Presidente Darlan Lobo pede que valor economizado seja investido no combate à covid-19
A sessão virtual da última quinta-feira (23) rendeu duas importantes ações na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Na primeira, o presidente DarlanLobo, em requerimento verbal, propôs ao Governo Municipal a devolução de recursos economizados no Legislativo, no ano de 2020, para que sejamdestinados ao setor da Saúde de Juazeiro, mais precisamente ao combate à covid-19. Darlansolicitou, ainda, ao secretário de Saúde de Juazeiro do Norte, o enfermeiro Lucimilton Macedo, que desenvolva um plano de ação para ser investido o montante R$ 1,4 milhão, acumulado nos últimos quatro meses, com a economia aplicada na Câmara.“É um momento difícil para toda a população. Tem gente sofrendo e morrendo na porta de hospitais. Nos jornais, as notícias são sempre preocupantes e alarmantes, por isso, meu requerimento verbal é para pedir um plano de ação ao governo e ao Secretário de Saúde, para devolver a economia que já temos na Câmara Municipal ao Município, que é um valor superior a R$ 1.400.000,00“, enfatizou Darlan.
A outra iniciativa diz respeito à aprovação, por meio de votação acirrada (7 a 7), com uso do voto de minerva do presidente Darlan Lobo, da investigaçãoque vai apurar denúncias de demissões, sem justa causa, no hospital São Lucas e na Upa do Limoeiro. Os equipamentos são administrados pela Aceni(Associação das Crianças Excepcionais de Nova Iguaçu). Os vereadores cobram do secretário de Saúde e do prefeito Arnon Bezerra, informações sobre funcionários que trabalham a cerca de 20 anos no hospital e foram demitidos, sem aviso prévio ou justa causa. O mesmo aconteceu na UPA do Limoeiro. Os funcionários terceirizados alegam que estariam sendo perseguidos e argumentam que “em um momento tão difícil, no combate ao coronavírus,quanto mais funcionários, melhor“. Na ocasião, o presidente Darlan Lobo cobrou, mais uma vez da gestão, os valores arrecadados e gastos no combate ao novo coronavírus, assim como as contratações efetuadas com licitação e dispensa de licitação e ocronograma e planejamento do enfrentamento à covid-19.
…………………………………………………………….
Aninha Teles
A vereadora Aninha Teles (PDT) solicitou o envio de ofício ao governador Camilo Santana e ao prefeito Arnon Bezerra, para analisarem a possibilidade de alugar o antigo Hospital Santo Inácio em Juazeiro do Norte. O objetivo é a estruturação de leitos devido àalta concentração de casos da covid-19. Segundo a parlamentar, o número de infectados está aumentando e fazendo com que a rede pública e privada fiquem esgotadas, por isso “nada mais justo do que montar os equipamentos com profissionais de saúde”, finalizou.
Rosane Macedo
Dia 21 de abril é comemorado o Dia dos Policiais. Tendo em vista essa data, a vereadora Rosane Macedo (PPS) solicitou envio de ofício à classe,parabenizando pela passagem do dia. Na oportunidade, a vereadora pediu ao Secretário de Segurança Pública do Ceará que analise a possibilidade de aumentar o efetivo de policiais na cidade. Para Rosane, o atual efetivo “tem se desdobrado para atender a demanda, e o aumento expressivo dele irá contribuir para a solução da Segurança Pública em nosso Município”, destacou.
David Araújo
O vereador David Araújo (PEN) solicitou envio de requerimento à Secretaria de Infraestrutura e ao Prefeito Municipal, pedindo que sejam adotadas medidas no sentido de construir o calçamento e realizar drenagem no Parque Brasília, entre osbairros Tirandentes e Betolândia. Segundo David, medidas paliativas não estão mais solucionando o problema e, durante uma visita, o parlamentar presenciou “moradores cavando em frente às suas residências com enxadas, após a chuva, para conseguir colocar carros e motos em casa.”
Sargento Nivaldo
Diante do atual cenário de pandemia do coronavírus, o vereador Nivaldo (DEM) solicitou envio de ofício ao Prefeito e ao Secretário Municipal de Finanças,pedindo que seja prorrogado o prazo de vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de 30 de abril para 30 de junho, e que o percentual aumente de 10 para 15% de desconto. Nivaldo ressalta que o momento é de tentar ajudar a economia do Município e realizar ações que auxiliem as pessoas durante a situação difícil que todos enfrentam.
Preto Macedo
O vereador Preto Macedo (MDB) solicitou envio de requerimento à Secretaria de Infraestrutura e ao Prefeito Municipal, para que sejam realizadas obras de terraplanagem e, logo em seguida, calçamento na Rua Maria Geli de Sá Barreto, no trecho que se inicia na CE-292, passando pela Igreja Nossa Senhora do Rosário, com término no loteamento Sombra do Juá. Preto Macedo afirma que o local encontra-se parcialmente interditado e sem possibilidade de tráfego dos motoristas e pedestres.
Domingos Borges
O vereador Domingos Borges (PPS) cobrou, novamente, ao Secretário de Meio Ambiente, Luiz Ivan Bezerra, ao prefeito Arnon Bezerra e ao deputado federal Pedro Bezerra, a construção de um aterro sanitário e o fechamento do lixão a céu aberto de Juazeiro do Norte. O parlamentar conta que os moradores, principalmente do bairro Vila Padre Cícero, a popular Palmeirinha, e também do Sítio Massapê, estão sendo prejudicados pela situação há anos. A fumaça também é motivo de preocupação para as pessoas que transitam na CE-060.
Zé Barreto
O vereador Zé Barreto (PPS) direcionou seu requerimento ao vereador Glêdson Bezerra, justificando que o Ministério Público estaria levantando a hipótese de fiscalizar gestões anteriores da Casa de Leis até a gestão de Glêdson. O parlamentar conta que não compreende o que estaria por trás dessa investigação, mas ressalta que o vereador Glêdson Bezerra pode contar com seu apoio, no que diz respeito a qualquer esclarecimento e justificativa aos órgãosfiscalizadores da cidade.