Dom Gilberto nomeia cura da Catedral e administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

À esquerda está o padre José Vicente, cura da Catedral Nossa Senhora da Penha, e à direita o padre Aureliano, administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Publicidade

O bispo dom Gilberto Pastana nomeou na manhã de hoje, dia primeiro de março, o Padre José Vicente Pinto de Alencar Silva como novo cura da Catedral Nossa Senhora da Penha, e o padre Aureliano de Sousa Gondim como administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, ambas em Crato.

O padre José Vicente é um dos padres mais experientes da diocese de Crato. Com 59 anos de vida e 23 anos de sacerdócio, o novo cura da Catedral já foi Vice Reitor do Seminário Diocesano São José (1995), Reitor do mesmo Seminário (1995 a 2002) e estudou mestrado em Roma (2002 a 2008). Padre José Vicente também já foi administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Crato. Na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Crato, ele está como pároco desde 20 de julho de 2010.

Além de exercer a função de pároco, padre José Vicente está atualmente como Vigário Geral da diocese de Crato, Vice Presidente da Associação Amigos do Seminário São José e Assistente Eclesiástico da Escola Diaconal, fazendo também membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Agora ele deve assumir a missão de Cura da Catedral Nossa Senhora da Penha no lugar do monsenhor Francisco Edimilson Neves Ferreira, eleito bispo da diocese de Tianguá no dia 15 de fevereiro. “Recebo esta nomeação com surpresa e alegria. Sinto-me desafiado pela responsabilidade diante do belo trabalho realizado pelo padre Edimilson, em especial no âmbito litúrgico e pastoral, mas procurarei dar andamento. Também me coloco a disposição de cumprir o que requer a nossa missão de padre: ir aonde a Igreja manda”, falou.

A celebração de posse do padre José Vicente como Cura da Catedral Nossa Senhora da Penha está marcada para o dia 12 de março, às 9h, na Catedral.

Com a transferência do padre José Vicente para a Catedral, o padre Aureliano Gondim deverá assumir a Paróquia Nossa Senhora de Fátima como administrador paroquial. Ordenado em 4 de agosto de 2012, padre Aureliano tem 35 anos de vida e 4 de sacerdócio. Já foi vigário da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, onde ficou desde sua ordenação até 7 de agosto de 2016, sendo transferido para a Paróquia Menino Jesus de Praga, onde está até hoje. “Sou grato a dom Gilberto por esta nomeação que recebo com entusiasmo, na confiança de que irei realizar um bom trabalho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Sou grato também ao padre Cícero Leandro, ao monsenhor José Alves e a paróquia Menino Jesus de Praga pelo tempo que passei lá”, disse.

Padre Aureliano exerce um trabalho voltado para evangelização através dos meios de comunicação sociais. É atualmente o coordenador diocesano da Pastoral de Comunicação, compõe a Equipe Ampliada de Comunicação do Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ocupa também a função de diretor de programação da Rádio Educadora do Cariri e é mestrando em Comunicação Social pela Fundação Universitária Iberoamericana. A data da celebração de apresentação do padre Aureliano como administrador paroquial ainda não foi definida.

À esquerda está o padre José Vicente, cura da Catedral Nossa Senhora da Penha, e à direita o padre Aureliano, administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Publicidade

Leia também