Categoria: Mundo

  • Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

    Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

    Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos aspectos que a organização não governamental (ONG) Anistia Internacional resgatou para descrever o Brasil no relatório O Estado Dos Direitos Humanos no Mundo, divulgado nesta quarta-feira (24).  O documento contém análises…

  • Milei sugeriu encontro com Lula em carta

    Milei sugeriu encontro com Lula em carta

    O presidente da Argentina, Javier Milei, sugeriu na carta encaminhada, nesta semana, por ele ao presidente Lula que ambos tenham um encontro. A informação foi confirmada oficialmente à CNN pelo Itamaraty e por fontes da diplomacia argentina. No documento, o argentino, porém, não entrou em detalhes sobre datas ou lugares em que o encontro ocorreria. Milei mencionou…

  • Homem ateia fogo em si mesmo em frente a tribunal onde acontece julgamento de Trump

    Homem ateia fogo em si mesmo em frente a tribunal onde acontece julgamento de Trump

    Um homem ateou fogo em si mesmo do lado de fora do tribunal em Nova York, nos Estados Unidos, onde ocorre o julgamento do ex-presidente Donald Trump, confirmaram duas fontes policiais à CNN nesta sexta-feira (19). Não foram passados mais detalhes sobre o caso. Uma equipe da CNN viu o homem em chamas. A vítima foi socorrida e encaminhada para o hospital…

  • Quase 14 mil crianças morreram em Gaza desde o início da guerra com Israel, diz Unicef

    Quase 14 mil crianças morreram em Gaza desde o início da guerra com Israel, diz Unicef

    Mais de 13.800 crianças foram mortas na Faixa de Gaza desde o início da guerra entre Israel e Hamas, segundo a Diretora Executiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Catherine Russell. “Milhares de pessoas ficaram feridas e milhares estão à beira da fome”, disse ela durante uma entrevista coletiva em Nova York.…

  • Príncipe William retoma funções públicas após anúncio de câncer de Kate

    Príncipe William retoma funções públicas após anúncio de câncer de Kate

    O príncipe William, nesta quinta-feira, realizou seus primeiros compromissos públicos desde que sua esposa, Kate Middleton, revelou seu diagnóstico de câncer no mês passado. O príncipe de Gales, de 41 anos, visitou uma instituição de caridade em Surrey, na Inglaterra, antes de ir para um centro juvenil no oeste de Londres. A princesa de Gales, que…

  • Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria “um grande erro”

    Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria “um grande erro”

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrar pessoalmente com o líder russo Vladimir Putin durante a realização da cúpula dos Brics, que vai acontecer em Kazan, na Rússia, em outubro. “É decisão dele reunir-se com Putin ou não.…

  • Chileno cria projeto para facilitar acessibilidade no campo

    Chileno cria projeto para facilitar acessibilidade no campo

    Em um país onde cerca de uma a cada seis pessoas têm algum tipo de deficiência, o chileno Alfredo Carrasco busca formas de tornar a área rural mais acessível. São pisos adaptados, cultivos realizados em locais mais elevados em relação ao solo e um veículo capaz de circular nas plantações. As medidas são voltadas principalmente…

  • FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

    FAB diz estar de prontidão para resgatar brasileiros no Oriente Médio

    A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou estar de prontidão para resgatar brasileiros que vivem em áreas de conflito no Oriente Médio. O órgão emitiu uma nota no início da tarde deste domingo (14), horas depois de o Irã atacar Israel com drones e mísseis. No comunicado, a FAB afirmou estar “preparada e pronta” para atender…

  • Bélgica investiga interferência russa na eleição da União Europeia

    Bélgica investiga interferência russa na eleição da União Europeia

    Procuradores belgas estão investigando possíveis interferências russas nas próximas eleições para o Parlamento Europeu após conclusões fornecidas pelos serviços de inteligência, disse o primeiro-ministro Alexander De Croo nesta sexta-feira (12). Ele disse que os investigadores descobriram que os grupos russos estão se intrometendo nas eleições europeias para promover candidatos pró-Rússia e, assim, enfraquecer o apoio…

  • Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares em 2023

    Cobertura florestal mundial perde 3,7 milhões de hectares em 2023

    Em 2023, os trópicos perderam 3,7 milhões de hectares de floresta primária, o que corresponde, em média, à destruição de dez campos de futebol por minuto ou a uma área do tamanho do Butão. Tanto para autoridades locais como para a comunidade internacional, que tem metas estabelecidas em acordos, o Brasil representa um desafio, já…

  • Médico relata horror vivido em hospital de Gaza: “desastre humano”

    Médico relata horror vivido em hospital de Gaza: “desastre humano”

    A situação dos hospitais na Faixa de Gaza piora a cada dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 10 dos 36 hospitais da região seguem funcionado e, ainda assim, de forma parcial, com escassez de medicamentos, combustível e pessoal. O ataque de Israel, nos últimos dias, ao hospital Al Shifa, no…

  • Subsídios da União Europeia favorecem pecuária em detrimento da agricultura

    Subsídios da União Europeia favorecem pecuária em detrimento da agricultura

    Um estudo publicado esta semana na Nature Food, concluiu que a União Europeia alocou mais de 80% do dinheiro público da Política Agrícola Europeia para criação de animais e investiu muito menos no cultivo de plantas. Com isso, há um impacto na transição alimentar, pois torna as dietas poluentes “artificialmente baratas”. “Mais de 80% da Política…