A Universidade Federal do Cariri (UFCA) antecipou a colação de grau de 37 estudantes do último período do curso de Medicina. A cerimônia ocorreu na manhã da última sexta-feira, 24, com a presença de apenas quatro formandos, além de alguns servidores da instituição. Os demais alunos foram representados por procuração. Segundo a UFCA, a solenidade durou cerca de quarenta minutos e seguiu todos os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
A antecipação da colação de grau foi possível graças a uma portaria do Ministério da Educação (MEC) que autorizou a formatura antes do previsto para estudantes de quatro cursos da área da saúde com atuação direta no combate ao novo coronavírus. Além de medicina, a medida beneficia alunos de enfermagem, farmácia e fisioterapia, desde que tenham cumprido no mínimo 75% da carga horária do estágio supervisionado ou internato médico.
No Ceará, a UFCA é a primeira instituição pública a antecipar a formatura de estudantes de medicina. A próxima será a Universidade Federal do Ceará (UFC), que marcou a solenidade de colação para o próximo dia 07 de maio. A medida já foi aprovada pelo conselho superior da instituição.