Vereadores debatem a educação na rede pública do Crato

Na sessão desta terça-feira (24) na Câmara municipal, os vereadores cratenses discutiram sobre o atual momento da educação nas zonas urbana e rural da cidade. Um dos pontos abordados foi o fardamento escolar, já que segundo o vereador Jales Veloso (PSB) muitas crianças ainda não receberam os seus uniformes em determinadas escolas. O vereador Renan Almeida (PATRIOTA) declarou que a demora na entrega do fardamento em algumas das instituições seria por conta dos tamanhos diferentes e não por falta dos mesmos; ainda afirmou que os ajustes nos uniformes estão sendo feitos e que em breve estariam a disposição dos alunos. Já o vereador Antônio de Mano (PPL) declarou que não havia ouvido nenhuma reclamação dos moradores do Distrito de Ponta da Serra em relação a falta de fardamento.

O vereador Lunga (PSD), por sua vez, pediu que fosse atendido um requerimento seu solicitando que não seja desativada a Escola Raimundo de Souza Sobrinho localizada no Distrito de Dom Quintino. Segundo o vereador, a prefeitura municipal  construirá uma nova escola no Sítio Bréa que abrigará os alunos matriculados nas duas escolas do Distrito de Dom Quintino: CEI Raimundo de Souza Sobrinho e EEIF Sítio João Grande. O vereador Renan Almeida ainda lembrou do acordo firmado entre prefeitura e professores que finalizou o estado de greve destes profissionais em assembleia realizada ontem.

Ao final dos debates a sessão que teve a presidência do vereador Florisval Coriolano (PRTB) foi encerrada. A Câmara municipal voltará a se reunir em sessão ordinária apenas no próximo dia 7 (segunda-feira).

 

Veja com detalhes o que ocorreu na sessão desta terça: 

 

Pequeno expediente: 

Bebeto (PODEMOS): Declarou que o atual governo estadual é o que mais gastou com segurança pública porém não vem tendo o resultado esperado. O vereador também lamentou o assassinato de um diretor do Fortaleza e.c ontem. Ainda ressaltou que há investimento na educação mas o erro está na metodologia.

Adil (PSC): Pediu que o seu requerimento solicitando a  reforma e ampliação dos equipamentos na encosta do Seminário fosse atendido para melhor atender a população.

Jales Veloso (PSB): Falou a respeito da segurança no município  e destacou as facções que existem na cidade. O vereador lamentou o fato do cidadão não ter liberdade, já que os criminosos tomam de conta das ruas. Jales ainda destacou a necessidade de uma intervenção militar no Ceará.  Ele também ressaltou que continua como presidente municipal do PSB. Por fim, solicitou a limpeza no entorno do canal Rio Granjeiro.

Fernando Brasil (PP): Parabenizou o colega Adil Sampaio pelo requerimento. O vereador lamentou os casos de vandalismo nas praças públicas e demais equipamentos. Também solicitou a presença de guardas municipais para fazerem a segurança destes locais.

Amadeu de Freitas (PT): Afirmou já ter enviado requerimento para melhorias na estrutura da encosta do Seminário. Amadeu também afirmou que o Brasil avançou bastante na educação que ele denominou de “libertadora”. Disse ainda que o Estado apenas fazia o seu papel e não estava tomando o lugar da família.  Quanto a violência o vereador destacou que intervenção militar não resolveria o problema no Ceará.

Lunga (PSD): Pediu envio de ofício ao governador Camilo em agradecimento pelos serviços que ele tem prestado na cidade. Também pediu envio de oficio ao prefeito municipal solicitando a construção da ponte entre os distritos de Ponta da serra e Palmeirinha.

Renan Almeida (PATRIOTA): Falou em relação a entrega dos fardamentos aos alunos da rede municipal. Destacou o problema na entrega  dos mesmos por conta dos tamanhos e que em breve todos os alunos estariam recebendo os uniformes. O vereador ainda afirmou que à 5 anos os alunos não recebiam fardamento.

Antônio de Mano (PPL): Falou da implantação do posto policial na Ponta da Serra. Já em relação ao fardamento o vereador afirmou não ter ouvido reclamações por parte da população.

Guri (PV): Destacou o novo policiamento na zona rural e parabenizou a população já que é uma conquista após anos de luta.

Renan Almeida: Em resposta a vereadora Vicência ele declarou que o problema dos fardamentos no Barro Branco era o mesmo das outras escolas. Em relação aos professores ele afirmou que eles não estão mais em estado de greve, após acordo entre a categoria e o poder executivo.

Tico (PSC): Informou de reunião com o prefeito essa semana pedindo melhorias na rede pública municipal. Aproveitou para parabenizar a prefeitura pela preocupação com os alunos.

Bebeto (PODEMOS): Falou da prestação de contas dos partidos que devem ser feitos até o dia 30. Ele também disse ter orgulho de sua origem militar.

Amadeu de Freitas: Explicou que a greve dos servidores na verdade não se concretizou, ela foi apenas anunciada.

Grande expediente: 

Lunga (PSD): Falou sobre a construção de uma nova escola no Sítio Bréa que abrigará os alunos das duas escolas já existentes no Distrito de Dom Quintino. O vereador pediu que o prefeito José Ailton atendesse o seu requerimento que solicita a permanência de pelo menos uma das escolas naquela localidade. Segundo ele a mudança prejudicará o acesso dos alunos e pais até a sala de aula.