Barbalha: Prefeitura negocia com sindicato para impedir greve na Educação

Na tentativa de evitar uma greve na Educação municipal, a Prefeitura de Barbalha se reuniu com os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindmub), em mais um diálogo para negociação com os professores.

No encontro, que durou cerca de 4 horas, estiveram presentes a secretária de Educação, Jussara Luna, a Secretária de Planejamento e Gestão, Catiane Landim, e representantes do Sindimub, juntamente com uma comissão de greve que reivindicam reajuste salarial de 33,24% de forma linear.

A gestão municipal manteve a decisão proposta em assembleia realizada no dia 11 de março, em que foi realizada a apresentação de toda a situação financeira do Município. Na ocasião, o prefeito Guilherme Saraiva anunciou aos profissionais da categoria do magistério um reajuste de 33,24% para o cumprimento do piso salarial daqueles que estão com salários abaixo do valor estabelecido.

O chefe do executivo explica, que após fazer uma análise das contas municipais, caso o reajuste seja concedido de forma linear, ocorrerão sérios impactos financeiros. “A gente sabe da importância dos professores, mas se nós fossemos dar o aumento solicitado, a partir do mês de julho já não conseguiríamos fazer o pagamento da folha dos educadores de Barbalha”, afirmou.

Outras medidas que beneficiam os profissionais do magistério da Educação Básica do Município também foram tomadas. Uma delas foi o direito à Mudança de Nível por Tempo de Serviço, prevista na Lei Municipal nº 1887/2010, de forma automática. Apesar de ser um direito dos professores, vinha sendo postergada desde 2011 no decorrer de outras gestões.