Mesmo com regulamentação, buffets precisam de definição de protocolos para realizar eventos no Ceará

Buffets só poderão receber pessoas já vacinadas com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou com comprovação de testagem negativa em exame realizado em até 48h antes do evento. Protocolos de segurança sanitária serão definidos pela Secretaria da Saúde.

O decreto de reabertura econômica, que passa a valer a partir desta segunda-feira (28), regulamenta a liberação de eventos sociais em buffets, com capacidade reduzida a 100 pessoas em ambiente aberto e 50 pessoas para ambientes fechados. Conforme o documento, a medida vale a partir de data a ser divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que irá definir protocolos de segurança.

“O decreto hoje traz a possibilidade de eventos em buffets e equipamentos congêneres, mas ainda não está valendo. A Secretaria de Saúde vai ter que determinar como e quais serão os protocolos. Então para ficar bem claro, essa questão desses eventos até 100 pessoas que decreto traz, ainda precisa da regulamentação. Então é preciso que a gente esteja atento”, destacou o secretário da Segurança Cidadã do município, coronel Holanda, durante live sobre o balanço da fiscalização em Fortaleza.

Além da limitação da capacidade, os protocolos da Sesa irão observar o controle rigoroso do acesso, só admitindo o ingresso de pessoas já vacinadas com as duas doses do imunizante contra o novo coronavírus ou com comprovação de testagem negativa para a Covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR) em exame realizado no prazo máximo de até 48 horas antes do evento.

O novo decreto de reabertura econômica foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último sábado (26) e tem validade de 15 dias. O documento também traz a liberação de feiras livres com 50% da capacidade e a liberação de aulas presenciais no ensino superior.

O toque de recolher no Estado, de 23h às 5h, também continua em vigor. Conforme coronel Holanda, a medida é uma das mais desrespeitadas na capital.

“Uma coisa que a gente está percebendo é que o toque de recolher continua em infringência. De 23 horas às 5 da manhã não pode funcionar nada que não seja serviço essencial. É muito importante que você fortalezense compreenda e denuncie. Todas as atividades elas se encerram às 22h, para às 23h todos os fortalezenses já devem estarem em casa”, afirma o secretário.

Fonte: G1/Ceará