeiro do Norte.

MEC publica portaria que fixa novas regras do Enem

O Ministério da Educação (MEC) publicou dia (4) no Diário Oficial da União portaria que fixa as novas regras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento oficializa as mudanças anunciadas pela pasta no início de março. A partir deste ano, o Enem não servirá mais como certificado de conclusão do ensino médio, e os resultados do exame por escola deixarão de ser divulgados.

A portaria substitui a regra anterior, vigente desde 2010. O exame, que até o ano passado poderia servir como uma espécie de “diploma”do ensino médio, agora será voltado principalmente ao acesso ao ensino superior. A certificação da etapa será feita pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A nova medida apresenta uma mudança em relação à divulgação dos dados. A portaria anterior dizia que os estudantes, além dos resultados individuais, teriam acesso aos resultados globais. Agora, quem prestar o Enem saberá apenas como foi o próprio desempenho. As regras anteriores, diziam que os resultados “estarão” disponíveis para as instituições de ensino superior, secretarias estaduais de Educação e pesquisadores. As novas regras definem que os dados “poderão” ser disponibilizados aos órgãos integrantes da estrutura do Ministério da Educação, para uso dos programas governamentais, e a pesquisadores.

Até o ano passado, a pasta divulgava os resutados do Enem por escola no segundo semestre do ano seguinte à aplicação do exame. A pasta decidiu não mais fazer a divulgação para evitar a elaboração de rankings. A qualidade do ensino médio passa a ser aferida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Edital

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira (Inep), o edital do Enem 2017 será publicado na próxima segunda-feira (10). O documento deverá detalhar as regras do exame, bem como definir a taxa que será cobrada dos participantes não isentos.

O MEC anunciou que neste ano, o Enem será aplicado pela primeira vez em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições estarão abertas de 8 a 19 de maio. O resultado do exame será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

O Enem é usado para seleção de vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); de bolsas no ensino superior privado, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); e, para obtenção de financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Confira de quem é a melhor internet móvel do Ceará, segundo a Anatel

Segundo ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizado pelo site Meu Melhor Plano, no Ceará, a Vivo lidera nos dois rankings de satisfação da agência reguladora em 2016. A operadora Vivo lidera tanto no ranking de satisfação geral Pós-Pago quanto no Pré-Pago. Em segundo lugar aparecem Claro e TIM no Pós-Pago e somente a Claro no Pré-Pago. A Oi é a última tanto no Pós-Pago quanto no Pré-Pago, mas, neste último, a TIM também é lanterna.

No Pós-Pago, a Vivo fica em primeiro com nota de 7,65. A Claro, vice-líder, tem 7,09. TIM fica em terceiro com 6,79 e Oi é a última com 5,65. Considerando-se a margem de erro há empate técnico entre Claro e TIM.
No ranking Pré-Pago, a Vivo tem nota de 7,62 em primeiro. Em segundo lugar a Claro tem 7,13, seguido pela TIM com 6,64 e a Oi em último com 6,41. Considerando-se a margem de erro há empate técnico entre Oi e TIM.
No Brasil, observa-se uma média de satisfação geral de 6,86, sendo que na 1ª posição nacional aparece a Porto Seguro com 8,12. Há um empate estatístico na 2ª posição entre Vivo (7,03) e Nextel (7,02). Na 3ª posição está a Claro (6,93). Há um empate estatístico na 4ª posição entre Algar (6,91) e TIM (6,81) e a 5ª posição e última é a Oi (6,24).

Diario do Nordeste

Dos Anjos comemora duelo contra Saffiedine: “É a luta que eu precisava”

Rafael dos Anjos pediu um adversário de peso para sua estreia no peso-meio-médio (até 77kg) e foi atendido pelo Ultimate, que colocou o ex-campeão dos leves (até 70kg) para fazer a luta principal do UFC Singapura, dia 17 de junho, contra Tarec Saffiedine, décimo colocado no ranking da divisão. O brasileiro fez questão de elogiar seu próximo oponente e se disse satisfeito pelo casamento do combate.

