Dois importantes projetos de indicação da presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Mauriti, Fernanda Martins (PSDB), foram aprovados pela própria Câmara, nas últimas sessões ordinárias.
No dia 26 de março, ela apresentou um que versa sobre a autorização para realização de convênios entre o município e laboratórios clínicos, inclusive, com a obrigatoriedade de que a coleta do material para realização de exames seja feita em domicílio quando se tratar de idosos e portadores de necessidades especiais.
A presidente, sensibilizada com a precarização de ver muitas vezes os pacientes acamados depederem de um transporte público ou muitas vezes terem de alugar o transporte para locomoção até a sede desses laboratórios conveniados ao município para realização de exames laboratoriais básicos, resolve lançar esse projeto de indicação, acreditando que essa causa é humana e se faz necessária, haja vista a dificuldade de locomoção do paciente em questão.
E acrescenta: “é absurdo, em pleno século XXI, nos depararmos com situações como essa. Onde está a humanização dos serviços, quando ainda nos deparamos com situações como a que foi presenciada?”
Já o outro Projeto, aprovado na sessão do último dia dois, indica que seja inserida nas placas de atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados também a destinação para os portadores do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, ou simplesmente Autismo, com o símbolo mundial da causa.
A vereadora defende a importância de que as pessoas da sociedade, de modo geral, possam sensibilizar-se e passar a dar uma atenção maior à grande causa que é.
Os portadores de autismo indicam algumas características como dificuldades de se socializar, atraso da linguagem e comunicação como também comportamentos agressivos. Toda criança ou indivíduo que se englobe nesse conceito passa por um comprometimento intelectual que, por sua vez, compromete seu desenvolvimento e evolução nas esferas social e acadêmica.
Dessa forma, é mais que justo que essas pessoas, cidadãs como são, tenham um atendimento prioritário.
“Em nosso município, temos um número considerável de portadores, e eles, na maioria das vezes, passam despercebidos, em situações como essa, simplesmente pela falta de conhecimento ou até mesmo por preconceito, e isso não só acontece aqui. Ocorre também em outros lugares da região e do Brasil. Assim, vamos mudar e que essa mudança inicie dentro de cada um de nós e do nosso município”, acrescenta a vereadora.
Fernanda Martins sempre exerce seu papel político na defesa e na importância de se priorizar as minorias nas diversas ações do serviço público, uma vez que acabam sendo esquecidas e sofrem para conseguir.
Fernanda Martins tem em sua gestão um foco todo especial voltado às pessoas que mais precisam, buscando agradecer a confiança nela depositada, nesse pleito político, como vereadora eleita no município de Mauriti-CE.