Travesti agredida e esfaqueada no Ceará segue internada em hospital

A travesti que foi agredida neste domingo (19) em Morrinhos, na região norte de Ceará, segue internada na manhã desta segunda-feira (20) na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Paulete, de 42 anos, deu entrada na unidade hospitalar por volta de 6h30 do domingo e passou por procedimentos médicos. A Santa Casa informou que a paciente aguarda nova avaliação médica, e só então será repassado o estado de saúde.

Conforme a investigação da polícia, três homens são suspeitos de agredir a travesti. A delegada Rita de Cássia Vieira Barbosa, plantonista da Delegacia Regional de Acaraú, informou que o caso aconteceu por volta das 4 horas da manhã.

A travesti foi agredida no abdômen com uma faca, teve cortes no pescoço e chutes na cabeça. Até este domingo, duas pessoas haviam sido presas, suspeitas de participar da agressão. Não foram repassadas informações da motivação do crime.

Dandara
A agressão ocorre pouco mais de um mês do assassinato da travesti Dandada dos Santos, em Fortaleza. O crime aconteceu no dia 15 de fevereiro, no Bairro Bom Jardim, e ganhou repercussão nas redes sociais após o compartilhamento do vídeo que mostra a travesti sendo agredida por um grupo de homens no meio da rua. Oito pessoas já foram presas suspeitas de participação no assassinato de Dandara.

Várzea Alegre – Lançada programação da Festa Anual das Árvores

O prefeito Zé Helder (PMDB), e o secretário de Meio Ambiente, J. Marcílio realizaram nesta segunda-feira, 20, a abertura da Festa Anual das Árvores, que transcorrerá até 24 de março, dentro de uma programação do Governo do Estado, que Várzea Alegre aderiu.

O evento aconteceu na Praça Sérgio Ricardo, no bairro Varjota, contando com a participação de alunos das escolas Zulmira Siebra e Ormicinda Siebra e moradores da comunidade.

O tema da Festa Anual das Árvores em Várzea Alegre é “Quem planta árvores colhe chuva”.
O prefeito Zé Helder falou sobre a importância de plantar árvores e da contribuição que esse gesto dar para o meio ambiente.

Segundo o secretário J. Marcílio, foram distribuídas mais de cem mudas de diversos tipos de árvores.

Ainda de acordo com o secretário, foi lançado o projeto “Um pé de fruta no meu quintal”. A professora Liduina Sousa, moradora do bairro Varjota, recebeu uma muda de manga do tipo tome, simbolizando o início do projeto.

Sequência da programação:

Dia 21 – Exposição de vídeos e fotos na Escola Figueiredo Correia;
Dia 22 – Palestra sobre preservação da água, no Figueiredo Correia;
Dia 23 – As Trilhas da Mata Ciliar na Serra dos Cavalos;
Dia 24 – Troca de Plástico pela vida e Pedalada Ecológica, saída às 08h do Parque Cívico São Raimundo e às 20h Teatro de apresentações artísticas, culturais e feira criativa no Parque Cívico São Raimundo.

Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marco Filho
Foto: Augusto César
E-mail: imprensa@varzeaalegre.ce.gov.br

Morre arqueóloga Rosiane Limaverde, da Fundação Casa Grande de Nova Olinda

Faleceu nesta segunda-feira (20), a arqueóloga Rosiane Limaverde, 51, criadora da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, de Nova Olinda, na Região do Cariri. Rosiane realizava tratamento de câncer no ovário e não resistiu ao avanço da doença. Ela faleceu em casa, ao lado dos familiares. A arqueóloga tinha doutorada pela Universidade de Coimbra (Portugal), e era casada com o atual secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins.
Em sua página no facebook, o governador Camilo Santana lamentou a morte da arqueóloga, e classificou como grande pesar para comunidade científica do Cariri. O velório acontece a partir das 16 horas, no Teatro Violeta Arrais, em Nova Olinda. O corpo será cremado.

Flaviopintonews

Evanildo Simão se destaca á frente da coordenação do Instituto Agropolos no Cariri

O ex-prefeito da cidade de Mauriti, Evanildo Simão, que a convite do governador Camilo Santana assumiu  a coordenação do Instituto Agropolos no Cariri. Evanildo se destaca pela sua dinâmica de trabalho e articulações junto a diversos seguimentos, facilitando assim a boa relação do Instituto Agropolos com toda região do Cariri. Sempre com ideias inovadoras , buscando melhor servi as cidades da região .

Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero começa hoje no Cariri

Evento contará com a realização de conferências, palestras, mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos.

omeça nesta segunda-feira (20), a partir das 19h no Memorial Padre Cícero em Juazeiro do Norte, o Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero. Numa parceria da Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, o evento traz à tona o tema “Reabilitação… E agora?”. Serão mais de 600 participantes que discutirão o assunto.

O simpósio contará com a realização de conferências, palestras, mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos, se configurando num recorde para todas as edições já realizadas, além de lançamentos de livros. A maioria das apresentações culturais acontece no largo do Socorro, com coordenação e parceria da Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Coordenação de Cultura e SESC.

Reabilitação

O tema polêmico, como a reabilitação do Padre Cícero, foi debatido na edição anterior do Simpósio, mesmo antes ser anunciado pela Igreja Católica. Após o anúncio e muitas discussões, o assunto passa a ser pauta importante de debate acadêmico durante o este evento, o maior sobre estudos voltados para a temática da religiosidade no âmbito da academia.

O primeiro simpósio foi realizado no ano 1988, quando veio à tona a temática do Padre Cícero e os romeiros. No ano seguinte, o sacerdote e a beata Maria de Araújo que, junto com o padre, protagonizou o milagre do sangramento da hóstia, no ano de 1889. O contexto desse momento, que continua sendo alvo de estudos, foi debatido trazendo à tona pela primeira vez, de forma ampla, o nome da beata Maria de Araújo, que teve os seus restos mortais levados da Capela do Socorro. Ainda hoje estão desaparecidos, e como muitas questões relacionadas ao fenômeno, continuam sendo mistério. Há quase três anos, a pergunta principal para suscitar os debates foi “E…onde está ele?”.

São 28 anos de um evento que se tornou motivador para os estudiosos, no intuito buscar respostas para as diversas indagações, dentro de um dos assuntos que ainda se torna polêmico, quando se trata de trabalhar a questão da religiosidade no campo da ciência.

Prefeito Arnon Bezerra acompanha avanços em obras de urbanização no canal das Timbaúbas e Limoeiro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), realiza obra de urbanização do canal das Timbaúbas. A construção se trata de um contrato de repasse de convênio federal do Ministério das Cidades para o Município, e tem por objetivo a urbanização dos Bairros Timbaúbas e Limoeiro, localizados em trechos às margens esquerda e direita do Canal das Timbaúbas.

De acordo com o projeto, será criada uma praça no Bairro Timbaúbas, na Avenida José Bezerra, à margem direita do Canal estendendo-se ao bairro Limoeiro, entre as Ruas Madre Maria Nely Sobreira e Vereador Antônio Braz, na margem esquerda do canal. Será criada ainda uma avenida projetada com uma ciclovia no Bairro Limoeiro, entre a Rua Francisca Paula Bezerra e a Av. Virgílio Távora.

A obra ultrapassou a quantia de R$ 8,5 mi e vai beneficiar a cidade trazendo mais qualidade de vida à população que mora no entorno, pois será implantada ainda: playground para as crianças, quadras, campo de futebol e outros equipamentos de lazer nas praças.

Na avenida projetada será realizado ao longo de todo o trecho serviço de terraplenagem e inserção de piso em tijolos intertravados, além de uma drenagem da via projetada, calçadas para passeio do público em ambos os lados da via, e uma ciclovia locada no lado esquerdo, no sentido da Avenida Virgílio Távora.

Toda essa estruturação se encontrava paralisada, pois a planilha orçamentária estava passando por reprogramação e, como é fruto de um convênio federal, estava no setor de análise da Caixa Econômica Federal para ser avaliada. Após análise, a construção foi reiniciada em janeiro desse ano e o Prefeito Arnon Bezerra esteve acompanhando de perto os trabalhos. A empresa responsável pela execução é a Construtora Justo Junior LTDA., e o prazo previsto de término é para dezembro de 2017.

