Depois da salutar estranheza provocada pelo single inicial Trevas (Jards Macalé com inspiração em poema de Ezra Pound, 2019), a beleza majestosa de um samba-canção.
Primeira parceria do carioca Jards Macalé com o paulistano Tim Bernardes, o nobre samba-canção Buraco da Consolação já havia sido mostrado pelos compositores na edição de 3 de novembro do programa Conversa com Bial, da TV Globo, mas desde ontem, 25 de janeiro, está disponível oficialmente em clipe e em single, o segundo do álbum de músicas inéditas que Macalé lançará em 8 de fevereiro.
Feita por Macalé com a adesão da voz e da guitarra do parceiro Bernardes, a gravação oficial de estúdio de Buraco da Consolaçãoamplifica o atordoante poder de sedução deste samba-canção. A nobreza vem tanto da música como do arranjo em que sobressaem os sopros orquestrados pelo saxofonista Thiago França.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/b/g/vSxBHATEasuD3T8VrAAg/jardstimsingle.jpg)
Capa do álbum ‘Buraco da Consolação’, de Jards Macalé e Tim Bernardes — Foto: Renato Mangolim
Os sopros do trompete de Amilcar Rodrigues, do trombone de Allan Abbadia, do sax barítono de Filipe Nader e do sax tenor do próprio Thiago França iluminam Buraco da Consolação e fazem o samba-canção evoluir em salão de gafieira moderna, equilibrando o toque contemporâneo dos músicos com certo ar nostálgico.
Essa lembrança do passado decorre, talvez, da gravação da música ter sido feita com assumida inspiração na sonoridade do álbum Jamelão interpreta Lupicínio Rodrigues (1972), disco que uniu há 47 anos o cantor carioca José Bispo Clementino dos Santos (1913 – 2008), o Jamelão, com a Orquestra Tabajara.
Em comum entre Trevas e Buraco da Consolação, há somente a desesperança. Se a depressiva Trevas escancara as cinzas de um Brasil em decomposição, o samba-canção versa delirante e poeticamente sobre a desilusão de amor maduro, remetendo às dores orquestradas por Tim Bernardes – autor da letra que se casa perfeitamente com a melodia criada em parceria com Macalé – no sublime primeiro álbum solo do vocalista e compositor do trio paulistano O Terno, Recomeçar(2017).
Os singles Trevas e Buraco da Consolação sinalizam que vem aí, em 8 de fevereiro, um dos álbuns mais vigorosos da discografia de Jards Macalé e, de quebra, deste ainda novo ano de 2019. (Cotação: * * * * *)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/j/L8cAa2SJG0cWwCrgbydQ/mauro-ferreira-selog1.png)
— Foto: Editoria de Arte / G1
Fonte: G1









