Após dois anos suspenso devido à pandemia, o tradicional desfile cívico em alusão ao dia da Independência do Brasil voltou a acontecer em Juazeiro do Norte nesta quarta-feira, 7. A solenidade marca o bicentenário da Independência. O início foi por volta das 8 horas, com o hasteamento das bandeiras na Praça da Prefeitura.
O desfile percorreu a Rua São Pedro, com concentração no Mercado Nossa Senhora Santana. Participaram do ato a Banda de Música Padre Cícero, o Tiro de Guerra, o Pelotão da Cavalaria, bem como a Polícia Civil, Escoteiros, Maçonaria, Guarda Municipal, Demutran, Patrulha Maria da Penha e 20 escolas entre municipais, estaduais e privadas.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que o planejamento para o evento vinha sendo realizado desde o início de julho. “Iniciamos as celebrações em alusão a essa data histórica desde o dia 1º de setembro, com o desfile nos bairros”.
Pensando na alta temperatura, neste ano, foram disponibilizados quatro pontos para distribuição de água aos participantes do desfile. Outra novidade é que não houve parada em frente ao palanque das autoridades, localizado próximo à sede do Poder Executivo.
O desfile ocorreu de forma contínua, com apresentações relacionadas à temática dos 200 anos da Independência do Brasil. As fanfarras realizaram suas apresentações, livremente, ao chegar à Praça Padre Cícero.