– Acho que o Tarec é um cara duro, ex-campeão do Strikeforce, está no top 10 do meio-médio. É a luta que eu precisava. O Saffiedine já ganhou de grandes nomes, vai ser bom para mim conseguir uma vitória em cima de um cara top 10. Vou ter que recomeçar tudo de novo, tenho isso claro na minha cabeça, que terei que reconstruir tudo que fiz no peso-leve, e nada melhor que a luta inicial ser contra um ex-campeão do Strikeforce, para mostrar para todo mundo que vim para ficar nesse peso aí – afirmou, em entrevista ao Combate.com.

Montagem Rafael dos Anjos x Tarec Saffiedine  (Foto: Editoria de arte)
Rafael dos Anjos e Tarec Saffiedine se enfrentam no dia 17 de junho (Foto: Editoria de arte)

A intenção de Dos Anjos era conseguir entrar no card do UFC 212, marcado para 3 de junho, no Rio de Janeiro, mas lutar em Singapura não chega a ser um problema para ele, que já está familiarizado com o país.

– Minha vontade seria lutar no Rio, mas infelizmente já tinham grandes nomes no card, é um card muito disputado e isso é um negócio. O UFC sabe que tenho muito mercado em Singapura também, vou a Singapura há seis, sete anos, já fiz treinamento para camp lá, tem a academia Evolve MMA, que sempre vou treinar. Acho que eles sabem de tudo isso. Meu último treinamento para o camp para o Eddie Alvarez fiz lá. Minha vontade era lutar no Rio, mas Singapura também será muito bom pra mim. Acho que vou fazer parte do treinamento aqui (nos Estados Unidos) e parte lá. Metade e metade. Vou para a Evolve faltando umas quatro, cinco semanas e termino o treinamento lá – contou.

Outro fator que tem deixado o ex-campeão dos leves mais tranquilo é o corte de peso menos agressivo que fará na nova categoria.

– Agora só estou feliz. Não tenho que me preocupar. Muitas pessoas até acham que não tenho que cortar peso para 77kg, mas eu ainda vou cortar. Meu peso seco, magro já, em forma, é 80kg, 82kg. Ainda vou cortar uns 4kg, 5kg neste peso. Mas é diferente dos leves, que estava sendo muito sacrificante para a minha saúde. Tenho treinado normalmente, estou numa dieta balanceada, tenho bons hábitos alimentares, estou com 90kg agora, treinando forte, e o corpo está respondendo bem. Tenho treinado com caras mais pesados, com caras do tamanho que vou lutar agora – concluiu.

UFC Fight Night
17 de junho, em Singapura
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Tarec Saffiedine
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Marcin Tybura
Peso-pesado: Cyril Asker x Walt Harris
Peso-leve: Takanori Gomi x Jon Tuck
Peso-mosca: Ulka Sasaki x Justin Scoggins
Peso-galo: Russell Doane x Kwan Ho Kwak
Peso-mosca: Naoki Inoue x Carls John de Tomas
Peso-pena: Wang Guan x adversário a ser anunciado

canal combate

Em jogo duro, Cruzeiro bate Nacional e leva vantagem para o Paraguai

O JOGO

Foi mais difícil do que o esperado, mas o Cruzeiro cumpriu a missão na estreia pela Copa Sul-Americana de 2017. Na noite desta terça-feira, no Mineirão, venceu o Nacional-PAR, por 2 a 1, com gols de Thiago Neves e Ramón Ábila. Jonathan Santana descontou para os paraguaios. O time do técnico Roberto Torres, vice-lanterna do campeonato nacional, surpreendeu e mostrou bom futebol, complicando a vida da Raposa, que teve sabedoria e paciência para virar o placar, após sofrer o gol no começo, e levar vantagem para a segunda partida.

