Baixo estoque de sangue leva hospital a convocar doadores no Grande Recife

Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, registra falta de — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Publicidade

O Hospital Dom Helder Câmara (HDH), no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, está com estoques baixos de sangue e, por isso, convoca doadores. Até a noite da quarta (19), o HDH contava com 21 bolsas de A+, 12 de B+ e quatro de O-. Os tipos sanguíneos A-, B-, AB+, AB- e O+ estão em falta no banco de sangue.

De acordo com a unidade de saúde, isso faz com que pacientes que precisam de cirurgia sejam transferidos. Diante do baixo estoque, o hospital pede que as doações de sangue sejam feitas no Hemocentro de Pernambuco (Hemope), nas Graças, na Zona Norte do Recife.

De acordo com a unidade, os tipos sanguíneos que ainda estão no estoque não são necessários para a maioria dos pacientes que precisam de cirurgia.

Em casos de necessidade, o hospital notifica o Hemope para avaliar a possibilidade de uso do banco de sangue. Em outros casos, a família do paciente recebe a notificação para doar.

Quem pode doar

Para fazer a doação no Hemope é preciso ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos) e apresentar um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho, Habilitação, etc.). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável legal.

O doador também deve estar em boas condições de saúde, pesar, no mínimo, 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. Não são aceitos doadores que ingeriram bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.

 Fonte: G1

Publicidade

Leia também