Covid-19: Mau tempo nos EUA faz Pfizer reprogramar entrega de 55º lote de vacinas ao Brasil

A Pfizer anunciou que o mau tempo nos Estados Unidos obrigou a empresa a reprogramar a entrega do 55º lote de vacinas contra a Covid-19 ao Brasil desta quinta (26) para sábado (28), também no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A carga é de 1.076.400 imunizantes.

“A Pfizer Brasil informa que, por questões climáticas no estado americano do Michigan, o envio do 55º lote da vacina ComiRNAty, contra a COVID-19, ao Governo Brasileiro foi reprogramado para sábado, 28 de agosto. O mau tempo em Chicago não permitiu que a aeronave chegasse no horário previsto na Flórida para fazer a conexão com o voo 412 da UPS”, diz a nota.

Na quarta (25), a empresa chegou a 50 milhões de vacinas enviadas ao país, em 54 lotes, e atingiu metade do previsto no primeiro contrato com o governo federal, celebrado em 19 de março e que prevê o envio de 100 milhões de imunizantes até o fim do terceiro trimestre de 2021. O cronograma para envio das doses restantes será divulgado na próxima semana.

Na terça (24), o país recebeu mais um lote, também com 1 milhão de imunizantes. Os dois voos programados para domingo (29) estão mantidos. Ao fim da programação desta semana, a companhia terá entregue 53 milhões de vacinas da farmacêutica ao Ministério da Saúde.

Há um segundo contrato entre Pfizer e governo federal, assinado em 14 de maio, que prevê a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021.

Fonte: G1