POR AGÊNCIA NEWS CARIRI
Quem foi aos postos de combustíveis da região do Cariri nos últimos dias se deparou com um novo aumento no preço da gasolina. O valor subiu cerca de 50 centavos, mesmo sem que a Petrobras tenha autorizado alta. Com isso, o litro do combustível, em alguns estabelecimentos, voltou à cada dos R$ 5.
Insatisfeitos, consumidores culpam os proprietários dos postos pelo aumento. Contudo, um proprietário de um estabelecimento ouvido pelo News Cariri afirma que a elevação no preço tem origem na distribuidora que atende a região Nordeste, a Acelen.
Segundo informou o empresário, a distribuidora aumentou em quase 50 centavos o diesel e mais de 20 centavos a gasolina. A justificativa da empresa é que estaria havendo desabastecimento de combustíveis ofertados pela Petrobras no Nordeste. Assim, a distribuidora teve de aumentar a importação dos produtos, tornando-os mais caros até a chegada nas bombas.
Nas redes sociais, internautas também têm atribuído o aumento a uma suposta alegação da cobrança do ICMS pelo Governo do Estado. A hipótese, no entanto, é falsa, uma vez que a alíquota do imposto permanece a mesma desde que houve a imposição do teto de cobrança por lei federal.