CRATO/CE – Pacientes dormem em frente a posto de saúde para tentar marcar consultas

Por Agência News Cariri

Uma cena lamentavelmente se tornou comum para a população que tem enfrentado frio e noites ao relento em Crato-CE, mais precisamente na frente do Posto da Grota, localizado na Rua José Marrocos, nº 570, no bairro Pinto Madeira. Nossa equipe de reportagem já vinha recebendo várias denúncias sobre a calamidade.

Os pacientes dormem na porta do posto de saúde para tentar marcar consultas e exames na unidade que trabalha com uma cota de vagas por especialidades e o atendimento é por ordem de chegada. A população pede que o município aumente o número de médicos na rede pública.

A fila para realização das consultas durante o dia começa ainda no fim da noite do dia anterior e a espera para tentar ser atendido chega a 8 horas. Porém, mesmo com toda espera, não existe garantia de que o exame será marcado.

Algumas das várias pessoas que estavam no local relataram para a equipe do News Cariri que acompanhou de perto a situação, afirmando o caos que enfrentam para conseguir uma saúde de qualidade.

Quem precisa fazer consultas ou exames pela rede pública do município reclama que o número de profissionais é insuficiente. “Eu acho que eles deveriam organizar mais um pouco, ou colocar mais médicos”, sugere o aposentado Mário Carlos de 67 anos que estava na fila desde as 20horas.

Dona Francisca da Cunha que busca uma senha para marcar uma consulta foi uma dessas pessoas. “Tive que dormir aqui para tentar conseguir uma senha”, disse antes da abertura do posto, sendo que já tinha 16 pessoas em sua frente. Quem chega pela manhã corre o risco de voltar sem atendimento.

Uma idosa de 70 estava enrolada em cobertores no chão quando contou para a nossa equipe de reportagem que já era a quinta vez que a mesma tentava ser atendida e que estava ali desde às 18h00.

De acordo com os pacientes, algum dos principais problemas enfrentados é a falta de médicos, ou muitas vezes tem o profissional e não possui receituário. Remédios, principalmente a insulina para tratamento de diabéticos também é outra situação complicada, inclusive os que necessitam já foram e deram várias viagens perdidas por falta do medicamento.

O Portal ainda tentou entrar em contato com o secretário da saúde, devido a ser um problema que persiste há algum tempo e já tem gerado um caos, mas infelizmente não obteve resposta até o momento.

Colabore com o News Cariri. Sugira! Sua opinião é importante. Nos siga nas redes sociais e a todo momento fique ligado no nosso canal de informação. Nosso WhatsApp: (88) 996517667


Uma resposta para “CRATO/CE – Pacientes dormem em frente a posto de saúde para tentar marcar consultas”

  1. Cristina Rodrigues

    Muita falta de respeito com as pessoas por parte da secretaria de saude