Sesc promove o incentivo à cultura do cordel

Publicidade

Nesta segunda-feira (27), o Sistema Fecomércio – CE, por meio do seu braço social, o Sesc*, promove mais uma edição do projeto Sesc Cordel. A atividade acontece a partir das 8 horas, na Feira Livre do Crato, onde é lançado o cordel “Maria Bonita: A Rainha Cangaceira”, de autoria do poeta Ernane Tavares. O acesso é gratuito.

Além do lançamento do folheto, a programação conta com a presença de artistas e poetas locais, como cordelistas, xilógrafos e repentistas, que integram o público em atividades de entretenimento.

A proposta é uma maneira de ampliar a divulgação da cultura de cordel com pluralidade e, ao mesmo tempo, proporcionar destaque as suas características regionais.

Sobre o Sesc Cordel

O Sesc Cordel é realizado pela Unidade Crato com o objetivo de oportunizar a seleção, publicação e lançamento de folhetos de cordel, com vistas à posterior disponibilização, para empréstimo e consulta, na Cordelteca, que fica na própria instituição. A ideia é ainda propor o incentivo junto à comunidade no acesso e a valorização da literatura popular. O Sesc Cordel é uma atividade gratuita e acontece sempre na última segura-feira do mês, na Feira Livre do Crato.

Sobre o autor

Ernane Tavares é natural do Sítio Farias em Arajara, localizado no município de Barbalha. Ele é poeta e escreve literatura de cordel, sendo membro da Academia dos Cordelistas do Crato, ocupando a cadeira n° 12. Além disso, Ernane é um dos fundadores da Sociedade dos Poetas de Barbalha ocupando a cadeira n° 1. O artista contemplado pelo Sesc Cordel realiza pesquisas sobre histórias regionais e já publicou os seguintes trabalhos: 20 anos de Bala no Sertão; Barbalha na Visão Poética; Vicente Finim, Um Lobisomem de Verdade; Patativa do Assaré; A Defesa do Jumento e Candeeiro Voador.

SERVIÇO

Sesc Cordel – Unidade Crato do Sesc

Local: Feira Livre do Crato (Avenida José Alves de Figueiredo, S/N – Centro)

Data: 27/3

Horário: 8h

Informações: (88) 3523.4444

:::Gratuito:::

*Entidade mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

www.sesc-ce.com.br

Facebook: /sescceara

Twitter: @sesc_ce

Instagram: sescce

Jornalistas Responsáveis: Jardeline Santos – (85) 3452.9060 / 99652.8097 / Ingrid Freitas – (85) 3464.9323 / 99662.9165 / Filipe Dutra – (85) 98707.3064 /
Manuella Cysne – (85) 98595.0505 / Carla Pinto – (85) 98802.6181

Gerência ASCOM Sesc Ceará: Tábata Alencar

Publicidade

Leia também