 

globoesporte

Cavs batem Magic e cumprem papel antes de duelo pela liderança do Leste

Depois de tomar um susto com um duro início de jogo, o Cleveland Cavaliers colocou as coisas no seu devido lugar e cumpriu o seu papel com tranquilidade nesta terça-feira à noite, vencendo o já eliminado Orlando Magic, por 122 a 102, em casa, na Quicken Loan Arena, com direito a um triplo-duplo de LeBron James. O resultado positivo fez os Cavs se igualarem com o Boston Celtics, exatamente com a mesma campanha, na liderança da Conferência Leste da NBA. Nesta quarta, os dois líderes se enfrentam em Boston, valendo a primeira colocação isolada.

Mais uma vez, o trio de astro foi o grande responsável pela terceira vitória consecutiva do Cleveland. LeBron conseguiu mais seu 12º triplo-duplo nesta temporada, com 18 pontos, 11 rebotes e 11 assistências. Kevin Love foi o cestinha do jogo, com 28 pontos, além de 11 rebotes, um duplo-duplo. E Kyrie Irving também se destacou com 24 pontos.

LeBron James fez mais um triplo-duplo na vitória do Cleveland Cavaliers sobre o orlando Magic (Foto: Getty Images)LeBron James fez mais um triplo-duplo na vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Orlando Magic (Foto: Getty Images)

+ Quem deve ser o MVP da temporada? Clique e vote
+ Confira a classificação + tabela de jogos + estatísticas
+ Confira a grade de programação completa da NBA no Brasil
+ NBA League Pass: assine e assista a jogos ao vivo
+ Veja os produtos oficiais dos times na Loja NBA.com
+ Acompanhe o dia a dia e as principais notícias da NBA

No Orlando, que sofreu a quinta derrota seguida e continua na 14ª e penúltima posição do Leste, Evan Fournier marcou 21 pontos e foi o melhor jogador da equipe em quadra.

Apesar da grande diferença de desempenho das duas equipes da competição, foi o Magic que começou a partida melhor e, mesmo jogando fora de casa, foi para o intervalo ganhando por 55 a 53. A partir do terceiro período, no entanto, os Cavs fizeram valer a melhor qualidade, buscaram a virada e abriram boa diferença, finalizando com triunfo com 20 pontos de vantagem.

Campanhas
Cavaliers: 50v, 27d (1º no Leste)
Magic: 27v, 51d (14º no Leste)

Próximos jogos
Cavaliers: contra os Celtics, quarta-feira, em Boston
Magic: contra os Nets, quinta-feira, em Orlando

PACERS SE RECUPERAM EM JOGO COM CONFUSÃO NO FIM

Até a metade do jogo o Indiana Pacers perdiam para o Toronto Raptors em casa. Mas Paul George acertou a mão, marcou 35 pontos, pegou 10 rebotes e ajudou o time de Indiana a quebrar uma incômoda série de quatro derrotas seguidas com uma vitória por 108 a 90. Do lado da franquia canadense, já garantida nos playoffs, DeMar DeRozan foi o cestinha, com 27 pontos. Lucas Bebê não entrou em quadra.

No fim do jogo, uma cesta desnecessária de Lance Stephenson, dos Pacers, causou uma confusão em quadra. Nos segundos finais, quando o time da casa já vencia por 105 a 90, Stephenson foi para o ataque sem qualquer marcação e converteu mais dois pontos em uma bandeja, ao invés de apenas deixar o tempo passar, como é de praxe na NBA. A falta de fair play revoltou alguns jogadores dos Raptors, principalmente DeMar DeRozan e PJ Tucker, que foram pra cima do adversário. Depois de empurrões de todos os lados, os ânimos se acalmaram.

Campanhas
Pacers: 38v, 40d (8º no Leste).
Raptors: 47v, 31d (3º do Leste).

Próximos jogos
Pacers: contra os Bucks, quinta-feira, em Indiana.
Raptors: contra os Pistons, quarta-feira, em Detroit.

HORNETS PERDEM NA BRIGA PELOS PLAYOFFS

Ainda na briga pelos playoffs, o Charlotte Hornets perdeu fora de casa para o já classificado Washington Wizards por 118 a 111 e está em 10º na Conferência Leste – o Indiana Pacers, em 8º, agradece. O terceiro quarto, quando anotou metade dos pontos do adversário – 36 x 18 – foi fatal. Nem adiantou Kemba Walker anotar 37 pontos e ser o cestinha do jogo. John Wall fez dois a menos e liderou nos Wizards com 13 assistências.