178 municípios do CE destinam lixo de forma inadequada

Com menos de nove meses para o fim do prazo de adequação para todas as cidades à Lei Nº 6.032, que trata sobre manejo de resíduos sólidos, sob pena de sofrerem severas sanções, inclusive de não recebimento de recursos, apenas seis dos 184 municípios cearenses destinam seus rejeitos em aterros sanitários. A disposição de resíduos sólidos em lixões é crime desde 1998, quando foi sancionada a Lei de Crimes Ambientais, no entanto, são mais de 300 espalhados pelo Ceará.
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) acredita que não é possível readequar o Estado em menos de uma década. A secretária executiva Maria Dias Cavalcante pondera que, apesar de os números serem alarmantes, é preciso relativizar. \”São 178 municípios destinando seus rejeitos de forma inadequada. Em termos de população, temos 50% atendida porque se encontra na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em número absoluto, é um número preocupante. No mínimo, em até 10 anos a gente consiga fechar a situação da política de resíduos sólidos no Estado\”.
Lixões estão ilegais há mais de 18 anos
O problema, ponderam os especialistas, não se resume em números de aterros. Está ainda na falta de política pública que estimule a coleta seletiva, logística reversa, inclusão de catadores, educação ambiental, mercado para recicláveis, respeito às normas ambientais e de sustentabilidade econômica. \”As pessoas só pensam em aterro. A redução de rejeitos é um processo muito mais importante. A sociedade que produz menos rejeito tem uma política mais eficiente\”, defende Maria Dias.
Para o presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), Eraldo Oliveira, a política de gestão de resíduos sólidos no Brasil inverte as prioridades e acaba esbarrando em dificuldades financeiras. \”O que ocorre é uma distorção do que é a Legislação. A gente não vê aquilo que a Lei realmente determina. Não há uma prioridade das prerrogativas do que diz a Lei para a criação de aterros. A primeira é a não geração de resíduos. A Alemanha discute hoje como não ter aterros em 20 anos. Nós estamos há 17 anos tentando acabar com os lixões. Olha como estamos atrasados\”, critica.
Obstáculos
Há uma concordância que o grande impedimento para conseguir realizar o que se preconiza na Lei é falta de recursos para construção e manutenção de aterros e implantação de políticas, além da ausência de técnicos responsáveis. \”O problema é financeiro e falta de matéria prima técnica. Vários municípios chegaram a receber recursos federais e a fazer aterro, que com o tempo, acabaram virando lixões. É preciso continuidade\”, reconhece a secretária.

A questão financeira não se resume a construir ou financiar obra. Ela está associada, principalmente, à operação. \”É uma operação onerosa. Hoje, o que acontece com os municípios é que eles têm custo zero na de disposição final do resíduo. Esse custo será diluído num consórcio, mas é um incremento grande no planejamento\”, reforça coordenador de saneamento da Scidades, Alceu Galvão.
O que há de concreto no Estado, no sentido de implementar a política de manejo de resíduos sólidos, fica ainda em torno de discussões. O Plano Estadual de Resíduos Sólidos foi criado e entregue. Agora, embora os municípios sejam responsáveis, é a Sema que está elaborando os planos de forma regionalizadas.
Consórcios
De acordo com a Secretaria, até dezembro serão concluídos. Responsável pela execução, a Secretaria das Cidades (Scidades) informa que existe financiamento que beneficiará 28 municípios, agrupados em dois consórcios, o de Sobral e de Limoeiro do Norte. Para eles, haverá a gestão integrada completa, com todo o ciclo de catadores, coleta seletiva, reciclagem, tratamento de resíduos, educação ambiental e sistema de compostagem.
Quando foi pensada a política consorciada no Estado, em 2006, seriam 30 consórcios. Depois, foram reduzidos para 14, que atenderiam por regiões. \”Além de reduzir os custos, também reduzimos a área de passivo. Vimos que precisávamos de uma gestão consorciada porque os municípios não teriam como manter um aterro só. Os custos também seriam divididos\”, explica Maria.
Dos 14, apenas dois tem perspectiva para sair do papel. Até o meio do ano de 2018, duas Centrais de Tratamento de Resíduos serão entregues em Sobral – beneficiando 15 municípios – e em Limoeiro do Norte – 11 cidades. Cada Central tem investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. O recurso foi conseguido com a Secretaria das Cidades.
Além disso, uma promessa da Secretaria do Meio Ambiente é que até o fim de 2017 serão entregues 35 ecopontos, que possuem o custo de aproximadamente R$ 350 mil cada. Para os planos regionais e na recuperação de áreas degradas por lixões, o investimento é da ordem de R$ 9 milhões.
Alceu Galvão explica que, para os outros municípios, há uma reunião de recursos de várias entidades para promover ações que focam na organização de cooperativas de catadores e na coleta seletiva. \”Essas ações são importantes e atendem uma parte importante da política\”, pontua. De acordo com a Sema, 88 municípios estão sendo trabalhados para a implantação da coleta seletiva.

