Por Agencia News Cariri
Na manhã desta segunda-feira (03/06), sete mandados foram cumpridos pela Polícia Civil na Operação Desvio, em Farias Brito. Cinco pessoas foram presas, dentre elas quatro agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e o proprietário de uma autoescola. Dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos na sede do órgão municipal e na escola para condutores. A operação visa investigar agentes do Demutran que estariam fazendo proveito da função para conseguir benefícios ilícitos.
De acordo com o titular da Delegacia, Sérgio da Silva Maia Júnior, as investigações tiveram início a aproximadamente 50 dias quando uma pessoa registrou um boletim de ocorrência na cidade de Iguatu, afirmando ser vítima dos agentes em Farias Brito. “Eles se utilizavam de um desvio para multar pessoas e se desviavam da função para obter benefícios ilícitos”, destacou.
Os acusados foram encaminhados para a Delegacia Regional do Crato para posteriormente serem recolhidos na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte. “A prisão deles é por tempo determinado, os acusados ficarão presos por cinco dias para que possamos dar continuidade às investigações”, explicou o delegado.
Os investigados poderão responder por associação criminosa, corrupção, concussão (quando o agente público exige uma vantagem indevida), na medida da participação de cada um.
Até a conclusão das investigações e decisão do juiz os agentes poderão ser afastados das suas funções ostensivas (aplicação de multas e recursos), podendo retornar apenas para as atividades administrativas.
Colaborador: Lucas Gonçalves