Campanhas
Hornets: 36v, 42d (10º no Leste).
Wizards: 47v, 31d (4º do Leste).

Próximos jogos
Hornets: contra o Heat, quarta-feira, em Charlotte.
Wizards: contra os Knicks, quinta-feira, em Nova York

LANTERNA, NETS VENCEM A TERCEIRA SEGUIDA

Equipe de pior campanha na atual temporada da NBA, o Brooklyn Nets vem surpreendendo vários adversários nesta reta final da competição, em um momento que joga sem maiores responsabilidades e apenas cumprindo tabela. Nesta terça, jogando fora de casa, o time de Nova York atropelou o Philadelphia 76ers, por 141 a 118, conseguindo a terceira vitória seguida, depois de bater Magic e Hawks.

Novamente. Brook Lopez teve bom desempenho ao marcar 16 pontos, e Jeremy Lin também foi importante com 16 pontos para os Nets. Pelos Sixers,Timothe Luwawu-Cababarrot marcou 19 pontos. O brasileiro Tiago Splitter atuou por sete minutos, fez seis pontos e pegou um rebote.

Campanhas
76ers: 28v, 50d (13º no Leste)
Nets: 19v, 59d (15º no Leste)

Próximos jogos
76ers: contra os Bulls, quinta-feira, em Filadélfia
Nets: contra o Magic, quinta-feira, em Orlando

globoesporte

Número de casos de febre chikungunya no Ceará dobra em uma semana

O número de casos confirmados de febre chikungunya confirmados no Ceará em 2017 mais que dobraram no intervalo de uma semana. De acordo com boletim epidemiológico divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará nesta terça-feira (4), o estado tem 2.677 registros da doença; na semana anterior, eram 1.281 confirmações.

A doença causou uma morte neste ano, em Fortaleza, em fevereiro. Ainda conforme a secretaria, quase metade dos casos da doença ocorrem na capital cearense, com 1.385 confirmações até a primeira semana de abril. Em Caucaia, são 397 casos.

Chikungunya e os sintomas

Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue. O risco aumenta em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles também picam principalmente durante o dia.

Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações.

Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.

Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos.

De acordo com a OMS, complicações graves são incomuns. Em casos mais raros, há relatos de complicações cardíacas e neurológicas, principalmente em pacientes idosos. Com frequência, os sintomas são tão brandos que a infecção não chega a ser identificada, ou é erroneamente diagnosticada como dengue.

Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas.

Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.

Instalador proibido de se jogar em redes diz que foi prejudicado: ‘Não posso mais divulgar meu trabalho’

O Instalador de redes de proteção de janelas Luís Paulo Mendes da Silva, de 30 anos, que ficou conhecido por testar o produto se jogando sobre a rede de segurança, após a instalação, contou ao G1 que se sentiu prejudicado após o Ministério Público do Trabalho (MPT) o proibir de realizar o “teste”.

O profissional foi orientado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual se compromete a seguir a determinação, sob multa de R$ 10 mil em caso de descumprimento. O documento foi assinado no dia 29 de março, mas a informação só foi divulgada pelo MPT nesta terça-feira (4).

De acordo com Luís Paulo, que mantém uma empresa ao lado da mulher e de uma irmã, publicar vídeos onde aparecia se jogando nas redes de proteção era a forma usada para divulgar o trabalho dele e mostrar a qualidade do produto para os clientes.

“Não posso mais divulgar meu trabalho e nem mostrar a qualidade para o cliente. Esse era o meu diferencial. Ninguém faz esse teste além de mim. Acho um absurdo, mas tenho que seguir [a determinação]. Não tenho como pagar essa multa”, contou.

Segundo ele, os clientes estão cobrando que ele faça o teste. “Os clientes ficam falando: ‘Faz um testezinho’. Mas eu não posso. Ando com o papel no bolso para mostrar para as pessoas”, completou.

