Uma das marcas mais fortes da fase inicial do repertório do por ora desativado grupo carioca O Rappa, as letras de Marcelo Yuka eram pautadas por aguçada consciência social, expondo injustiças e medos que assombram o cotidiano da população pobre das periferias.
No single Eu quero ver o mar, segunda amostra do álbum solo que Marcelo Falcão lança em janeiro pela gravadora Warner Music, o cantor e compositor carioca provoca saudade das letras de Yuka ao ficar no raso quando fala de dilemas sociais em versos como “Se fazer de vítima nesse país não dá / Pois te matam na rua por causa de um celular / … / Um milagre todo dia ao acordar / Outro milagre quando você conseguir dormir / Vários serviços a nos boicotar / Mas sabemos que, com fé, devemos seguir”.
Na letra, a visão do mar simboliza o alívio do peso do cotidiano. Singleproduzido pelo próprio Falcão com Felipe Rodarte, em gravação feita no estúdio carioca Toca do Bandido, Eu quero ver o mar totaliza inacreditáveis oito minutos e 29 segundos de duração.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/s/b/9EDxzSR2K1x0wxORv0lQ/marcelofalcao-euqueroveromar-single-.jpg)
Capa do single ‘Eu quero ver o mar’, de Marcelo Falcão — Foto: Jacques Dequeker
Boa parte desse tempo evidencia o instrumental azeitado a que deu forma um time de músicos formado por Bino Farias (da banda Cidade Negra) no baixo, Marcos Suzano na percussão, Hélio Ferinha no piano e Fender Rhodes, DJ Negralha nos scratches e efeitos, Felipe Boquinha na bateria e o próprio Marcelo Falcão na guitarra também tocada por Fernando Magalhães (do grupo Barão Vermelho).
Um naipe de cordas orquestradas pelo maestro Arthur Verocai dá o acabamento instrumental sem atenuar a sensação de que Eu quero ver o mar – composição com música (insossa) e letra assinadas somente por Falcão – é single bem menos inspirado do que o anterior Viver. Mas ainda é cedo para fazer um prognóstico do primeiro álbum solo do vocalista do desativado Rappa.
Antes do lançamento do álbum Viver (Mais leve que o ar), programado para fim de janeiro, o artista lança mais dois singles. Diz aí e Só por vocêsão as músicas que serão previamente apresentadas em singles, até 18 de janeiro, antes da edição do álbum que reúne 14 composições autorais de Marcelo Falcão.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/O/j/L8cAa2SJG0cWwCrgbydQ/mauro-ferreira-selog1.png)
— Foto: Editoria de Arte / G1
Fonte: G1









