UFCA inaugura Centro de Educação a Distância, com anúncio de polos de apoio às atividades acadêmicas em 12 cidades

As instalações do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA) foram inauguradas na noite da última sexta-feira, 6 de maio de 2022, no município de Icó. Além da presença da população local, que lotou o Teatro Ribeira dos Icós, palco do evento, a inauguração foi prestigiada por autoridades municipais, estaduais, federais e acadêmicas. A criação do Cead/UFCA, idealizado desde antes da pandemia de covid-19 e da adoção emergencial do Ensino remoto na UFCA, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) em fevereiro deste ano.

O Cead/UFCA é um órgão suplementar à Reitoria que vai centralizar as demandas administrativas do Ensino a Distância da Universidade. Em Icó, ele será, ao mesmo tempo, um polo para o desenvolvimento de atividades pontuais dos cursos em EaD oferecidos, a serem executadas presencialmente – como provas ou pesquisas em Laboratórios de Informática ou em Biblioteca. Além do polo em Icó, a Universidade terá outros 11 polos vinculados ao Cead/UFCA, espalhados pelo território cearense, nos municípios de Assaré, Caucaia, Iguatu, Itapipoca, Maracanaú, Maranguape, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Senador Pompeu.

De acordo com o diretor do Cead/UFCA, Nilo César Batista, está prevista, para o Cead/UFCA, a oferta de cursos tecnólogos (com duração de dois anos); de licenciaturas (para formação de professores) e também de especializações (cursos de pós-graduação lato sensu) – todos a distância. Somados, os cursos devem oferecer 800 vagas para ingresso até janeiro de 2023. As primeiras aulas devem começar em agosto deste ano. Professor Nilo César Batista, natural de Icó, discursa durante inauguração do Cead/UFCA.

A modalidade de ingresso nas formações oferecidas pela UFCA em EaD será a mesma dos cursos presenciais: via Sistema de Seleção Unificada (SiSU/UFCA), no caso das graduações, e via editais, no caso dos cursos de pós-graduação. A oferta dos cursos do Cead/UFCA está sendo realizada de duas formas: por meio de oferta própria da UFCA, análoga aos cursos presenciais, e por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UAB oferece cursos EaD em polos de universidades públicas em todo o Brasil, por meio de editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para que a UFCA possa receber cursos EaD oferecidos por editais da Capes, a Universidade foi credenciada junto à UAB. “São vários cursos [previstos para o Cead/UFCA]. Na área de licenciaturas, Geografia, Filosofia e Matemática. Faço notar que o curso de Geografia é um curso ofertado pela Universidade Estadual do Ceará [Uece], que vai ofertar 30 vagas para o Icó e o edital já está aberto”, explicou Nilo. Acesse o edital aberto pela Uece, na página da instituição.

Cursos

Além das licenciaturas, serão ofertados os cursos tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (criado pelo curso presencial da UFCA de Ciência da Computação) e o de Design de Mídias Digitais (criado pelo curso presencial em Design). De pós-graduações, os cursos previstos são a especialização em Administração Pública e a especialização em Tecnologias Educacionais e Design Instrutivo.

Ainda conforme destacado pelo professor Nilo, a modalidade EaD vai democratizar o acesso ao Ensino Superior também àqueles e àquelas que não podem cursar uma graduação presencialmente: “Nós vivemos no mundo digital, na Era Digital. Então, nós temos que pensar novas mediações pedagógicas, novas tecnologias da Educação que possam alcançar e ampliar o maior número de oportunidades para a população”, disse em seu discurso, na inauguração do Cead/UFCA.

Com a inauguração do Centro, a Universidade deixa uma lista de seis universidades em todo país (considerando as universidades federais, as estaduais e também as privadas) que ainda não oferecem cursos de graduação ou de pós-graduação na modalidade EaD – em um universo de 141 instituições.

Retomada das atividades da UFCA em Icó

O início das atividades do Centro de Educação a Distância retoma a presença da UFCA em Icó – cidade que abriga um campus da Universidade, previsto na Lei de Criação da UFCA (link para uma nova página). O campus, onde funcionava o curso de História da UFCA (que foi extinto), estava desativado até a inauguração da última semana. A prefeita de Icó, Laís Nunes, lembrou a paralisação das atividades da UFCA no município, afirmando que o período trouxe “enorme prejuízo” para Icó e para a região do Vale do Salgado: “A partir de agora, muitos que desejam buscar um lugar ao sol pelos sólidos caminhos da Educação Técnica e Superior encontrarão a terra fértil para lançar as sementes que produzirão muitos frutos.

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse a prefeita, citando a frase do líder do movimento contra o Apartheid e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Em Icó, o Cead/UFCA funcionará no antigo prédio da Receita Federal, cedido para a Universidade. Prefeita Laís Nunes participa de inauguração do Cead/UFCA.

Último a discursar no evento, o reitor da UFCA, Ricardo Ness, citou sentimentos de dever cumprido e de gratidão com a retomada das atividades da instituição em Icó: “Essa entrega de hoje reforça e nos torna ainda mais convictos daquele ditado que diz que ‘Onde há uma vontade, há um caminho’. O Cead/UFCA marca, portanto, o retorno da Universidade Federal do Cariri ao Icó e assinala a efetivação do compromisso da atual gestão da Universidade com a reativação desse campus. E tem que ser dito: a ausência da UFCA em Icó sempre nos incomodou muito, mas, até chegarmos ao evento de hoje, um longo caminho foi percorrido, com inúmeras viagens, reuniões e tempo dedicado à construção desse projeto”, disse o reitor.

Fonte: UFCA