Morador de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, Luís Paulo ficou famoso nas redes sociais em fevereiro deste ano, após postar um vídeo no qual aparece se jogando em uma tela de proteção, que ele mesmo instalou na varanda de um apartamento na capital.

Poucas horas após a publicação, o vídeo já tinha mais de oito mil visualizações. Em entrevista ao G1 em fevereiro, Luís Paulo contou que após compartilhar o vídeo nas redes sociais, a procura pelo serviço aumentou de 10 para 50 por semana. Nesta quarta-feira, o instalador contou que atualmente atende 24 clientes por semana.

“Eu atendo 4 pessoas por dia, de segunda a sábado. São 24 por semana. Tenho clientes em Feira de Santana, Praia do Forte, em Salvador. Atendo na Bahia toda. É só chamar”, disse.

Segundo Luís Paulo, a rede de proteção que usa suporta até 300 kg por metro quadrado, mas, ainda assim, os consumidores devem fazer a manutenção. Ele pesa 70 kg e não se sente em risco ao fazer os testes.

“Ela [a rede] só não suporta faca, tesoura e bago de cigarro. Ela foi feita para aguentar peso, mas a tela deve passar por uma revisão a cada dois anos”, destacou.

Luís contou que, apesar da procura por instalação de redes ser maior, a empresa dele também oferece serviços como tela para mosquitos, varal de teto, película solar e papel de parede.

Apesar de jovem, Luís Paulo trabalha com a instalação de redes e proteção e outros serviços há 15 anos. Ele contou ao G1 que começou o trabalho na área por causa da mãe, que o colocou para fazer o serviço junto com o irmão mais velho.

“Eu estudava pela manhã e pela tarde jogava gude, empinava arraia [pipa]. Então, minha mãe disse: você vai trabalhar porque filho meu não vai ‘dar para vagabundo’. Depois disso eu ia estudar pela manhã e pela tarde eu ia instalar redes com meu irmão que trabalhava com isso. A partir daí eu não parei mais”, contou.

g1

Laerte inspira primeiro documentário nacional da Netflix

A artista visual Laerte Coutinho será a grande estrela do primeiro documentário original da Netflix Brasil. O filão documental da plataforma de streaming, premiado com Oscar por “Os Capacetes Brancos”, neste ano, revelará como o criador de personagens como “Gato e Gata” e “Piratas do Tietê” encara o processo de mudança de sexo. Com direção de Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, “Laerte-se” estreia no dia 19 de maio.

O documentário mostra como a artista, que tinha quase 60 anos como homem, era pai de três filhos, e tinha sido casado três vezes, decidiu apresentar-se como mulher.

“Enquanto faz uma reforma em casa, Laerte se pergunta sobre se deve ou não fazer um implante de seios. A partir desta questão, desenrola-se uma série de perguntas difíceis sobre o que é, afinal, ser mulher”, diz a sinopse da produção.

noticiasaominuto

Marisa Monte: 30 anos de carreia em plena forma

Marisa Monte celebrará 50 anos de vida no próximo dia 1º de julho em plena forma artística. A cantora e compositora, que despontou no cenário musical carioca há 30 anos, lançará, agora em 2017, um trabalho em parceira com Paulinho da Viola.

Os dois artistas pegarão a estrada a partir de maio. O concerto em conjunto passará por três capitais do Brasil: São Paulo (5, 6 e 7 de maio, no Citibank Hall), Belo Horizonte (20 de maio, no BH Hall) e Rio de Janeiro (09 e 10 de junho, no Metropolitan). Há a previsão, no entanto, de que turnê seja ampliada.

Como em parcerias anteriores, como “Noturna”, com o cantor capixaba Silva, lançada ano passado, ou com a dos Tribalistas, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, o trabalho com Paulinho é fincado em amizade. Os dois já tinham trocado declarações de admiração nos palcos um do outro, mas nada como agora. O aniversário é de Marisa, mas o público é que tem motivo para agradecer.

noticiasaominuto