Semana de comemoração aos 173 anos do Padre Cícero será aberta em sessão solene, nesta segunda-feira

A semana alusiva às comemorações dos 173 anos de aniversário do Padre Cícero irá mobilizar, de 20 a 26 de março, mais de 50 mil pessoas, numa vasta programação. Nesta segunda-feira, será aberta oficialmente a 35ª Semana Padre Cícero, realizada pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. Esse ano terá uma nova configuração, ao incorporar o V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, realizado pela Universidade Regional do Cariri (URCA), com mais de 600 participantes inscritos. A tradicional missa do Padre Cícero, neste dia 20, às 6 horas, abre a programação da semana, com milhares de pessoas pela manhã, no largo do Socorro.

A sessão solene de abertura do evento acontecerá no Memorial Padre Cícero, às 19 horas, com a presença do Prefeito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra, e o Reitor da URCA, Professor Patrício Pereira Melo. Os maiores nomes nacionais e internacionais relacionados aos estudos do Padre Cícero e à religiosidade estarão presentes durante a semana, contando com pesquisadores e escritores como Candace Slater, dos Estados Unidos; Luitigarde Barros, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além do escritor Leonardo Boff, que fará a conferência de encerramento, “Padre Cícero à luz do Papa Francisco”, no dia 24.

O presidente de honra do Evento Será Dom Fernando Panico, que proferirá a palestra de abertura, sobre “Questionamentos e Perspectivas Pastorais sobre o “E Agora”, da Reconciliação do Padre Cícero. O credenciamento dos participantes começa a partir das 8h30, no Memorial Padre Cícero, ainda com vagas para inscrições. Às 14h30, acontece programação cultural, com a apresentação do Espetáculo ‘Padim de Nós Todos’, com Nação Nacult, e a apresentação da Banda Cabaçal Santa Edwirgens.

Uma programação científica, cultural, esportiva e religiosa, durante toda a semana, foi preparada para esse momento, envolvendo grandes apresentações de artistas da região e grupos de tradição popular. O simpósio contará com a realização de conferências, palestras, mesas redondas, além de apresentação de mais de 150 trabalhos acadêmicos inscritos, se configurando num recorde para todas as edições já realizadas, além de lançamentos de livros. A maioria das apresentações culturais acontece no largo do Socorro, com coordenação e parceria da Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Coordenação de Cultura e SESC.

Na quinta-feira, 23, às 20 horas, acontece a tradicional seresta da Padre Cícero, com a participação dos seresteiros da cidade, seguido pelo 3º concurso de bolo do Padre Cícero, show e canto de parabéns, além da 29ª edição da distribuição do Caldo da Nair. A organização deste ano decidiu inovar com a distribuição de 2 mil copos como lembrança, numa parceria da Prefeitura Municipal, por meio da Setur, com a coordenação do evento, na distribuição de caldo para cerca de 4 mil pessoas.

Aniversário do ‘Patriarca do Nordeste’

O dia 24, data da festa de aniversário do Padre Cícero, começa com a grande celebração religiosa no largo do Socorro, às 6 horas. Às 15 horas ocorre o enceramento do Simpósio, com palestra do escritor Leonardo Boff, e a Procissão das Flores, com saída do CSU até o Largo do Socorro. O cortejo encerra com a entrega de certificação às Tiradeiras de Renovação e apresentação dos grupos de tradição.

35ª Corrida Padre Cícero encerra programação

Para este ano, além de aumentar o número de atletas, a 35ª Corrida Padre Cícero amplia a logística de realização. Serão 1.200 atletas, com largadas simultâneas em três locais, por categorias. Cerca de 400 pessoas estarão atuando na organização. A promoção é da administração Municipal, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Cultura. A largada acontece em Crato, às 7 horas, com cerca de 900 atletas de diversos estados do Brasil, e chegada na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Às 9h30 ocorre o pronunciamento do Prefeito Municipal e autoridades, com entrega de troféus e medalhas.

Chuvas deixam estradas vicinais em Abaiara quase intransitáveis

Não bastasse o precário estado de manutenção das estradas rurais do município de Abaiara, na Região do Cariri, as quais recebeu o atual prefeito Afonso Tavares, as chuvas que tem caído de forma intensa no município agravaram a situação das mesmas, chegando ao ponto de deixá-las intransitáveis, transcendo sérios riscos a população que diariamente se deslocam para as localidades dos sitio Carmo, Queimadas, Roncadeira, olho d’Água e irapuá.
O prefeito, através dos órgãos competentes e recursos próprios da prefeitura, promete agilizar ações para deixá-las transitáveis e não ocasionar mais danos à população.
(Colaborou Fábio Lemos)

Flaviopintonews